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Dicas de como fazer marketing pelo YouTube

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Fazer marketing pelo YouTube tem sido uma excelente maneira de diversas empresas se posicionarem melhor no mercado. A plataforma é uma das maiores redes de busca do mundo, dessa forma, muitas pessoas têm preferido esse tipo de conteúdo.

Estreitar o relacionamento entre o público e a empresa é um dos processos que a maioria das companhias busca atualmente, como forma de conquistar resultados melhores e aproveitar as possibilidades que o mercado tem a oferecer.

Pensando dessa maneira, uma empresa de empilhadeira elétrica, assim como qualquer outra, pode conseguir explorar muito melhor seu potencial de marketing com conteúdo na rede.

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Com o Youtube, você consegue criar um material de qualidade, que tem alto potencial de engajamento e ainda consegue aumentar as chances de venda consideravelmente, gerando conversões diretamente da plataforma.

Embora pareça complicado criar material de marketing em vídeo, e que isso seja uma ação que só pode ser realizada por grandes empresas com orçamentos robustos, o Youtube permite uma série de interações muito mais simples e diretas.

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Entenda um pouco mais sobre a plataforma

Por ser a maior plataforma de vídeos do mundo, o Youtube recebe todos os dias milhões de acessos, o que gera inúmeras oportunidades para negociações. Inclusive, o conteúdo em vídeo tem ganhado um crescimento muito grande.

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Pensando nisso, tanto uma empresa de manutenção de cameras quanto diversas outras, têm se especializado em material para Youtube, uma vez que esta é uma peça fundamental na produção de conteúdo.

Muitas pessoas consomem conteúdo de entretenimento exclusivamente na plataforma, aproveitando todas as fontes de material que podem ser encontradas facilmente em qualquer idioma.

Além disso, o Youtube tem um forte potencial educativo. Diversos canais apresentam conteúdo útil, academicamente falando, e com ações do dia a dia. Por ser um material de absorção mais fácil que o textual, tem ganhado a preferência.

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Essa vontade de consumir conteúdo audiovisual não é nova, uma vez que a plataforma já é reconhecida como uma importante ferramenta desde seu lançamento, em 2005.

Entretanto, os avanços na tecnologia móvel, sobretudo com relação à internet, tornaram muito mais fácil o consumo desse tipo de material. Hoje, a rede possui mais de dois bilhões de usuários cadastrados.

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Isso significa que a audiência disponível do Youtube chega a ser maior que a de alguns veículos de comunicação tradicionais. Com números como estes, é comum imaginar que existem diversas pessoas dentro de seu público-alvo consumindo a plataforma.

Além disso, é muito comum que as pessoas gastem um bom tempo acompanhando os vídeos do Youtube. A própria plataforma estimula essa presença, oferecendo indicações e outros conteúdos interessantes para acompanhar.

Entre um vídeo e outro, costumam aparecer diversas propagandas impulsionadas pelo próprio aplicativo, que podem gerar resultados muito bons para as empresas de camisetas personalizadas ou de quaisquer outros segmentos.

Hoje, é de conhecimento geral que o youtube deixou de ser uma plataforma para assistir vídeos e se tornou uma ferramenta importante de negócios. Mesmo a figura do criador de conteúdo, conhecido como youtuber, é uma criação desse potencial.

Foi no youtube que os influenciadores digitais da atualidade começaram a tomar mais forma, antes de se espalharem para as outras redes sociais.

Assim sendo, hoje em dia, é possível encontrar, até mesmo, fornecedores de brindes corporativos especializados em influenciadores.

Esse tipo de impacto acaba tendo uma importância muito grande para você conseguir identificar o potencial de negócios da plataforma.

Como fazer marketing no youtube?

Agora que você conhece um pouco mais da plataforma, é importante ter em mente todo o potencial de criação do youtube. Assim, conseguirá encontrar muito mais possibilidades em criar estratégias efetivas nesse tipo de plataforma.

Embora cada empresa deva desempenhar seus próprios métodos de marketing e publicidade dentro da plataforma, existem alguns pontos que podem servir como norte para a estruturação de suas campanhas.

Produção de conteúdo

O Youtube é uma plataforma para criadores de conteúdo. Por isso, este é um dos elementos-chave para você conseguir um bom espaço na ferramenta.

Isso significa que você deve explorar todo o potencial de seu marketing de conteúdo por meio do audiovisual. Assim, apresentar um material interessante de sua fabrica de mochilas pode alavancar seriamente seu conteúdo.

Sem esta estratégia, é muito pouco provável que você consiga o engajamento necessário para alavancar seus números ou apresentar seus produtos ou serviços de forma efetiva.

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Uma boa maneira de identificar o processo de produção de conteúdo é compreender para quem você está criando o material. Para isso, o primeiro passo é saber como criar seu público-alvo.

Através do público-alvo, você consegue delimitar algumas informações, como a linguagem utilizada e outros recursos. Entender as pessoas que estão buscando uma agencia de stands, por exemplo, é fundamental para aumentar as vendas.

Para ter um conhecimento mais aprofundado, e testar algumas de suas ações com mais garantia, o ideal é criar uma persona. A persona é uma idealização de seus consumidores.

Para isso, você pode dar muito mais vida a sua persona quando coloca alguns dados reais nela, como nome, endereço, gênero e outros fatores. O grande diferencial da persona, entretanto, é conseguir apresentar um perfil psicológico.

Por isso, quando você se perguntar que tipo de vídeo uma empresa de retrofitting de maquinas, por exemplo, pode fazer para atrair clientes, sua persona possivelmente oferecerá a resposta.

Engajamento com o público

O Youtube é, além de todas as outras funções, uma rede social. Não adianta você colocar diversos vídeos em seu canal e deixá-los lá, como se a plataforma fosse apenas um repositório. Para ter sucesso na plataforma, é preciso se comunicar.

As ações de marketing do youtube têm o interesse de gerar interações, sobretudo com relação a sua audiência. Eles são as primeiras pessoas a acompanhar seu material, e podem deixar sugestões, críticas ou dúvidas nas caixas de comentário.

A aproximação de seus consumidores é parte integral de qualquer estratégia de marketing no youtube, uma vez que estas pessoas se sentirão valorizadas, e iniciarão uma divulgação orgânica de seu conteúdo.

SEO para Youtube

O SEO, sigla para Search Engine Optimization, é um conjunto de ferramentas fundamental para conseguir explorar melhor os mecanismos de busca. Quando você cria algum tipo de conteúdo, ele rapidamente é indexado em listas de conteúdo na internet.

Um cliente que tenha alguma necessidade, fará uma busca rápida em um destes motores, e através das palavras-chave inseridas, os algoritmos rapidamente identificarão o conteúdo do mais relevante ao menos, criando uma lista que será entregue ao consumidor.

Além de os vídeos do Youtube serem indexados aos principais recursos de pesquisa, a própria plataforma é uma ferramenta de busca por si só, o que rende excelentes resultados com relação a esse tipo de material.

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Por isso, é fundamental que você consiga explorar todos os recursos disponíveis em sua empresa para conseguir encaixar corretamente seu conteúdo nessas listas. Isso porque o consumidor costuma encontrar o que procura logo entre as primeiras opções.

Para conseguir resultados adequados, você pode:

  • Utilizar corretamente as palavras-chave;
  • Criar títulos com qualidade;
  • Melhorar o nome do arquivo;
  • Aumentar a taxa de cliques.

Parcerias são fundamentais

É importante ter em mente que nenhuma empresa cresce sozinha. Por isso, é importante que você utilize seus recursos para conseguir aumentar o crescimento em suas redes. Uma excelente forma de fazer isso é anunciando em outros canais. Você pode fazer estes anúncios de duas maneiras.

A primeira é por meio do impulsionamento de publicação. Com este modelo, você pode pagar uma taxa à plataforma para que sua ação de marketing apareça em outros canais, normalmente antes de o vídeo começar.

Essa é uma estratégia muito comum para quem deseja resultados rápidos, sendo que o custo costuma ser relativamente baixo. Outra forma de conseguir engajar corretamente seu conteúdo é com parcerias de troca de conteúdo.

Por exemplo, uma empresa de manutenção de compressores pode oferecer para parceiros comerciais a troca de anúncios em seus respectivos canais ou outros métodos do tipo.

Dessa forma, você pode se comunicar com outros canais de youtube para que um faça propaganda do outro, aumentando assim as chances de crescimento. Você pode inclusive procurar influenciadores para fazer parcerias.

Os influenciadores do youtube costumam fechar acordos para apresentar suas estratégias de marketing por um valor acordado anteriormente, isso é fundamental para você conseguir uma visibilidade maior na plataforma.

Considerações finais

O youtube é uma ferramenta fundamental para qualquer empresa nos dias de hoje. Trata-se de uma plataforma de alto potencial de engajamento e negociação. Por isso, é fundamental que você saiba como utilizá-la.

Assim, suas estratégias de marketing terão uma funcionalidade muito mais vantajosa para a empresa, que conseguirá se tornar uma liderança em seu nicho de atuação com todas as oportunidades conquistadas na rede.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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