Cotidiano

Dicas para evitar um vazamento de gás

Ads 02

Pesquisas revelam que a maioria dos incêndios acontece por conta da falta de cuidados com o botijão de gás, que acaba por provocar vazamentos, que são super perigosos, já que além de provocar incêndios, podem causar intoxicação e até morte por asfixia. 

A boa notícia é que tem como evitar isso tudo, basta seguir a forma correta de instalação e de uso. 

Nem sempre o caminho que parece ser o mais econômico , realmente, significa fazer economia, já que ao optar, por exemplo, em adquirir um botijão bem mais barato, provavelmente estará apostando em um clandestino, ou seja, colocando em sua casa um utensílio extremamente perigoso, sem qualquer compromisso com a segurança e qualidade.

Ads 03

Um botijão de gás clandestino não passa por manutenções, ou seja, além da possibilidade de adquirir menos gás que o indicado, ainda estará sujeito a riscos de vazamento e explosões, já que as empresas clandestinas não têm capacitação nem respeitam as normas estabelecidas pela ABNT.

Saiba mais >>   História do perfume

No mais, é preciso ter em mente que os incêndios resultantes das explosões com gás podem ser de grandes proporções, ou seja, fatais. 

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Por isso, é fundamental seguir as normas recomendadas na hora de instalar os botijões. Pensando nisso, separamos abaixo algumas dicas para evitar vazamento de gás. Confira!

1. Verifique o estado do botijão e se ele vem com lacre

Ads 04

Sem dúvida, esse é o primeiro passo para se prevenir contra vazamentos. O lacre irá confirmar a origem do botijão, ou seja, se ele é confiável.

Então, atenção ao lacre, ele tem que ter gravado o nome da distribuidora, que geralmente também vem gravado no próprio botijão.

E se o botijão vier com sinais de corrosão ou amassado, não aceite.

2. Realize o teste do vazamento de gás

Ads 05

Não deixe de realizar o teste de vazamento, super simples de fazer e eficiente para detectar a integridade do botijão. Basta colocar sabão ou detergente em uma bucha de cozinha, despejar um pouco de água e apertar um pouco até que ela forme uma espuma. Em seguida, é só passar a bucha na válvula do botijão e, se aparecerem bolhas, é sinal de que existe um vazamento de gás.

Saiba mais >>   5 maneiras de receber os amigos em casa sem gastar muito

3. Coloque o botijão em um lugar apropriado

Por conter gás, o botijão deve ser colocado em um lugar arejado e limpo, evitando que sujeiras caiam sobre sua válvula, e também deve ficar afastado de caixas de gordura, ralos e esgotos (mais ou menos um metro e meio de distância).

Jamais deixe o botijão no sol, na chuva ou em locais muito úmidos.  Evite também que ele fique exposto à correntes de ar, pois isso vai fazer com que o processo de cozimento demore mais (consumindo mais gás), sem falar que o vento ainda pode apagar o fogo e gerar vazamento. 

Por fim, jamais armazene o botijão em ambientes fechados, como armários de pia, porão, banheiro.

4. Cuidado com os aros

Não subestime os aros, ou argolas do botijão, apesar de esquecidos, eles exercem um importante papel de proteção.

Enquanto os aros de cima protegem as válvulas e os outros dispositivos de segurança, os aros de baixo protegem a calota do recipiente.

5. Mangueira devidamente posicionada

Se a mangueira não estiver na posição correta, provavelmente, isso irá gerar vazamentos. É importante que a mangueira de gás não passe atrás do fogão, pois a temperatura elevada pode causar danos no plástico, favorecendo o aparecimento de vazamento de gás e rachaduras.

Saiba mais >>   Quais são os pods mais utilizados no Brasil?

https://stock.adobe.com/br/images/copper-pipes-heating-boiler-repair/227276436?prev_url=detail

No caso de ser preciso passar a mangueira por trás do fogão, é preciso usar tubo de cobre e não de PVC, e isso serve no caso do fogão estar em uma distância superior a 90 centímetros, também é aconselhável adotar tubo de cobre.

E é isso, é preciso considerar que o botijão de gás é um utensílio necessário, porém, que exige determinados cuidados, simples, mas que devem ser seguidos à risca para evitar vazamentos e possíveis acidentes.

Enfim, basta seguir essas dicas e, com certeza, você estará em segurança! No mais, é procurar sempre adquirir seu gás  por meio de aplicativos ou diretamente nas distribuidoras autorizadas.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]