Uncategorized

Dicas para fazer uma boa precificação em e-commerce

Ads 02

Fazer uma boa precificação no e-commerce pode parecer uma tarefa muito difícil para quem não entende muito bem sobre o assunto, isso porque esse processo varia de empresa para empresa e é algo muito individual de cada marca e empreendedor.

Antes de qualquer coisa precisamos nos situar sobre o que é um e-commerce e como esse estilo de negócio tem mudado a maneira como enxergamos o preço dos produtos que vendemos e até mesmo compramos.

Um e-commerce nada mais é do que um negócio digital, ou seja, é um comércio que nasceu e permanece no meio digital, e isso pode ser através de sites de vendas ou até mesmo pelas redes sociais, como Instagram, Facebook, entre outras.

Ads 03

Vamos imaginar que uma pessoa esteja a procura de uma rampa rebocável e encontre um site na internet que venda esse produto. Essa marca pode ser considerada um e-commerce justamente por oferecer o seu produto através de uma plataforma digital.

Entretanto, precificar os produtos ou serviços dentro de plataformas como essas e ainda mais em um estilo de negócio que prega a acessibilidade, é um desafio e tanto até mesmo para quem já está há anos nessa jornada.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Por isso, hoje iremos falar um pouco mais sobre precificação para e-commerce com o intuito de te ajudar a entender um pouco mais sobre esse tema e estar preparado para oferecer os melhores preços para os seus clientes.

Entenda o que é precificação e a sua importância

Ads 04

Quando falamos de precificação, não nos referimos apenas ao preço daquele produto em reais, pois isso é muito relativo de empresa para empresa e de cliente para cliente, existem diversos fatores que constroem esse preço.

Por exemplo, uma pessoa que procura por um cabeamento estruturado de fibra óptica

pode achar o preço de R$ 1.000,00 muito caro para esse serviço, enquanto outro cliente pode achar super barato e já adquirir o serviço no mesmo instante.

Ads 05

Isso significa que o preço é algo que cada pessoa e empresa irá determinar de certa maneira, não há como garantir que todos estarão dispostos a pagar pelo seu produto ou serviço, mas também não podemos afirmar que ninguém irá adquiri-lo, pois é uma mentira.

Saiba mais >>   Saiba tudo sobre as motos scooters e seus acessórios

Por isso, a precificação é um processo que envolve diversos fatores que você precisa entender antes de bater o martelo e definir o preço do seu produto ou serviço. E alguns desses fatores são:

  • Produção;
  • Custos
  • Despesas;
  • Lucro.

Tenha sempre em mente esses pontos antes de colocar preço em algum produto ou serviço que você ofereça.

Produção

Somente a pessoa que produz o produto ou serviço sabe o tempo, esforço e dedicação que empenhou para produzir aquilo que irá para o e-commerce. Por isso é extremamente deságradavel ver alguém julgar o preço de algo, dizendo que está muito caro ou barato.

Uma pessoa pode achar o preço de uma análise termográfica de painéis elétricos um absurdo, mas só aquele profissional sabe o quanto precisou estudar e ir atrás de informação para entregar o melhor para o seu cliente.

Se o seu produto é feito com materiais de qualidade que exigem da sua empresa um grande investimento, é de se esperar que o preço final desse produto também seja mais alto, justamente para coincidir com a qualidade que ele irá entregar ao consumidor.

Custos e despesas

Outro ponto de extrema importância é lidar com os custos e despesas que seu produto ou serviço exigem da sua empresa, afinal de contas, nenhum produto ou serviço é desenvolvido e lançado sem um investimento por parte da empresa.

Se uma marca que vende esquadrias de alumínio portas e janelas possui custos e despesas altas para fazer esse produto, é esperado que o preço também seja um pouco mais alto, ainda mais quando se trata de um produto de qualidade.

Por isso, é extremamente importante colocar na ponta do lápis todo o processo de produção desse produto ou serviço, para que o preço final também seja condizente com tudo o que você precisou investir para obter o resultado que desejava.

Lucro

O lucro também é uma vertente extremamente importante para te ajudar a entender um pouco mais sobre o processo de precificação do seu produto ou serviço, afinal de contas, nenhuma empresa sobrevive sem lucro.

Saiba mais >>   3 dicas de looks para festival

E quando falamos de lucro, nos referimos ao valor que será destinado para o caixa da sua empresa, ou seja, ele não será gasto em despesas, produções ou custos da marca, mas será 100% destinado a receita do negócio para sustentar aquela empresa.

Por isso, uma empresa que realiza instalação cftv precisa cobrar um preço que cubra a produção e custos da marca e, ainda assim, gere um bom lucro para que aquela empresa se mantenha de pé.

Entender sobre esses pontos é essencial para te ajudar a precificar seus produtos ou serviços de e-commerce de uma maneira justa tanto para você quanto para o seu cliente.

Aprenda a precificar seus produtos ou serviços

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é precificação, para o que ela serve e o que é necessário se levar em consideração na hora de alinhar um preço para o seu produto ou serviço, chegou a hora de ir para a prática.

Selecionamos algumas dicas que irão te ajudar a precificar seus produtos ou serviços da melhor forma possível, sejam eles esquadrias de pvc acústica ou até mesmo uma consultoria de gestão de vendas. Confira:

Conheça o seu público-alvo

Conhecer bem o público-alvo do seu negócio é extremamente importante para precificar o seu produto ou serviço da maneira mais justa possível para eles, pois você deve entender qual a realidade do seu público-alvo e até quanto eles estariam dispostos a pagar.

Por exemplo, se uma marca de equipamentos em aço inox possui um público-alvo voltado para a classe C, é preciso alinhar um preço acessível para que as pessoas dessa classe consigam pagar, assim você garante suas vendas e a satisfação de seus clientes.

Entenda o valor agregado

Quando falamos de preço e valor, as pessoas tendem a achar que se trata da mesma coisa, mas estão enganadas. O preço é o número que precisa ser pago em dinheiro pelo cliente para que ele tenha acesso ao que a sua marca oferece.

Agora, quando falamos de valor, nos referimos ao impacto que aquele produto ou serviço terá na vida do seu clientes, falamos de sentimentos, expectativas e propósitos. O valor agregado ao seu produto está ligado diretamente a como ele vai mudar a realidade de quem comprá-lo.

Saiba mais >>   A seguridade social e os idosos

Por isso, entender bem qual será o valor agregado do seu produto ou serviço na vida desse cliente também fará toda a diferença na hora de alinhar o melhor preço, para que ele faça jus ao que você entrega.

Faça uma análise da concorrência

Esse passo é muito importante para que você entenda como o seu adversário joga em campo. Analise como ele se movimenta para saber o que fazer quando chegar o seu momento de brilhar em campo.

Vamos imaginar que uma marca de alarme de incêndio endereçavel venda um produto por preço X e, de repente, aumentou o preço para o dobro. Entretanto, você continuou com o mesmo preço, pois não viu motivos para aumentar.

O cliente provavelmente irá adquirir de você, e isso nos ensina a sempre ficarmos de olho no que acontece com a nossa concorrência e analisar as mudanças que eles realizem, pois você pode fazer diferente e, assim, obter mais resultados.

Defina sua margem de lucro

Assim como explicamos anteriormente, o lucro é uma parte de extrema importância para a sua empresa e precisa contabilizar o resultado final do preço do seu produto ou serviço.

Por isso, defina a margem de lucro que sua empresa terá sobre cada produto ou serviço vendido, desta maneira você conseguirá alinhar um preço ideal para ele e ainda garantir que seu negócio não ficará no vermelho no fim do mês.

Dicas como essas servem para todo e qualquer tipo de negócio que deseja precificar seus produtos ou serviços de uma maneira mais justa e consciente, pois sabemos que se trata de uma tarefa difícil e que, se não for feita de maneira eficaz, pode afastar os clientes.

Por isso, reflita sobre tudo que pontuamos aqui e coloque as dicas em prática junto com seu time e garanta que seus próximos lançamentos sigam uma linha de coerência entre o preço vendido e o valor agregado.

Quanto antes entendermos que o preço de um produto ou serviço está diretamente ligado ao seu valor agregado e a sua qualidade, mais rápido iremos alinhar preços que agradam nosso público-alvo e tragam ainda mais pessoas para perto.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]