Política

Saiba quais são os países que têm o dólar como moeda oficial

Existem mais 16 países que possuem o dólar como moeda oficial além dos Estados Unidos. Descubra abaixo quais são.

Ads 02

O dólar americano é uma das moedas mais poderosas do mundo e isso não é novidade. Isso faz com que sua oscilação reflita no preço de diversos produtos, inclusive brasileiros, como é o caso da gasolina.

Além disso, é importante estar atento à sua cotação, principalmente quando queremos realizar compras internacionais. Neste artigo, descubra quais são os demais países que utilizam a moeda como oficial além dos Estados Unidos. Vamos lá?

Países que utilizam o dólar como moeda oficial

O dólar é a moeda mais usada no mundo, com muitos países o empregando como uma alternativa aceita para sua própria moeda. O termo “dólar” também foi adotado por outros países para moedas que não compartilham uma história comum com outros dólares.

Ads 03

Camboja

A questão de saber se você pode ou não usar a moeda americana neste paraíso do sudeste asiático é respondida assim que você sai do avião, quando o custo do seu visto de turista está claramente expresso em dólares.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   Previdência: fraudes, desvios e a necessidade de novo modelo

A moeda nacional oficial é o riel e, como o Camboja é uma economia baseada em dinheiro, você pode querer carregar alguns riels para gorjetas e outras despesas extras. Mas é raro você ver uma nota americana rejeitada.

Ads 04

Bahamas

Quando, aparentemente, todos os cruzeiros com base nos Estados Unidos estão parando em suas ilhas, pode ser conveniente que você tenha dólares americanos. Contudo, o país tem sua própria moeda, o dólar das Bahamas.

Zimbábue

Ads 05

Em 2009, quando sua moeda estava se inflando rapidamente, o Zimbábue adotou um sistema multi-moedas para aceitar dólares, bem como yuan chinês, rand sul-africano e euros.

Em 2016, o país literalmente ficou sem dólares de papel e começou a imprimir sua própria versão da moeda vinculada ao dólar americano. Hoje em dia, qualquer um é aceito.

Ilhas Turcas e Caicos

Embora as ilhas com as águas mais bonitas do hemisfério ocidental sejam um Território Britânico Ultramarino, a moeda oficial é o dólar americano.

El Salvador

Vale a pena viajar pela paisagem de El Salvador e cidades costeiras de surfe como La Libertad e El Tunco, que são reminiscências do que era a Costa Rica antes de todo mundo a descobrir.

Saiba mais >>   Sustentabilidade em sua empresa: veja como aplicar

Um grande motivo pelo qual essas cidades se tornaram tão populares é que os surfistas americanos podem ir para lá apenas com os dólares no bolso e uma prancha de surfe. Ainda assim, podem viver muito bem, já que o dólar americano é a moeda oficial de El Salvador.

Ilhas Virgens Britânicas

Todas as Ilhas Virgens — tanto americanas quanto britânicas — parecem um pouco como uma cidade conectada por águas turquesas, em vez de rodovias de asfalto.

Faz sentido, então, que apesar de serem territórios de países diferentes, usem a mesma moeda. E como sua área de localização está muito mais próxima dos EUA do que da Grã-Bretanha, o dólar americano é sua moeda oficial.

Panamá

O Panamá usa dólares americanos desde 1904, quando se tornou independente da Colômbia. Faz sentido, já que seu famoso canal era controlado pelos Estados Unidos até 1999. O Panamá também tem sua própria moeda, atrelada ao dólar e negociada a 1:1.

Como podemos ver, mesmo tendo uma moeda própria local, muitos países recorrem à adoção do dólar por questões políticas e, sobretudo, turísticas. Abaixo, confira a lista completa de países que usam o dólar como moeda oficial:

  • Porto Rico;
  • Equador;
  • Panamá;
  • Somália;
  • El Salvador;
  • Ilhas Turcas e Caicos;
  • Guam;
  • Ilhas Virgens Americanas;
  • Timor-Leste;
  • Ilhas Virgens Britânicas;
  • Ilhas Marshall;
  • Samoa Americana;
  • Estados Federados da Micronésia;
  • Ilhas Marianas do Norte;
  • Holanda caribenha;
Saiba mais >>   Engajamento de jovens na política pode mudar rumos da história

Bonaire.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]