Política

Notícias falsas e seus riscos

Ads 02

As notícias falsas costumam ser definidas por repórteres que encobrem informações negativas ou insignificantes para promover sua própria imagem.

Alguns exemplos seriam a cobertura das recentes inundações na Louisiana por uma organização de mídia de notícias que têm uma participação no mercado imobiliário em Nova Orleans.

Relatar uma grande catástrofe não significa necessariamente que você está ocultando informações de propósito.

Ads 03

As fake news ou notícias falsas tiveram um grande destaque nos últimos dias, por algumas razões: pela facilidade, rapidez e impacto que ela pode gerar.

Leia esse artigo até o final e veja a importância das noticias para a sociedade.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

As fake news são notícias com conteúdo propositalmente falso, geralmente com algum interesse, um benefício econômico ou político.

Ads 04

Esse tipo de notícia pode ser parcial ou tendenciosa, com o intuito de enganar as pessoas e disseminar o ódio. Um site que detalha muito sobre o assunto da importância das notícias, é o aulas e cursos fala muito sobre este tema. 

A desinformação ameaça a saúde das pessoas

Quando uma notícia falsa é publicada ela afeta diretamente na consciência das pessoas, e hoje com a tecnologia tão avançada, essa notícia se espalha rapidamente .

Saiba mais >>   Fintech View 2021 discute Sandbox Regulatório e a democratização do sistema financeiro no Brasil

No caso da pandemia, muitas notícias falsas foram divulgadas causando muito pânico a população.

Ads 05

Pessoas divulgando supostas cura para um vírus pouco conhecido, criando uma expectativa nas pessoas, que após descobrirem que ainda não há um medicamento 100% eficaz causaram frustração, medo e crises de ansiedade nas pessoas.

Devido esse impacto e os riscos que notícias falsas podem causar, algumas redes sociais de grande audiência, se uniram na luta contra a desinformação para diminuir riscos e golpes relacionados à pandemia.

Como reduzir os impactos das notícias falsas

Se você não tiver a certeza daquilo que você está falando ou publicando, evite compartilhar esse tipo de conteúdo.

Essa é uma maneira simples de quebrar essa corrente de desinformação e assim contribuímos para que pessoas sofram com esse dano.

5 dicas para não cair em fake news

  • Desconfie das informações que você recebe
  • Questione a veracidade das informações
  • Utilize sites de checagem
  • Confirme se a notícia foi publicada em algum veículo confiável
  • Nunca compartilhe algo sem ter a certeza da veracidade

Consequências de divulgar notícias falsas

Uma notícia falsa, por mais inocente que possa ser, é sempre prejudicial, pois leva ao erro e contribui para que as pessoas não saibam qual é a verdade.                      

Saiba mais >>   Embarcação cearense é finalista no prêmio BRAZTOA de Sustentabilidade

Na maioria das vezes, uma notícia falsa interfere em algumas atitudes que precisamos tomar, e até mesmo no posicionamento político das pessoas.                 

As consequências das notícias falsas podem ser tão graves, além de disseminar ódio entre as pessoas, pode inclusive colocar vidas em risco ou prejudicar a saúde das pessoas, como por exemplo, muitas pessoas começaram a se automedicar, porque ouviram dizer que um determinado medicamento servia para o tratamento da doença.                  As redes sociais hoje tem suas vantagens e desvantagens, uma vantagem é que ela pode aproximar mais pessoas que moram longe, e uma desvantagem é a disseminação rápida de uma notícia falsa.                                                                 Há algum tempo atrás, as pessoas usavam algumas estratégias para combater as notícias falsas, como, notas de esclarecimentos e retratações.

Esse método se tornou pouco eficaz, devido a agilidade com que as notícias eram espalhadas nas redes sociais pelo mundo todo.                                                     

Saiba mais >>   Saiba quais são os países que têm o dólar como moeda oficial

Hoje em dia, as pessoas que sofreram algum dano por conta de notícias falsas, contam com a ajuda do poder judiciário, para recuperar os danos causados sejam patrimoniais ou para identificação do responsável pelo dano.                                   

As notícias falsas são bem pensadas e estruturadas para conseguir atingir objetivos específicos, deturpar uma informação, atingir a honra de alguém e a manipulação em massa.                                                                                                        

Conseguir mensurar os danos causados por uma notícia falsa é uma tarefa bem complicada, onde é necessário a análise específica  do caso.                               

Fato importante é que, nossos Tribunais Superiores vem se posicionando de maneira firme acerca dos crimes digitais, exatamente, a criação e a divulgação de notícias falsas são crimes em nosso ordenamento Jurídico.                                   

Hoje temos como divulgadores das notícias falsas o acesso democratizado às redes sociais, a descentralização na produção de conteúdo e o compartilhamento descompromissado, formado por uma imensidão de usuários que, muitas vezes por inocência ou ignorância acerca dos temas difundidos, não levam em conta se a fonte não é confiável.                                                                                                        

As fake news chegaram ao patamar atual de disseminação com a ajuda da tecnologia das plataformas sociais.                                                                       

Dessa forma, se um usuário demonstra seu interesse sobre um determinado tema, ele será bombardeado por postagens e opiniões de outros usuários que pensam de forma parecida, reduzindo assim cada vez mais seu senso crítico e inclusive o seu interesse por questionar se tal informação é verdadeira.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]