Cotidiano

Quais as diferenças entre corrente alternada e corrente contínua?

Ads 02

A eletricidade tem como principal objetivo distribuir energia para diferentes pontos. Para isso trabalha-se com diferentes tipos de correntes elétricas, entre elas corrente alternada e corrente contínua.

Você sabe diferenciar o tipo de corrente elétrica e quais as diferenças entre cada tipo? Se ainda não, depois desse post você vai tirar de letra, veja até o final e conheça as principais diferenças entre corrente contínua e alternada.

O que muda entre uma corrente contínua e uma alternada?

Quando se trata de eletricidade, dois tipos de corrente são frequentemente mencionados: corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC).

Ads 03

Esses dois tipos de corrente são usados em diferentes contextos com características distintas que os tornam adequados para diversas aplicações. Saiba mais sobre as diferenças de cada um.

O que é uma corrente alternada (CA)?

Essa corrente é um tipo de corrente elétrica na qual a direção do fluxo de elétrons se altera de tempos em tempos. Em outras palavras, a carga elétrica oscila para frente e para trás em um ciclo contínuo.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   Conheça os tipos de brocas para perfurar porcelanato

Essa oscilação é representada por uma forma de onda senoidal, onde a corrente flui em um sentido durante metade do ciclo e no sentido oposto na outra metade.

Ads 04

Assim sendo, ela é ideal para longas distâncias de transmissão de energia elétrica. Ela permite o uso de transformadores para aumentar a voltagem na geração, reduzindo as perdas durante o transporte e diminuindo os custos.

Do mesmo modo, a geração de energia em corrente alternada é relativamente simples e pode ser obtida por meio de geradores AC, como alternadores.

Além disso, a corrente alternada é considerada mais segura para uso em aplicações domésticas, pois, normalmente, sua voltagem é reduzida antes de entrar nas residências, minimizando os riscos de choques elétricos, podendo ser instaladas por um eletricista em Curitiba.

O que é uma corrente contínua (CC)?

Ads 05

Já a corrente contínua (CC) é uma corrente elétrica constante que passa em uma única direção. Ou seja, seus elétrons movem-se uniformemente em um único sentido ao longo do circuito elétrico.

Saiba mais >>   As dores e amores de se fazer política na atualidade

Dessa forma eles fornecem uma tensão estável, o que é fundamental para alimentar dispositivos eletrônicos sensíveis, como computadores e smartphones.

Normalmente as baterias utilizam corrente contínua para armazenar energia elétrica e alimentar uma ampla variedade de dispositivos portáteis, como laptops e telefones celulares.

Alguns dispositivos eletroeletrônicos mais antigos ou específicos, como motores de automóveis e sistemas eletrônicos industriais, ainda podem operar com corrente contínua.

Afinal o que muda entre elas?

A corrente alternada (CA) e a corrente contínua (CC) diferem principalmente em sua direção de fluxo de elétrons. 

Enquanto a corrente alternada é mais utilizada na transmissão de energia elétrica devido à sua eficiência em longas distâncias, a corrente contínua é valorizada por sua estabilidade e é encontrada em eletrônicos modernos e sistemas de armazenamento de energia.

A CA é usada em transmissões de energia de longa distância e sua frequência é fixa, geralmente 50 ou 60 Hz. Por outro lado, a CC é estável e usada em eletrônicos modernos, baterias e sistemas de armazenamento de energia.

Em termos de segurança, a CC pode ser menos perigosa em caso de choque elétrico, pois não causa tantas contrações musculares quanto a CA.

Saiba mais >>   Conheça a marca própria de Móveis da Panorama

No entanto, a corrente alternada pode ter um efeito mais severo em choques elétricos. Isso ocorre porque a direção em constante mudança da corrente alternada pode afetar negativamente o sistema nervoso e tornar mais difícil a liberação do contato em caso de choque.

Ambas as correntes têm suas aplicações específicas, e a escolha depende das necessidades do dispositivo ou sistema elétrico em questão.

A compreensão dessas diferenças ajuda a melhorar nossa relação e uso da eletricidade em nosso dia a dia, garantindo sua eficiência e segurança.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]