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Dicas para fazer uma boa precificação em e-commerce

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Fazer uma boa precificação no e-commerce pode parecer uma tarefa muito difícil para quem não entende muito bem sobre o assunto, isso porque esse processo varia de empresa para empresa e é algo muito individual de cada marca e empreendedor.

Antes de qualquer coisa precisamos nos situar sobre o que é um e-commerce e como esse estilo de negócio tem mudado a maneira como enxergamos o preço dos produtos que vendemos e até mesmo compramos.

Um e-commerce nada mais é do que um negócio digital, ou seja, é um comércio que nasceu e permanece no meio digital, e isso pode ser através de sites de vendas ou até mesmo pelas redes sociais, como Instagram, Facebook, entre outras.

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Vamos imaginar que uma pessoa esteja a procura de uma rampa rebocável e encontre um site na internet que venda esse produto. Essa marca pode ser considerada um e-commerce justamente por oferecer o seu produto através de uma plataforma digital.

Entretanto, precificar os produtos ou serviços dentro de plataformas como essas e ainda mais em um estilo de negócio que prega a acessibilidade, é um desafio e tanto até mesmo para quem já está há anos nessa jornada.

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Por isso, hoje iremos falar um pouco mais sobre precificação para e-commerce com o intuito de te ajudar a entender um pouco mais sobre esse tema e estar preparado para oferecer os melhores preços para os seus clientes.

Entenda o que é precificação e a sua importância

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Quando falamos de precificação, não nos referimos apenas ao preço daquele produto em reais, pois isso é muito relativo de empresa para empresa e de cliente para cliente, existem diversos fatores que constroem esse preço.

Por exemplo, uma pessoa que procura por um cabeamento estruturado de fibra óptica

pode achar o preço de R$ 1.000,00 muito caro para esse serviço, enquanto outro cliente pode achar super barato e já adquirir o serviço no mesmo instante.

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Isso significa que o preço é algo que cada pessoa e empresa irá determinar de certa maneira, não há como garantir que todos estarão dispostos a pagar pelo seu produto ou serviço, mas também não podemos afirmar que ninguém irá adquiri-lo, pois é uma mentira.

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Por isso, a precificação é um processo que envolve diversos fatores que você precisa entender antes de bater o martelo e definir o preço do seu produto ou serviço. E alguns desses fatores são:

  • Produção;
  • Custos
  • Despesas;
  • Lucro.

Tenha sempre em mente esses pontos antes de colocar preço em algum produto ou serviço que você ofereça.

Produção

Somente a pessoa que produz o produto ou serviço sabe o tempo, esforço e dedicação que empenhou para produzir aquilo que irá para o e-commerce. Por isso é extremamente deságradavel ver alguém julgar o preço de algo, dizendo que está muito caro ou barato.

Uma pessoa pode achar o preço de uma análise termográfica de painéis elétricos um absurdo, mas só aquele profissional sabe o quanto precisou estudar e ir atrás de informação para entregar o melhor para o seu cliente.

Se o seu produto é feito com materiais de qualidade que exigem da sua empresa um grande investimento, é de se esperar que o preço final desse produto também seja mais alto, justamente para coincidir com a qualidade que ele irá entregar ao consumidor.

Custos e despesas

Outro ponto de extrema importância é lidar com os custos e despesas que seu produto ou serviço exigem da sua empresa, afinal de contas, nenhum produto ou serviço é desenvolvido e lançado sem um investimento por parte da empresa.

Se uma marca que vende esquadrias de alumínio portas e janelas possui custos e despesas altas para fazer esse produto, é esperado que o preço também seja um pouco mais alto, ainda mais quando se trata de um produto de qualidade.

Por isso, é extremamente importante colocar na ponta do lápis todo o processo de produção desse produto ou serviço, para que o preço final também seja condizente com tudo o que você precisou investir para obter o resultado que desejava.

Lucro

O lucro também é uma vertente extremamente importante para te ajudar a entender um pouco mais sobre o processo de precificação do seu produto ou serviço, afinal de contas, nenhuma empresa sobrevive sem lucro.

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E quando falamos de lucro, nos referimos ao valor que será destinado para o caixa da sua empresa, ou seja, ele não será gasto em despesas, produções ou custos da marca, mas será 100% destinado a receita do negócio para sustentar aquela empresa.

Por isso, uma empresa que realiza instalação cftv precisa cobrar um preço que cubra a produção e custos da marca e, ainda assim, gere um bom lucro para que aquela empresa se mantenha de pé.

Entender sobre esses pontos é essencial para te ajudar a precificar seus produtos ou serviços de e-commerce de uma maneira justa tanto para você quanto para o seu cliente.

Aprenda a precificar seus produtos ou serviços

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é precificação, para o que ela serve e o que é necessário se levar em consideração na hora de alinhar um preço para o seu produto ou serviço, chegou a hora de ir para a prática.

Selecionamos algumas dicas que irão te ajudar a precificar seus produtos ou serviços da melhor forma possível, sejam eles esquadrias de pvc acústica ou até mesmo uma consultoria de gestão de vendas. Confira:

Conheça o seu público-alvo

Conhecer bem o público-alvo do seu negócio é extremamente importante para precificar o seu produto ou serviço da maneira mais justa possível para eles, pois você deve entender qual a realidade do seu público-alvo e até quanto eles estariam dispostos a pagar.

Por exemplo, se uma marca de equipamentos em aço inox possui um público-alvo voltado para a classe C, é preciso alinhar um preço acessível para que as pessoas dessa classe consigam pagar, assim você garante suas vendas e a satisfação de seus clientes.

Entenda o valor agregado

Quando falamos de preço e valor, as pessoas tendem a achar que se trata da mesma coisa, mas estão enganadas. O preço é o número que precisa ser pago em dinheiro pelo cliente para que ele tenha acesso ao que a sua marca oferece.

Agora, quando falamos de valor, nos referimos ao impacto que aquele produto ou serviço terá na vida do seu clientes, falamos de sentimentos, expectativas e propósitos. O valor agregado ao seu produto está ligado diretamente a como ele vai mudar a realidade de quem comprá-lo.

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Por isso, entender bem qual será o valor agregado do seu produto ou serviço na vida desse cliente também fará toda a diferença na hora de alinhar o melhor preço, para que ele faça jus ao que você entrega.

Faça uma análise da concorrência

Esse passo é muito importante para que você entenda como o seu adversário joga em campo. Analise como ele se movimenta para saber o que fazer quando chegar o seu momento de brilhar em campo.

Vamos imaginar que uma marca de alarme de incêndio endereçavel venda um produto por preço X e, de repente, aumentou o preço para o dobro. Entretanto, você continuou com o mesmo preço, pois não viu motivos para aumentar.

O cliente provavelmente irá adquirir de você, e isso nos ensina a sempre ficarmos de olho no que acontece com a nossa concorrência e analisar as mudanças que eles realizem, pois você pode fazer diferente e, assim, obter mais resultados.

Defina sua margem de lucro

Assim como explicamos anteriormente, o lucro é uma parte de extrema importância para a sua empresa e precisa contabilizar o resultado final do preço do seu produto ou serviço.

Por isso, defina a margem de lucro que sua empresa terá sobre cada produto ou serviço vendido, desta maneira você conseguirá alinhar um preço ideal para ele e ainda garantir que seu negócio não ficará no vermelho no fim do mês.

Dicas como essas servem para todo e qualquer tipo de negócio que deseja precificar seus produtos ou serviços de uma maneira mais justa e consciente, pois sabemos que se trata de uma tarefa difícil e que, se não for feita de maneira eficaz, pode afastar os clientes.

Por isso, reflita sobre tudo que pontuamos aqui e coloque as dicas em prática junto com seu time e garanta que seus próximos lançamentos sigam uma linha de coerência entre o preço vendido e o valor agregado.

Quanto antes entendermos que o preço de um produto ou serviço está diretamente ligado ao seu valor agregado e a sua qualidade, mais rápido iremos alinhar preços que agradam nosso público-alvo e tragam ainda mais pessoas para perto.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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