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Dicas para explorar as formas de pagamento em seu e-commerce

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Uma das principais preocupações em empreendimentos online diz respeito às formas de pagamento em seu e-commerce, visto que cada tipo de disponibilidade presente na plataforma pode ser uma maneira de atender um tipo de público diferenciado.

Por exemplo, nem todas as pessoas que compram em uma loja de peças para carretas vão querer ou poder fazer o pagamento à vista em um cartão de débito ou boleto.

Pode parecer simples, mas conceder opções de pagamento variadas, dispostas para diferentes tipos de públicos e realidades pode fazer com que seu negócio tenha muito mais visibilidade e importância online, tornando-se conhecido pelas vantagens aos clientes.

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No artigo a seguir vamos entender um pouco mais sobre essas condições, vendo mais sobre os benefícios que seu e-commerce terá e como colocar tudo em prática.

A importância das formas de pagamento em um site

Com a facilidade das compras online, muitas pessoas se viram em condições cada vez mais tranquilas e confortáveis ao fazerem uma compra, estando em casa, na cama, conduzindo muitas vezes todo esse processo por meio de um aparelho celular.

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Essa foi e continua sendo uma revolução tão significativa no mercado que conseguiu conduzir uma nova linguagem e mecanismo de compra por parte das empresas.

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Por exemplo, uma loja de vendas de gorro cirúrgico, além de disponibilizar formas de compras online, em um site bem projetado e com opções para os mais diferentes gostos, com envios para todo o Brasil, passou também a propor formas de pagamento variadas.

Isso porque, tal como outros pontos de importância dentro de uma compra online disposta ao público, o pagamento é uma das principais preocupações para uma empresa.

Primeiramente, essa preocupação se direciona para a facilidade que o vendedor deseja em ter um retorno financeiro, e para isso, precisa pensar nas formas como seu cliente deseja fazer essa transação financeira. E para isso, é importante se atentar às diferentes formas.

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É o caso de uma empresa de bomba para poço artesiano que pode vender para clientes de classes média e baixa, onde nem sempre existe acesso contínuo a cartões de crédito, dando prioridade a outros métodos.

Dessa forma, dispondo outras opções para financiamento de uma compra, a empresa agrega oportunidades para esses consumidores, e estes, passam a fazer uma boa propaganda da empresa para outras pessoas, sinalizando essa vantagem essencial.

Formas de entender melhor as opções de pagamento

Até aqui conseguimos entender mais sobre como formas de pagamento acessíveis a diferentes públicos, em diferentes situações, podem ser benéficas para ambos os lados, agregando boas compras e uma satisfação além daquela automaticamente esperada.

Por isso, vamos ver a seguir algumas das maneiras para que a sua loja de fábrica de produtos de limpeza, por exemplo, possa ter muito mais sucesso com as vendas para seus consumidores.

Entenda o perfil do seu público

Para começar, é preciso fazer um reconhecimento do perfil do seu público, entendendo questões que possam vir a contribuir com formas de pagamento adequadas dentro do site de compras da sua empresa, vendo também aquelas que podem ser passáveis.

Para isso, busque saber quesitos que envolvem:

  • Classe social;
  • Idade;
  • Localização;
  • Estilo de vida.

Os tópicos acima se referem a algumas das maneiras que uma empresa de fornecedores de produtos para pet shop, por exemplo, pode começar a entender os seus clientes e pagamentos.

Pense só: uma pessoa de uma classe mais alta certamente gostaria de pagar com cartões de crédito ou até mesmo de uma vez, no débito. Já pessoas mais jovens vão preferir opções como boletos ou até mesmo aqueles parcelados para fazer suas compras.

Verifique atualizações do mercado

Muitas vezes as empresas passam anos trabalhando com formas de pagamento em suas lojas online, que dispõem de modalidades tradicionais, como crédito ou boleto.

Entretanto, com o passar dos anos, o mercado de pagamentos online e até mesmo aquele que diz respeito às facilidades de transferências veio sendo modificado, agregando novas formas de pagar, fáceis e muitas vezes já incorporadas na rotinas das pessoas.

É o caso, por exemplo, do recente pix, uma forma rápida de transferência em débito, que agrega rapidez e agilidade, facilitando o dia a dia de um comprador dentro da internet.

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Verifique a cobrança de taxas

O ideal é que, além do estudo do consumidor e de suas novas formas de pagamento, a empresa de venda de lâmina para trator faça ainda uma pesquisa sobre aquilo que pode ser possível para a sua realidade, agregando isso ao e-commerce.

É importante conhecer bem as taxas e as formas de pagamento que podem resultar em um débito a mais para a própria empresa, como a compra de uma plataforma de vendas.

Além disso, é importante saber mais sobre as transições do seu banco e da sua conta empresarial ao receber um pagamento, estando sempre atento às maneiras de facilitar o seu lado, tendo menos custos, e tentar ouvir o que seu cliente deseja.

Considerar a experiência do usuário

Algo essencial quando pensamos em uma compra online é a maneira como seu cliente dispõe de uma experiência inovadora, podendo ter em mãos facilidades essenciais.

Por exemplo, sabemos que nem todos podem ter acesso a um banco ou uma loteria para pagar contas, ou até mesmo achar trabalhoso demais pagar pelo celular, em um aplicativo de banco, e esperar que a compra ainda seja processada pelas partes cabíveis.

Assim, torna-se mais do que importante pensar na experiência de compra, entendendo o que pode ou não ser uma preferência, mas também uma dificuldade para o seu cliente.

Principais formas a serem colocadas como opção

A seguir, vamos entender um pouco mais sobre algumas das principais formas de pagamento que podem ser incluídas na sua empresa, entendendo mais sobre os grupos e as possibilidade que elas exibem sendo opções para viabilizar uma compra.

Cartão de crédito

Um dos mais conhecidos e talvez queridinhos métodos de pagamento é por meio do cartão de crédito, uma condição que faz com que pessoas possam parcelar compras ao invés de pagarem tudo de uma vez, o que acaba ajudando muitas pessoas. 

Esse é um ponto interessante para a empresa quando pensamos que muitos bancos já fazem uma verificação do cliente, entendendo que o dinheiro será repassado para a marca.

É importante sempre trabalhar com esse método, porque além de ser um dos mais tradicionais, pode proporcionar maiores chances de seu produto ser comprado, por pessoas das mais diferentes classes e idades, agregando uma adoração generalizada.

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Cartão de débito

Pagar no cartão de débito é uma prática bem comum no dia a dia e presencialmente, quando queremos de fato nos livrar de qualquer parcelamento, ou quando uma empresa de expositor de ração precisa daquele dinheiro transferido para sua conta naquele momento.

Uma das principais formas é fazer conexões com bancos para que esse formato esteja disponível dentro do seu site, e que o seu cliente possa fazer uma compra rápida.

Boleto bancário

O boleto bancário é um dos queridinhos quando falamos de pagamentos que são sem o cartão de crédito, com uma forma em débito que é muito mais segura de se fazer fora da página de vendas da empresa, trazendo um conforto também para o cliente.

É interessante colocar essa opção principalmente para itens que serão vendidos com menores preços, algo que pode ser mais fácil de ser feito por meio de um celular ou até mesmo no banco, facilmente, por meio de um código de barras.

Pensando em públicos mais jovens, essa pode ser uma das principais maneiras de fazer com que uma pessoa que tenha um dinheiro para a compra, possa conseguir o que quer. 

Boleto parcelado

Quando falamos em boleto parcelado, entendemos que uma compra pode ser igualmente dividida tal como um cartão de crédito, só que sem a eficiência e a presença do cartão.

É algo interessante para pessoas que não tem cartões ou que não possuem limite certo para uma compra grande, mas que ainda assim desejam fazer uma aquisição na sua empresa de, por exemplo, catraca para academia e conseguir aquele produto.

Muitas vezes essa opção de pagamento é bem rara, mas cada vez mais vem sendo vista em vários sites. Para a empresa o ideal é fazer parcerias com empresas que façam uma verificação do histórico financeiro do cliente e entendam que ele fará o pagamento.

Considerações finais

Nem sempre a maior preocupação das empresas é com o visual de um e-commerce, ou com a forma como os produtos são divulgados na internet, mas também com a experiência do cliente ao comprar algo com uma forma de pagamento que o satisfaça.

Para isso, é ideal conhecer bem para quem você está vendendo e trazer opções que sejam determinantes para que a compra seja feita, da melhor maneira para cada caso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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