Vida e Saúde

É Normal Ter Coloração no Leite Materno?

Ads 02

Muitas mães podem não perceber, mas o leite materno pode possuir colorações variadas do branco azulado comum. Isso é normal?

Bom, digamos que anormal também não é, mas é um detalhe que pode causa uma preocupação muito excessiva e você pode até achar que essa coloração pode prejudicar seu pequeno.

Ter uma coloração diferente pode ser sinal de muitas coisas no seu organismo, até mesmo um alerta sobre alguma infecção ou início de algum probleminha.

Ads 03

O leite pode ter diferentes tonalidades sim, por isso separamos as tonalidades mais comuns e suas causas para que você por que daquela coloração e se ela representa alguma manifestação negativa ou positiva tanto para você quanto para seu pequeno.

Quais tipos de cores pode obter o leite materno?

As cores podem variar de um branco mais neutro a um mais forte com um fundo amarelado, um mais puxado para o creme ou para o branco puro. E é importante informar que essas alterações da coloração é algo que vai acontecer naturalmente, pois o leite possui duas fases comuns: colostro e o leite materno comum.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

O colostro não é especificamente um leite, ele é mais considerado como um liquido mais denso a amarelado com o gosto salgado, totalmente o contrário do leite materno que é adocicado e possui uma coloração mais puxada para o branco com o fundo azulado.

Saiba mais >>   Saiba quais os cuidados necessários após 4 procedimentos odontológicos
Ads 04

Porém, você sabia que além dessas duas tonalidades, o se leite também pode possuir outras cores? Pois é, muitas mães podem não saber desse detalhe. A seguir, vamos falar sobre essas cores diferentes e suas indicações referente ao seu organismo:

Leites rosados

Esses leites costumam possuir uma tonalidade rosa-bebê, lembrando muito um leite feito com complementos de morango ou frutas vermelhas. O leite pode obter essa tonalidade pela ingestão de alimentos de cores fortes como beterrabas e algumas frutas que costumam pigmentar roupas, acabando pigmentando o leite também. Porém é muito importante que você fique de olho, pois essa coloração também pode indicar a presença de sangue.

E se realmente haver sangue em seu leite, isso significa que os dutos de leite e a células responsáveis pela sua produção estão aumentando e expandindo as correntes sanguíneas deixando que o sangue se mistura um pouco com o leite, algo que costuma cessar depois de alguns dias, e também pode obter sangue no leite por conta das rachaduras e feridas feitas ao redor e na ponta do mamilo.

Ads 05

Se caos você perceber que a presença do sangue ainda está visível no seu leite por um longo período, procure ajuda médica para saber mais detalhes sobre o ocorrido.

Leites amarelados ou alaranjados

Essa tonalidade mais amarelada ou alaranjada pode se obter no leite pelo fato de você ingerir muitos alimentos dessas cores como abóbora, mamão, cenoura, abacaxi, maracujá, batata, mandioquinha, e por aí vai.

Saiba mais >>   Câncer colorretal: conscientização e prevenção em foco no Setembro Verde

E pode ficar tranquila, pois essa tonalidade geralmente não é nenhum motivo para preocupações.

Leites azulados ou esverdeados

Os leites com tonalidades mais puxadas para o verde ou azul também são resultados de muita ingestão de alimentos que contém esses pigmentos como couve, espinafre, brócolis, agrião, e até frutas como blueberry, por exemplo. E essa tonalidade também não é nenhum motivo para preocupações.

Leites escuros ou pretos

Esses tipos de leites são muito raros de sair, pode haver um pequeno escurecimento, mas nunca ao ponto de se aproximar do preto. Essa tonalidade surge quando você está tomando medicamentos com muito ferro, por exemplo, ou que podem alterar seu organismo interferindo na tonalidade do seu leite também.

É importante prestar atenção nesses tipos de leite, pois eles podem possuir um pouco de sangue assim como leite rosado e o vermelho, o qual vamos falar logo a seguir.

Leites avermelhados ou amarronzados

Esses leites são os que você precisa tomar mais cuidado, pois são os principais que indicam uma presença considerável de sangue.

Nós comentamos que o leite rosado não é preocupante, porém, esses dois que citamos acima precisam tomar um pouco mais de cuidado, pois eles sim possuem uma quantidade de sangue consideravelmente preocupante.

Resíduos brancos e brilhantes no leite

Isso significa que há um sinal de mastite, uma doença na mama que causa inflamações nos dutos de leite e podem causar pequenos coágulos de leite (resíduos brancos). Mas se caso essas partículas surgirem no leite após você o guardar dentro da geladeira, não há necessidade de preocupação, pois eles apenas sofreram uma pequena alteração em sua composição por estar em uma temperatura muito mais baixa do que há em seu seio.

Saiba mais >>   Leucemia linfocítica aguda pediátrica: cada vez mais curável

Meu leite está com cheiro e gosto forte, é normal?

Se caso seu leite não estiver pigmentado, mas houver um gosto e cheio estranhos, saiba que isso é muito comum dependendo do que você tiver comido ou bebido.

Como tudo que ingerimos também vai para o leite, é normal que fique com um gosto mais forte se você comeu algo mais gorduroso ou mais massudo, como uma lasanha ou uma carne com gordura, por exemplo. E se caso você tiver ingerido comidas com alho, pode ter certeza que seu pequeno sentirá um leve sabor do alimento no leite, e isso é ótimo!

Dessa forma, ele já vai se acostumando com o gosto das coisas e não vai estranhar quando começar a se alimentar de papinhas, por exemplo.

É normal a coloração do meu leite ficar mais intensa conforme ele vai diminuindo?

Sim, é muito comum o leite materno adquirir uma coloração semelhante a um amarelo quando já está prestes a secar. Isso acontece pelo fato dele se intensificar um pouco mais para poder dar um sustento maior para seu filho, já que ele está começando a desmamar e a ingerir novos alimentos que irão substituir o leite o organismo.

Você vai começar a perceber essa coloração nas gotas, quando elas se formarem mais encorpadas e densas como se fossem leite de vaca, mais encorpados e sem muita transparência e até com um fundo mais amarelado, esse momento que você vai saber que os dutos de leite já estão começando a diminuir a produção do liquido e o leite já não desce com tanta facilidade para sua mama.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]