Empreendedorismo, Negócios e Economia

Empresas exponenciais: o que são e como se tornar uma

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Existem empresas que engatam a terceira marcha e não param de crescer, e isso é algo impressionante se pararmos para pensar na realidade do mercado. Elas são chamadas de empresas exponenciais, e são conhecidas por terem seus objetivos bem definidos.

Todo empreendedor ao começar uma empresa sozinho ou com seus sócios tem um sonho de ser uma dos maiores do mercado. É nato do empresário sonhar alto e ter muito bem definido onde deseja chegar para alcançar esse objetivo.

A questão é como fazer isso dar certo e quais são os passos a serem dados para tornar esse sonho possível? É possível imaginar uma espécie de receita de bolo capaz de levar uma empresa ao ápice financeiro do seu setor?

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É importante deixar muito claro os objetivos a serem conquistados e entender a realidade de cada negócio, principalmente para estipular metas gananciosas, mas, é claro, não impossíveis

Em questão de obviedades, algumas organizações como uma empresa de uniformes personalizados terá uma receita inferior a empresas de segmentos mais abertos a um público mais amplo. 

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Dentre todos os desafios que envolvem o mercado, uma coisa é nítida, o caminho é longo e os desafios são muitos. Neste artigo abordaremos sobre as empresas que superaram todos eles e cresceram exponencialmente, por fim, daremos dicas de como chegar lá. 

Primeiro, entenda o que são empresas exponenciais

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Toda empresa causa um impacto no mercado. Ademais, seja ela maior ou menor, onde existe rotatividade de dinheiro, haverá uma presença capital notória. Empresas pequenas costumam agir em esferas menores, atingindo bairros dentro de uma mesma cidade.

Já as empresas consideradas exponenciais causam um impacto muito maior, estendendo-se até a esfera global. Isso ocorre porque a maioria dessas grandes marcas acaba por se desvincular das tradicionais receitas utilizadas pelas pequenas empresas.

Existe um dado que diz que empresas exponenciais crescem até 10x mais do que suas concorrentes. Tal sucesso acaba causando curiosidade de diferentes pessoas em diversos segmentos, principalmente para compreender a fórmula desse sucesso. 

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Pois bem, vejamos agora como uma indústria de embalagens de papelão, ou marketing digital, e até startups acabam atingindo esses patamares tão distantes da realidade.

Semelhanças entre organizações exponenciais

Agora que sabemos do que se tratam as empresas exponenciais, vejamos como elas se relacionam com as organizações exponenciais e como são semelhantes em vários pontos, mudando apenas o tamanho da escala. 

Começaremos pela estrutura que é utilizada nessas grandes organizações exponenciais. As pessoas que observam do lado de fora acreditam que pelo número tão elevado, a estrutura das organizações exponenciais é infinitamente maior que a da concorrência.

Essa análise simplória e equivocada dos dados engana muitos, que acabam não percebendo a verdade por trás da organização que foi elaborada. Toda empresa exponencial busca por menos estrutura e mais tecnologia.

Por exemplo, um distribuidor de etiqueta adesiva deve ter sua logística estrutural elaborada para realizar suas entregas e prestar com qualidade seus serviços, mas isso pode ser feito comprando máquinas mais modernas e sistemas avançados.

Desta forma, abre-se a possibilidade de produzir muito mais do que já é feito, de maneira bem mais organizada e de qualidade superior. Há também o foco no investimento pelas novas tecnologias digitais, que acabam por auxiliar em todos os processos ditos antes.

Antes um número elevado de colaboradores acabava por produzir muito mais do que um número reduzido. A conta era fácil, 500 pessoas produziam mais do que 50 pessoas, mas é preciso levar em consideração a falta de tecnologia da época. 

Hoje, com os avanços tecnológicos, é quase certo dizer que 500 pessoas em um mesmo setor mais atrapalham que ajudam, pois para manusear máquinas realmente necessárias, exige-se um cuidado mais técnico e sensível do que número. 

Isso não quer dizer que a demanda seja inferior à antigamente, pelo contrário, sem a tecnologia de hoje, jamais seria produzido na escala que é feito atualmente.

É importante dizer isso, pois muitos acreditam na ausência da humanidade em tarefas relevantes, mas isso é uma informação falaciosa. Toda grande empresa exponencial entende a pessoa como ponto-chave de seu crescimento, e tenta mantê-la na marca.

Ou seja, é possível dizer que o foco está na produtividade dessas empresas comparado com as concorrentes, seja uma fabrica de mochilas ou qualquer outro segmento. 

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Entenda o que são os 6D’s do crescimento exponencial 

A gestão de negócio exercida pelas empresas exponenciais passa pelo chamado 6D’s do crescimento exponencial, são métricas definidas que diferenciam elas das empresas comuns. Ou seja, são elas:

  1. Digitalização: baseia-se em digitalizar ao máximo os processos da empresa;
  2. Decepção: é o momento em que tudo parece estar dando errado;
  3. Disrupção: o produto passa a chamar a atenção do público;
  4. Desmaterialização: o abandono total das métricas tradicionais e adoção do digital;
  5. Desmonetização: o custo se torna baixo e as soluções são baratas;
  6. Democratização: todos têm acesso livre ao produto onde quer que seja.

Note que esses os 6D’s estão relacionados aos processos que qualquer empresa tende a passar um dia. A questão é que no início, onde existe a primeira decepção, a maioria desiste. Então, mesmo após o 3ºD (disrupção), acabam se perdendo em alguma etapa.

Tão perigoso quanto a falta de receita, é o excesso de receita mal investido, e são nesses momentos que as empresas deixam de crescer. Isso ocorre com comércios pequenos, startups, clinica de fisioterapia, ou seja é muito mais uma questão de gestão. 

Passo a passo para uma empresa exponencial 

Agora que já sabemos o que são as empresas exponenciais, quais as semelhanças entre elas, bem como que já definimos as métricas que envolvem o crescimento, chegamos no momento de mostrar um passo a passo para se tornar uma empresa exponencial. 

1 – Defina os objetivos 

Uma empresa com propósitos bem definidos saberá como chegar até onde almeja. Ou seja, as estratégias bem montadas guiarão a organização. Se necessário, faça uma reforma cultural em tudo e mostre para o que você veio. 

2 – Seja relevante dentro da sua comunidade

Empresas de prestação de serviços de contabilidade, assim como outras, precisam conhecer e viver com o setor que fazem parte. A troca de experiências fará você conhecer pessoas que tenham a mesma visão que a sua e que além disso poderão te ensinar muito. 

Grandes equipes são formadas por pessoas que se conheceram em eventos parecidos ou após uma troca de experiência que surgiu de um momento de convivência ou palestra. Ter uma boa equipe que trabalhe com você é extremamente relevante, vá procurá-los! 

3 – Reforme bons modelos

Muitas pessoas vêm com a ideia de revolucionar tudo o que enxergam e colocam isso como um foco inapto para o sucesso de qualquer que seja o setor. Existem casos onde empreendedores tiveram ideias inovadores, mas dificilmente surgiram do zero. 

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Espelhar-se em modelos que tiveram sucesso e observar pontos que possam ser melhorados dentro daquele setor é algo extremamente necessário, principalmente para ter por onde se direcionar.

Todo o negócio precisa de uma inovação, mas não necessariamente de uma revolução. Lembre-se que revolucionar é desconstruir tudo o que já existe e criar algo do nada, baseado em uma ideia ilusória, ou seja, ainda não existente. 

Você pode propor soluções para uma empresa de portaria e construir sua ideia e negócio baseado nas necessidades do que está vendo no mercado. Inclusive, mostrar maneiras mais fáceis de realizar algo e vender isso, deu vida a todas as BigTechs.

4 – Monte um bom plano de marketing

Sua ideia é inovadora e resolve os problemas das pessoas, mas apesar disso elas ainda não te conhecem? Pois bem, é hora de montar o seu marketing de vendas. Seja o seu público-alvo o setor de varejo ou empresas.

Se você seguir os 6D ‘s, já explicados neste artigo, chegará o momento em que terá sua base quase que inteira digitalizada. Todos os processos e sistemas estão integrados e é bem possível que uma plataforma pessoal esteja em desenvolvimento. 

Visto isso, é necessário investir na obtenção de dados dos seus clientes para definir as melhores estratégias de marketing de vendas. Somente por meio da informação que será possível montar um plano de marketing coeso com a realidade da sua empresa.

Ademais, muitas organizações acabam por realizar esses processos de maneira desorganizada e acabam perdendo dinheiro em investimentos equivocados, por isso, tome cuidado.

5 – Faça autoavaliações constantes

Existe uma cultura dentro das empresas exponenciais que diz que sempre há por onde melhorar. Esse pensamento de que existe espaço para melhorar, reforça sempre a ideia da autoavaliação. 

Esse sistema consiste em fazer perguntas-chave, capazes de dar um norte de o porquê estar fazendo aquelas tarefas e como melhorar o que já está dando certo. É como um famoso escritório de contabilidade que sempre está investindo na melhoria dos serviços. 

Não há espaço para comodidade dentro dessas empresas, isso faz parte da cultura delas. Acreditar que estão em um bom caminho é importante, mas jamais pode prevalecer a prepotência de achar que não há por mais como melhorar. 

Conclusão

Por fim, essas foram as dicas de como se tornar uma empresa exponencial, ou seja, de conseguir ótimos resultados, prestando sempre um trabalho responsável e bem executado. Esperamos ter te ajudado a entender o assunto. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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