Dicas para aumentar o valor de percepção sobre os seus produtos
Neste conteúdo você vai saber sobre
A percepção de valor não é uma técnica exata, ela acontece mediante um conjunto de ações necessárias para valorizar seu produto ou serviço além do preço.
A qualidade é fundamental em qualquer situação, ainda mais quando estamos falando sobre o mundo dos negócios. Empreender é entender que o cliente exige e merece qualidade e transparência.
Porém, antes mesmo de provar sua qualidade, o desafio é comprová-la aos seus compradores. A experiência que terão quando tiverem contato com seu serviço ou produto definirá a opinião deles sobre.
É um longo caminho entre a divulgação, a compra e a fidelidade. E falaremos sobre as estratégias utilizadas para realmente valorizar o seu produto.
Iremos, inclusive, discutir sobre produtos que são sucesso e possuem sua percepção de valor altíssima. Não pela qualidade de seus produtos, mas por toda a estratégia trabalhada sobre a marca.
Por exemplo, um climatizador centrifugo é um produto muito importante para retirar do ar algumas sujeiras e impurezas, e são muito utilizados em grandes túneis e indústrias.
Sabemos a média de preço desse equipamento, mas qual o valor dele? Dissemos que é importante e descemos um pouco sobre sua função. Entretanto, para que possamos mudar sua percepção de valor, uma estratégia deve ser montada.
Vamos entender melhor sobre este conceito abaixo.
Percepção de valor: o que é?
Preço e valor são coisas diferentes, apesar de nem sempre estarmos atentos a isso. Na língua falada, é comum perguntarmos o valor quando queremos saber o preço e vice-versa. Entretanto, a verdade é que preço é o valor numérico de um serviço ou produto.
Já o valor tem relação ao prazer, satisfação. O comprador do seu produto se sentirá muito mais satisfeito quando perceber que o serviço ou produto que está oferecendo tem um valor excelente na vida dele.
Muitas vezes, tem a ver com a expectativa dos clientes, com o que eles esperam e desejam.
Isso nos leva a entender que a estratégia para alterar a percepção de valor começa com a observação, como: quais são as necessidades reais de nosso público alvo?
Quando é anunciado algum produto como motor para porta automática, é importante saber quem seria o comprador dele.
As pessoas comuns não costumam ter porta automática em casa, isso significa que para este público, o motor não tem valor nenhum, apenas preço.
No marketing digital é imprescindível aplicar este conjunto de técnicas para, não só atrair o público, como também convencê-lo da necessidade daquele produto.
Ou seja, induzir a pessoa a atribuir um valor a ele, que esteja relacionado às suas vivências e experiências pessoais.
Eu conheço o meu cliente?
O primeiro passo para começar a estruturar uma estratégia de marketing efetivo é conhecer o seu público-alvo, ou melhor ainda, a sua persona.
Quando dizemos conhecer, significa dizer sobre seus hábitos digitais, como saber em quais sites ele navega, por quais assuntos procura e quais informações e serviços ele procura.
Dessa forma, é possível produzir um conteúdo relevante e que gere valor, pois você através dessa análise, você irá conhecer as necessidades e expectativas de seu leitor.
O público-alvo de quem fornece serviços de infraestrutura tic provavelmente será um empreendedor relacionado ao meio tecnológico. Uma campanha bem formulada vai observar este cliente e quais comunidades virtuais ele está presente.
Para ele, este serviço não tem apenas preço, mas também valores. Por isso, o conteúdo deve ser rico em informações deste tipo, com um site oferecendo material de estudo em troca de e-mail e outros dados, o que irá criar uma comunicação direta.
Este é o passo dois do funil de vendas trabalhado no inbound marketing.
Após conhecer esse comportamento virtual e entender as necessidades do seu cliente, já é possível apostar em negociações sadias, momento em que é possível dialogar o valor de seu produto.
Um exemplo disto é: sua marca já entendeu quem é o cliente que irá se interessar pelo serviço de manutenção de portão automático, que são empresários do ramo de portão.
Dessa forma, as possíveis parcerias entre fornecedor e consumidor final ditarão a negociação.
Para eles, o valor do serviço de manutenção é enorme, pois é ele que manterá muitos clientes em suas carteiras e fidelizará o comprador.
Diante disso, existem algumas informações que são necessárias para criar uma persona, além da observação do comportamento virtual do seu público, como:
- Faixa etária;
- Gênero;
- Localização;
- Nível de formação;
- Classe social;
- Fator de decisão de compra;
- Redes sociais em que está presente;
- Produtos e serviços de interesse;
- Conhecimentos gerais sobre seus hábitos.
Com essas informações definidas, já é possível criar a persona do seu negócio e começar a trabalhar em estratégias para atrair leads que se encaixem no perfil.
Como aplicar em meu negócio
A primeira premissa que devemos adotar é: preço é o que você paga e valor é o que você leva.
Agora que você já entendeu a diferença entre preço e valor, vamos apresentar algumas dicas para que a percepção de valor do seu serviço ou produto aumentem.
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Invista na qualidade do seu serviço e/ou produto
Esta parte é a mais importante, embora pareça óbvia. Um produto de qualidade pode se autopromover, entretanto não dá para contar com esta “sorte”.
Possuir um serviço ou produto de qualidade já é um grande passo para a mudança de percepção de valor.
Por exemplo: você pode convencer seu público-alvo que o consumo de água é importantíssimo para um bom funcionamento de nosso organismo, porém o purificador ibbl de parede que está disponibilizando no mercado possui qualidade.
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Comunique-se
Que o seu serviço é bom, todos sabem. Mas além disso, você tem que saber se comunicar. A arte de persuasão vai entrar em ação neste passo. Como dito anteriormente, a qualidade do seu serviço dificilmente se promoverá por si só, e talvez depois de muitos anos de trabalho duro.
Seu bebedouro de coluna é o melhor produto disponível no mercado nacional, porém é necessário que sua divulgação seja eficaz e objetiva, as pessoas precisam atribuir valor a ele.
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Alinhe sua oferta e sua marca aos valores do consumidor
O usuário vai julgar sua oferta pelo o que ele acredita ter valor. O valor está relacionado às vivências anteriores. Pode-se dizer que vai muito além das funcionalidades padrões do serviço ou produto negociado.
Deve-se levar em consideração aspectos imateriais e psicológicos, e como seu consumidor é impactado com isto.
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Trabalhe com experiências
Não é apenas mais uma mercadoria que será consumida por alguém. Convença de que sua marca está comercializando toda uma experiência de satisfação e prazer. Nesta altura, já é possível entender as expectativas do cliente.
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Mostrar cases de sucesso da sua marca
Este é um gatilho mental muito utilizado no mundo do marketing. É o gatilho de autoridade, onde você mostra que os consumidores que já adquiriram sua mercadoria estão felizes e satisfeitos. Pode ser através dos stories do Instagram, por exemplo.
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Ofereça assistência
Esta dica é bem simples é: esteja sempre disposto a auxiliar seu consumidor. Um grande exemplo disto é uma marca muito famosa de celulares que possui uma legião de fãs e clientes. Se um de seus aparelhos apresentam defeitos, a troca é iminente.
Essa troca faz parte do conjunto de assistências disponíveis para o usuário. Sem dúvidas, é uma ação que vai agregar muito valor ao produto.
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Ofereça serviço gratuito por um tempo
Caso seu serviço seja online, como algum software, ofereça um período gratuito para que seu cliente consiga utilizá-lo e, assim, criar uma conexão com ele.
É nesse momento em que ele pode entender a necessidade de possuir este serviço e atribuir um valor a ele.
Tudo tem o seu valor
Todo o tipo de produto e serviço tem o seu valor. Cada grupo de pessoas possui peculiaridades próprias, portanto necessidades também.
Um guarda corpo industrial preço pode ter um valor alto para uma pessoa e para outra apenas um preço a se pagar. E assim sucessivamente.
Por esta razão, aconselhamos o estudo e montagem de estratégias de marketing digital para sua empresa.
Há um lugar no mercado de negócios para todos, e consumidores para qualquer tipo de produto ou serviço.
A palavra empatia também pode definir as técnicas utilizadas para atribuir valor, pois com um olhar mais sensível, é possível observar o comportamento de seus consumidores e assim definir suas carências.
No marketing digital, o céu é o limite. Porém, o trabalho vai ser sempre duro e constante, para que os resultados sejam atingidos de forma clara e ética, até mesmo a venda de um fusivel preço acessível.
Portanto, as possibilidades são infinitas, assim como a vontade de cada um para poder fazer valer a pena.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.