Empreendedorismo, Negócios e Economia

Estudar finanças para seu negócio: Saiba os benefícios

Ads 02

O sonho de abrir um negócio próprio e se tornar o seu próprio chefe, trabalhando com algo que seja realmente prazeroso, é uma ambição de muitos brasileiros. No entanto, o que passa despercebido é a importância do conhecimento sobre finanças para seu negócio

Afinal, ainda que realizar novas vendas seja o principal objetivo de todas as empresas, de nada adianta a conquista de novos clientes, quando a administração financeira é ineficiente ou inexistente.  

Isso porque, o controle da verba empresarial envolve e interfere diretamente em todas as ações organizacionais – desde o planejamento e análise de dados, até a produção de materiais ou serviços -.  

Ads 03

Ou seja, ainda que momentaneamente as novas vendas sejam possíveis, uma boa gestao financeira startup acaba comprometendo esse desenvolvimento das vendas, mais cedo ou mais tarde. 

Isso compromete a reputação da marca e até a sobrevivência da empresa, pois uma boa gestão faz toda a diferença na produção e desenvolvimento de projetos, produtos ou serviços da marca.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Importância do aprofundamento sobre os princípios das finanças  

Em um ambiente profissional tão competitivo, abrir um negócio próprio e mantê-lo relevante, exige muito mais do que apenas força de vontade. É preciso conhecimento e determinação para traçar estratégias certeiras visando os objetivos que você deseja.

Ads 04

O investimento em um curso tecnico de gestão financeira ou em uma graduação, deixa de ser um diferencial e se torna uma necessidade. 

 Isso porque, estudar finanças corporativas permite que os empresários sejam capazes de não somente viabilizar novas vendas, mas também agir de modo a otimizar essas trocas comerciais, fazendo com que os clientes comprem cada vez mais e o lucro se multiplique.  

Assim, a formação em uma administração financeira faculdade representa uma vantagem competitiva muito importante, principalmente entre os micro e pequenos negócios – que são naturalmente mais sensíveis às pressões do mercado e às concorrências.  

Saiba mais >>   Queixas sobre crédito consignado crescem 80% na pandemia, aponta Sindec; veja como evitar golpes!

Como uma boa administração financeira afeta um negócio  

Ads 05

Estima-se que um em cada quatro empreendimentos brasileiros encerram as atividades antes mesmo de completar dois anos de atuação no mercado. E muitas dessas empresas, sequer chegam a superar as dificuldades do primeiro ano de funcionamento.  

Segundo dados divulgados pelo SEBRAE, isso se dá principalmente devido a problemas financeiros e gerenciais que acabam interferindo no pagamento de dívidas, na capacidade de investir em ações de marketing e no aumento de débitos de diversas origens.  

Afinal, a falta de formação prévia em um curso ead gestão financeira, por parte dos empreendedores, pode resultar na efetuação de uma série de ações errôneas que podem colocar em risco todo o sucesso e planejamento da marca.

Ações essas que com o tempo vão se acumulando e impedindo a reestruturação do negócio e a manutenção das operações, podendo ocasionar até mesmo a falência da empresa.  

Como é o caso da: 

  • Negligência com a análise do mercado; 
  • Falta de atenção com a atuação dos concorrentes; 
  • Não compreensão quanto às necessidades do público; 
  • A privação do desenvolvimento de um planejamento estratégico; 
  • A formulação de metas imprecisas ou inalcançáveis, entre outras. 

Em contrapartida, as pessoas que investem na gestão financeira melhores faculdades, antes da abertura de um negócio, possuem uma facilidade maior em compreender o mercado em que se pretende atuar. 

O que acaba ajudando os profissionais na elaboração de estratégias e construindo planejamentos e realizando investimentos mais inteligentes, benefícios que abraçam a marca e seus colaboradores.  

Isso permite que os gestores sejam capazes de, desde o início do projeto, garantir a otimização do controle financeiro e dos processos, conquistando uma segurança maior para a marca e administrando mais efetivamente o estoque.  

Além disso, é possível evitar a criação de produtos ou serviços que não sejam interessantes para os consumidores, o que afeta as vendas, a conquista de clientes e, claro, a lucratividade geral da empresa. 

Como realizar uma boa gestão financeira 

Como foi possível perceber anteriormente, o setor financeiro de uma instituição comercial é uma das partes mais importantes do negócio e, por isso, requer muita atenção e zelo em todas as atividades realizadas.  

Por isso, uma boa gestão dessas funções administrativas é crucial para permitir a observação quanto à situação atual da marca, bem como, para a elaboração de planos de ação. 

Saiba mais >>   Mecanismos nas redes sociais que facilitam a divulgação do seu negócio

Assim, para garantir uma boa coordenação deste setor é necessário focar em atividades cruciais para que isso aconteça, como: 

  1. Reduza os custos adicionais 

Uma das melhores formas de aumentar a lucratividade de uma empresa é identificando os custos improdutivos e eliminando esses gastos adicionais que apenas fazem as despesas serem ainda mais elevadas para a marca.  

Essa é uma técnica administrativa ensinada no melhor curso de gestão financeira do país, pois o solucionamento deste tipo de adversidade é capaz de comprometer por completo a capacidade de crescimento dos negócios e a efetuação de novas vendas.  

Até porque, o aumento das despesas no processo operacional interfere diretamente no preço do produto, na qualidade dos materiais e em toda a viabilidade da produção de produtos. 

  1. Estude as finanças em conjunto com o contador 

A contratação de um contador qualificado, formado em uma faculdade e com experiência de atuação, é crucial para a garantia de decisões financeiras livres de falhas, para uma organização econômica aperfeiçoada e para a construção de uma base de dados sólida.  

No entanto, ainda que essa parceria seja crucial para o desenvolvimento positivo da empresa, a realização de um curso de gestão financeira ead,  é extremamente importante para todos os empresários e investidores.  

Isso porque, deste jeito é possível manter-se próximo das decisões monetárias da empresa, de forma a se ter um controle maior sobre os processos e um domínio acerca dos fatos contábeis. 

Fatos que vão desde o armazenamento e acompanhamento de documentações até mesmo os balanços patrimoniais da empresa, tudo para te ajudar a se organizar da melhor maneira possível e ter uma visão macro sobre toda a sua empresa. 

  1. Analise os dados 

A análise recorrente dos gastos é uma teoria muito presente no curso de gestão financeira grade curricular

Isso porque, ela permite que os empreendedores e gestores administrativos sejam capazes de acompanhar a geração de lucro da marca e o real desenvolvimento do negócio. 

 Através dessa estratégia é possível realizar planejamentos acerca das melhores formas de investir os recursos e criar metas ou objetivos que condizem com a capacidade de geração de lucros da instituição.  

Saiba mais >>   Como implementar inovação digital em seu negócio?

Mas, para isso, além de acompanhar os custos fixos e variáveis, o lucro operacional, os preços de venda, faturamento, margem de contribuição e indicadores econômicos, é fundamental que todas essas informações sejam atualizadas periodicamente.  

Do mesmo modo, os estudos sobre esses dados financeiros devem ser feitos com regularidade, para que só assim as projeções e as definições de planos de ação sejam de fato confiáveis.  

Somente com esse exame dos gastos e dos investimentos, será viável determinar se as decisões tomadas foram positivas ou negativas ou se houveram fraudes e erros humanos que comprometeram os resultados.  

  1. Invista em ferramentas tecnológicas 

A evolução tecnológica tem feito com que o investimento em softwares e em plataformas digitais dedicadas para a administração financeira de empresas, deixem de ser uma realidade apenas para as instituições com os maiores recursos.  

Na realidade, a utilização de ferramentas, como o sistema ERP – Enterprise Resource Planning –, e os dispositivos de gestão, se tornaram essenciais para facilitar a centralização de informações e o acesso aos dados de diferentes setores em todas as empresas. 

Afinal, isso permite um controle maior sobre os:  

  • Custos dos procedimentos operacionais; 
  • Cortes de despesas evitáveis; 
  • Riscos que a empresa pode vir a enfrentar; 
  • Erros humanos cometidos ao longo dos processos; 
  • Subsídios disponíveis para os planejamentos. 

Desta forma, as empresas de todos os segmentos de atuação ou porte, são capazes de desfrutar de um aumento da eficiência, da construção de relatórios mais precisos, a realização de cortes de gastos mais efetivos e um gerenciamento financeiro mais facilitado.  

  1. Faça um estudo de mercado e aprimore as estratégias de vendas 

Uma parte muito importante de uma boa gestão financeira é garantir que as vendas continuem crescendo de forma sustentável e contínua. 

Afinal, além de garantir mais receita e o aumento da lucratividade do negócio, isso torna a marca mais relevante na vida dos clientes.  

Por isso, em conjunto com uma equipe de gerenciamento de negócios, o setor administrativo das empresas deve realizar um bom estudo de mercado.

Isso para que seja possível compreender as necessidades e as preferências do público, além da adoção de novas estratégias de vendas. 

Deste modo, é possível efetuar com sucesso a melhora na retenção de consumidores e na fidelização dos clientes, fazendo com que eles se sintam mais dispostos a voltar a comprar na sua empresa, aumentar o Ticket Médio e atrair amigos e parentes para o seu serviço.  

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]