Entenda a importância da fidelização de clientes
Neste conteúdo você vai saber sobre
A fidelização de clientes é um passo fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Penso só, você mesmo deve ser um cliente fiel de diversas empresas e marcas.
Então, isso se apresenta de maneira direta na forma como as pessoas interagem no mercado, seja na interação com uma empresa de paisagismo ou com qualquer outra organização, independentemente do ramo de atuação.
Entretanto, é importante ter em mente que existem uma série de elementos importantes para conseguir garantir essa fidelização.
Ela deve estar presente em todos os momentos da jornada de compra de um cliente, desde a descoberta, ou seja, quando ele ainda não tem vínculo com a empresa e é apenas um visitante.
Esta etapa, aliás, é muito importante, uma vez que a primeira impressão que sua empresa causar terá um forte impacto nas decisões de compra e de fidelidade que ele vai optar por ter no futuro.
Os motivos para garantir os clientes em sua empresa comprando constantemente são vários. Dentre os principais, podemos citar:
- Lucro para a empresa;
- Mais propaganda;
- Bons feedbacks;
- Estreitamento do relacionamento entre consumidor e marca.
Existem muitos outros motivos para reter clientes e conquistar ainda mais espaço em um mercado que busca esse tipo de resultado. Quanto mais você explora suas possibilidades, maiores são as chances de sua empresa decolar.
Dessa maneira, você acaba conseguindo resultados muito mais expressivos. Por isso, é importante entender os motivos de porque é tão importante fazer o número de clientes de fornecedores de plantas ornamentais crescer.
Conheça alguns tipos de cliente
Ademais, existem diversos tipos de cliente fidelizado no mercado, e é importante você compreender esse modelo para saber com que tipo de consumidor você está lidando.
Quando você oferece um bom produto, vinculado a um bom atendimento, consegue resultados bastante satisfatórios. Isso se reflete em como seus clientes lidam com a empresa.
O cliente fiel convicto é aquele que está sempre do seu lado. É com ele que você consegue identificar a força de sua marca e de seus produtos, uma vez que ele sempre consome todas as novidades que você lançar.
Além disso, este cliente oferece feedbacks profundos e pode até mesmo agir como um influenciador a favor de sua marca, por isso é importante ficar de olho nele.
O cliente fiel dividido é aquele que gosta de sua marca, consome fielmente, mas está interessado em produtos de outras marcas também. Neste caso, é importante entender este cliente e porque ele está consumindo de uma marca diferente da sua.
A análise de concorrência acaba ficando muito mais fácil quando você procura respostas com esse tipo de consumidor.
O cliente fiel inconstante é aquele que é fiel a um produto, mas não a uma marca. Ele está constantemente mudando de empresas, e é uma ótima oportunidade para você avaliar seus pontos fracos e entender o que fez este cliente procurar outra marca.
Por último, o cliente infiel. Este é um cliente que não tem nenhum tipo de relação ou vínculo com uma marca e produto, embora esta não seja uma condição permanente.
Através de um bom relacionamento durante a negociação, você pode acabar transformando este em um cliente fidelizado para sua empresa de uniformes ou qualquer outra.
Por que promover a fidelização de seus clientes?
Depois de compreender em quais estágios seus clientes estão, é possível identificar alguns elementos fundamentais para você conseguir converter mais clientes para a fidelização, aumentando assim o potencial de sua empresa.
Entre os principais motivos para isso estão:
Aumentar a divulgação
Uma empresa com clientes fiéis faz com que essas pessoas atuem como promotoras da marca. Isso significa que elas apresentarão e falarão bem de sua empresa em suas redes de amigos e familiares, aumentando ainda mais as possibilidades de sua empresa.
A divulgação boca a boca ainda tem um enorme potencial, principalmente por ser apresentada por uma pessoa que teve de fato uma experiência com, por exemplo, empresas de contabilidade, e se tornou fã de uma marca específica.
Por isso, muitas pessoas acabam aceitando as indicações de clientes fidelizados.
Com essas indicações e esse potencial de negócios, é possível reduzir os custos com propaganda de sua marca, o que permite que você invista este valor em outras áreas importantes para garantir clientes ainda mais satisfeitos.
Lucros maiores
Um cliente fidelizado comprará mais vezes de sua loja. É bem comum que esse cliente compre várias vezes algum tipo de produto, incluindo linhas inteiras ou novidades em seu lançamento. O cliente fiel é aquele que tem real interesse no que você tem a oferecer.
Isso acaba aumentando suas possibilidades de vendas, uma vez que você tem um consumidor que já possui empatia com a marca e compreende os motivos de um preço ser mais elevado durante o lançamento.
A fidelidade, principalmente para empresas que trabalham com produtos de consumo rápido, é fundamental para manter a saúde financeira da empresa e conseguir se posicionar melhor no mercado, conquistando mais espaço.
Feedback frequente
Um cliente fiel é aquele que deseja a melhoria da empresa. Por isso, ele dará o melhor tipo de feedback que sua companhia de serviços de conservação pode receber. Isso significa que ele elogiará o que deve ser elogiado, mas fará críticas e sugestões também.
É importante ter em mente que um cliente insatisfeito provavelmente fará um feedback baseado na emoção que está sentindo no momento, enquanto um cliente que acabou de efetuar sua primeira compra fará um feedback mais emocionado.
Entretanto, o cliente fiel tem tempo para digerir e aproveitar todos os recursos que você tem à disposição, explorando esse tipo de mercado de maneira muito mais efetiva, conseguindo mais recursos para sua empresa.
Você sabe que o cliente está comprometido com sua marca quando ele gasta um tempo na pesquisa de qualidade, efetivamente identificando fatores a melhorar e dando sugestões, enquanto elogia seus pontos fortes.
Como fidelizar um cliente?
Para conseguir fidelizar um cliente com sua empresa especializada em construção civil, é preciso ter atenção a alguns elementos que podem ajudar muito no processo, principalmente quando você se atenta a algumas ações de planejamento estratégico.
Saiba se comunicar
Entender seu consumidor é um passo fundamental para você conseguir uma fidelização maior. Através desse entendimento, você consegue identificar que ações poderão ser realizadas para conseguir aproveitar mais a proximidade do consumidor com a marca.
Por isso, é importante se atentar a vários detalhes na jornada de compra, desde interesses que levaram o usuário até seu site, a forma que prefere efetuar os pagamentos, suas preferências de cadastro e outros elementos que podem abrir margem para um atendimento.
Nesse momento, você acaba aproximando ainda mais o consumidor quando identifica seus resultados e demonstra as qualidades que você conseguiu identificar ao longo da criação de conteúdo.
Invista em seu atendimento
Um cliente fidelizado teve uma boa experiência. Por isso, trabalhar a experiência do cliente é um ponto crucial para conseguir mais fidelização. Você precisa realizar um atendimento que de fato chame a atenção do consumidor, por sua qualidade, agilidade e outros recursos de sua distribuidora de flores.
A tecnologia trouxe uma excelente ferramenta na figura do chatbot. Trata-se de uma inteligência artificial produzida especificamente para atender o público. Esta ferramenta funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Por isso, quando o cliente desejar um atendimento de madrugada ou no final de semana, ele não ficará sem resposta por todo esse período até a abertura de sua empresa e o retorno do atendimento com sua equipe.
Isso porque o chatbot é programado para atender a uma série de dúvidas comuns, que podem ser resolvidas diretamente com a inteligência artificial. Além disso, você ainda pode contar com mais recursos se usar tecnologias como o machine learning.
Neste caso, o chatbot acaba “aprendendo” perguntas que seus clientes façam e ele não consiga responder, atualizando seu banco de dados e aumentando suas capacidades de forma natural.
Trabalhe a expectativa dos clientes
Quando você oferece benefícios além dos que o cliente já estava esperando, consegue superar suas expectativas. Esse tipo de resultado positivo é fundamental para conseguir melhores números com seu distribuidor de telha sanduíche junto aos clientes.
Criar programas de incentivo e outras formas de agradar o cliente é funcional, mas em um mercado cada vez mais competitivo, pensar em um diferencial é uma obrigação, criando um modelo único que atrai muito mais consumidores para seu estabelecimento
Considerações finais
A fidelização de clientes é um processo fundamental para a vida de qualquer empresa, independentemente de seu porte. São estas pessoas que estarão nas primeiras filas quando uma novidade for anunciada, testarão e divulgarão seus produtos ou serviços.
Por isso, é importante saber como lidar com clientes fidelizados da melhor maneira possível, criando experiências cada vez mais satisfatórias e aproveitando as qualidades que podem oferecer para um relacionamento cada vez melhor entre consumidor e marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.