Pets e Animais

Cuidados com a pele dos pets

Ads 02

Saiba como deixar a pele do seu pet ainda mais saudável

Seja cão, seja gato, o seu pet fica muito mais bonito e saudável quando os seus pelos estão bem cuidados. E por meio deles nós conseguimos identificar muitas coisas, como a felicidade do pet, problemas estomacais, estresse e muito mais — por isso, todo cuidado é pouco.

No entanto, principalmente para os “pais de pets” de primeira viagem, cuidar da pele dos animais pode parecer complicado — principalmente quando envolve antipulgas e carrapatos. Inclusive, esses parasitas devem ser retirados dos pelos assim que detectados, resultando em um dia a dia mais saudável para o animal.

Ads 03

Quer saber um pouco mais sobre a pele do seu pet e quais são os principais cuidados? Então está lendo o artigo correto! Continue até o final para responder todas as suas dúvidas!

Saiba mais >>   Mercado Pet Estima Crescer 13,8% E Faturar Mais De R$ 40 Bilhões

Como posso cuidar da pele do meu pet?

Um bom cuidado com a pele para cães começa em casa com sessões regulares de tosa. Escove seu cão conforme necessário para remover emaranhados e detritos e, ao mesmo tempo, inspecione sua pele para ver se há crostas, pele seca e inchaços. 

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Separe o pelo e fique atento a picadas de pulgas, sujeira, erupções cutâneas, vermelhidão ou áreas nas quais seu animal de estimação pode estar perdendo pelo. 

Ads 04

Se o seu cachorro tiver dobras na pele, limpe-as suavemente e seque-as a cada um ou dois dias. Verifique as orelhas do seu cachorro ocasionalmente, especialmente depois de nadar. Veja se as almofadas das patas estão secas e rachadas e certifique-se de que elas estejam limpas e saudáveis ​​entre os dedos.

Outras etapas para tratar e suavizar a pele incluem banhos quando necessário, usando um xampu suave aprovado pelo veterinário. Se você estiver no parque e seu amigo canino sofrer um corte ou arranhão, cuide disso assim que chegar em casa.  

Saiba mais >>   Doença transmitida pelo Aedes Aegypti pode ser fatal para cães

Por fim, se você tiver alguma dúvida sobre a condição da pele do seu cão, consulte o veterinário para ver se há uma causa subjacente que precise ser atendida.

O que eu devo saber sobre a pele do meu pet?

Ads 05

A pele e a pelagem formam o maior órgão em cães e gatos, compreendendo cerca de 10% a 15% do seu peso corporal total. A pele é composta pela hipoderme (camada sob a camada de base da pele) que contém principalmente gordura, a derme e a epiderme.

A pelagem do seu animal de estimação consiste em milhares de pelos produzidos nos folículos pilosos. Como os pelos estão sob constante estresse ambiental, eles são continuamente eliminados e substituídos. 

Qualquer pessoa que já tenha limpado o seu animal de estimação pode atestar o volume de pelos que cai a cada dia! A queda sazonal, que também ocorre para substituir a pelagem, é afetada pela temperatura externa e pelas horas de luz do dia de cada dia (o fotoperíodo). 

No entanto, gatos e cães que passam grande parte do tempo dentro de casa, expostos a um clima mais consistente e à luz elétrica, podem perder o sol durante todo o ano.

Saiba mais >>   Como dar banho em cachorro? Veja 9 dicas essenciais

Quais são as causas mais comuns de problemas de pele dos pets?

Um bom regime de cuidados com a pele permite que você se familiarize com a aparência e a sensação da pele do seu animal de estimação. A limpeza regular também faz com que você examine seu cão, procurando inchaços, mordidas e secura. As causas típicas de problemas de pele em cães incluem:

  • má nutrição, que pode causar pelos esparsos e pele escamosa;
  • alergias (picada de pulga e ambientais, por exemplo), que podem causar coceira e pele vermelha e quebrada;
  • infecções parasitárias, que podem levar a pele seca e também a coceira por irritação;
  • condições da pele, como a seborreia, que fazem com que a pele fique oleosa e escamosa;
  • reações adversas a comida (alergia ou alimentação discricionária, por exemplo), que podem fazer seu cão se coçar;
  • infecções bacterianas, que podem fazer com que a pele fique vermelha e crua.
Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]