Empreendedorismo, Negócios e Economia

Edição de vídeo: conheça as principais recomendações e a sua importância no mercado atual.

O que saber sobre a edição de vídeo?

Ads 02

A edição de vídeo é um segmento que tem uma tendência de crescimento nos próximos anos. E é possível enxergar esse fato ao observar como os vídeos estão sendo os principais meios de comunicação que os usuários estão consumindo. Exemplos como o TikTok, Kwai, shorts do Youtube, Facebook e Instagram, comprovam essa tendência.

Mas afinal, do que consiste a edição de vídeo?

Resumidamente, a edição de vídeo consiste na modificação da estrutura de um vídeo. Dessa forma, o editor pode fazer o que quiser com o vídeo diante das ferramentas que estão ao seu dispor, seja adicionando efeitos visuais e sonoros ou cortando o conteúdo.

Ads 03

E os campos de atuação para os editores de vídeos são inúmeros. É possível trabalhar em um estúdio cinematográfico, em emissoras de televisão, como freelancer, montando sua própria produtora de vídeo, em empresas que necessitam de marketing de vídeo, etc. 

Enfim, o mercado para o editor de vídeo é muito amplo e está em crescimento.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   Clube de descontos é a aposta de startup para fomentar a economia em tempos de pandemia

A seguir, você vai ver alguns dados que apresentam a relevância que os vídeos estão tendo atualmente.

A importância de aprender a edição de vídeo

Ads 04

Não adianta apenas mostrar como pode ser vantajoso ingressar na carreira de edição de vídeo, é necessário apresentar fatos que comprovam isso.

Para começar, dados recentes da Cisco¹ mostraram que a estimativa no ano de 2020 era de que 82% do tráfego na internet fosse gerado por vídeos, assim como 80% dos usuários relataram que preferiam consumir conteúdo no formato audiovisual.

No contexto brasileiro, 86% preferem acessar conteúdos no formato de vídeo e 36% assistem pelo menos um vídeo por dia².

Ads 05

No ramo do marketing, os vídeos representam uma grande vantagem.

Dados de profissionais apresentados pelo infográfico da Invesp³, mostraram as contribuições dos vídeos para as empresas. Sendo assim, esse trabalho apresentou os efeitos e a percentagem que os vídeos tem sobre os empreendimentos:

  • Melhoram a compreensão do usuário sobre o produto ou serviço, 95%
  • Aumentam o tráfego para o site, 87%;
  • Geram leads, 83%;
  • Proporcionam crescimento na venda, 80%. 
  • Aumentam o tempo médio que os visitantes passam em uma página, 81%

Como você viu os vídeos possuem um grande potencial de expansão.

Saiba mais >>   Feedback: saiba quando as atitudes de um gestor passam do limite

Mas para muitas pessoas, iniciar nesse ramo pode ser difícil. Pois, geralmente, elas acreditam que a edição de vídeo é para quem já tem uma familiaridade ou um dom para esse trabalho, ou que para ser aceito no mercado é preciso ter grandes habilidades. 

Além disso ser um equívoco muito comum e que desestimula quem está interessado na edição de vídeo, é preciso ter em mente que os grandes editores de vídeos começaram da estaca zero.   

Diante disso, você verá algumas recomendações para iniciar nesse ramo.

Recomendações para começar nesse ramo 

Praticamente qualquer pessoa pode começar a editar vídeos, no entanto, se você pretende ser um profissional é importante ter em mente algumas recomendações.

Saiba dos seus objetivos

Para você ter uma trajetória de sucesso é necessário que você defina quais são seus objetivos. Isso serve para que você tenha um direcionamento em suas ações, pois o ramo de edição de vídeo é amplo

Fazendo isso, você saberá muito bem onde quer chegar e quais ações e recursos precisarão ser empregados para atingir seus objetivos.

Estudo e prática

Para que você seja um profissional de destaque e capacitado para editar um vídeo do mais simples ao mais complexo, é imprescindível que você estude e pratique bastante. 

Saiba mais >>   9 principais consequências que o nome sujo pode trazer

O ramo de edição de vídeo é muito pragmático, você terá que realizar muitas ações e experimentar as diversas funcionalidades dos programas de edição de vídeo. 

Mas cuidado para não ser unilateral, alinhe o estudo e prática. 

Por essa razão, fique sempre se atualizando com o mercado atual, as tendências, pesquise os termos técnicos, cursos, artigos, canais de Youtube. Não se acomode.

Não tenha medo de começar no mercado

Se você já está estudando e praticando há algum tempo, mas ainda não sabe muito bem o que fazer para ingressar no mercado, é importante pensar em alguma estratégia para dar os primeiros passos.

Sendo assim, o principal conselho é montar um portfólio com algumas de suas produções. Com o portfólio, os seus potenciais clientes saberão do seu trabalho e isso ajudará a divulgar as suas habilidades de edição de vídeo. 

Você pode acrescentar também, uma carta de apresentação, elencando as suas habilidades, sua experiência, sua especialidade, os cursos que você fez.

Outro facilitador para se inserir no mercado e conseguir propostas, é divulgar o seu serviço em redes sociais ou se cadastrar em sites de freelancers.  

Com a leitura desse artigo e das recomendações, você teve conhecimento do potencial que o profissional de edição de vídeo tem para o futuro e de como se preparar para essa área.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]