Vida e Saúde

Doenças colorretais: causas e sintomas

Ads 02

Doenças digestivas podem afetar todos os aspectos da sua vida. No entanto, mesmo sofrendo de alguma doença colorretal muitas pessoas se sentem desconfortáveis ​​ao discutir sua condição e/ou sintomas que afetam suas vidas diárias – incontinência fecal, sangramentos no reto e dor anal são alguns sinais de que algo pode estar errado. 

Dependendo de sua condição particular, você precisará consultar um gastroenterologista, cirurgião colorretal, proctologista ou outros especialistas para criar um plano de tratamento específico para seu caso. 

Felizmente no Brasil hospitais públicos e privados oferecem terapias de ponta com base nas pesquisas mais recentes sobre o assunto. 

Ads 03

Além disso, por se tratar de um tema que possui, infelizmente, muito tabu na sociedade, é sempre importante deixar claro que os pacientes acondicionados com alguma enfermidade no reto ou cólon são tratados com respeito, empatia e compaixão. Dito isso, traremos para você abaixo todos os detalhes que você precisa saber sobre as doenças colorretais. 

Saiba mais >>   Síndrome De Burnout Passa A Ser Doença Ocupacional E Gera Impacto Nas Empresas A Partir De Janeiro

Causas de doenças do cólon

Muitos brasileiros têm doenças do cólon ou uma certa dificuldade de evacuar. Muitos fatores podem contribuir para esses problemas, incluindo dieta, atividade física e genética. Contudo, outras causas podem gerar doenças e outros problemas que podem afetar o cólon.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

As doenças colorretais, como o nome já aponta, afetam o cólon e o reto. O cólon é a maior parte do intestino grosso, enquanto o reto é a porção final, terminando no ânus. Condições e doenças colorretais incluem:

  • Câncer anal;
  • Câncer de cólon;
  • Câncer retal;
  • Pólipos colorretais. Crescimentos no cólon ou reto que podem se transformar em câncer de cólon se não forem removidos;
  • Vólvulo do cólon. Torção incomum de parte do trato gastrointestinal (GI) que pode reduzir o fluxo sanguíneo;
  • Doença diverticular. Uma condição digestiva comum que causa pequenas bolsas que se projetam dentro do cólon ou do intestino grosso;
  • Prolapso retal. Quando parte ou toda a parede do reto desliza para fora da posição normal.

Sintomas de doenças do cólon e do reto

Ads 04

Algumas condições colorretais não causam sintomas enquanto outras podem causar sintomas significativos – no geral, os sintomas que você pode notar incluem:

Saiba mais >>   Problemas com melasma? Veja alguns ácidos que podem te ajudar
  • Uma mudança nos hábitos intestinais, incluindo diarreia, constipação ou uma mudança na consistência das fezes;
  • Sangue nas fezes;
  • Dor anal ou dor abdominal contínua, cólicas, inchaço ou gases;
  • Sensação que seu intestino não esvazia; 
  • Uma sensação de plenitude ou pressão;
  • Perda de peso inexplicável;
  • Constantemente se sentindo cansado ou fraqueza. 

Procure um especialista

Seu especialista conversará com você sobre sua saúde geral e sintomas atuais antes de recomendar qualquer teste ou realizar qualquer diagnóstico. 

O objetivo do seu especialista deve ser fornecer um diagnóstico rápido e preciso, com as mais recentes opções de triagem, imagem e teste disponíveis para isso. Os pacientes devem ter em mente que o tratamento mais simples que produz resultados eficazes será oferecido primeiro. 

Ads 05

Às vezes, a medicação ou mudanças no estilo de vida podem proporcionar alívio dos sintomas. Se a cirurgia for necessária, cirurgiões colorretais são experientes em procedimentos de emergência e não emergência para curar ou melhorar doenças colorretais.

Ads 06