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TikTok: Como usar essa rede social para o meu negócio?

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Imagine um aplicativo novo que já rivaliza com o Instagram e o Facebook, uma rede que pode ser considerada um fenômeno, visto que conquistou um grande número de usuários em todo o mundo, este é o Tik Tok. Por conta desse alto potencial de alcance e da dinamicidade da rede, já é hora de usar o Tiktok para negocios.  

O TikTok tem foco no humor e no entretenimento como forma de engajar o público e, com isso, várias empresas têm visto um grande potencial no uso dessa ferramenta para se aproximar dos clientes.

Vamos mostrar a definição, recursos e oportunidades que essa rede social apresenta para poder ser utilizada pela sua empresa.

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Conheça o TikTok

O TikTok é uma plataforma focada na produção de vídeos curtos, de até 15 segundos. Os usuários podem gravar e editar o vídeo dentro do app, inserindo diferentes efeitos e até colocando trilha sonora.

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Essa integração proporciona uma boa experiência com vídeo e áudio na mesma plataforma.

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O aplicativo é um grande sucesso nos EUA e na Austrália, mas o maior público reside na Índia e na China.

Com relação ao método de rentabilização do app, é preciso ressaltar que ela ocorre através de publicidade e para que isso seja possível, a meta dos criadores é atingir 500 milhões de usuários ativos por mês.  

O TikTok é considerado uma rede social porque os usuários podem:

  • Postar vídeos;
  • Editar vídeos;
  • Adicionar trilhas sonoras;
  • Participar de correntes virais;
  • Interagir com outros usuários no feed ou chat.
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Assim, é preciso que as empresas de Cartão de crédito para pensionista percebam o potencial do TikTok como uma oportunidade de construir relacionamentos com o público, considerando os aspectos da rede e a presença dos potenciais clientes, usando os recursos disponíveis, principalmente em edição de vídeo e efeitos visuais.

Vamos falar mais sobre essas possibilidades na sequência, acompanhe.

Saiba quais são as possibilidades do TikTok

A rede foi fundada em 2016, mas só começou a alcançar popularidade no Brasil recentemente.

Devido a isso, muitas pessoas ainda podem não estar cientes das oportunidades que ela proporciona para escola de curso de salva vidas e muitos outros segmentos em relação a captação e interação com potenciais clientes.

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Edição de vídeo  

TikTok é um aplicativo muito simples na hora de produzir e compartilhar vídeos de 15 segundos a 1 minuto.

Os mais populares são:

  • Vídeos de música;
  •  Coreografias;
  • Conteúdo humorístico;
  • Memes.

Mas estes não são os únicos vídeos possíveis. Você pode criar material audiovisual com a cara da sua marca e como quiser, utilizando da ferramenta para agregar informação.

Para isso, basta usar os recursos do TikTok para tornar os vídeos mais envolventes e atrativos para a base de clientes.

Possibilidade de fazer crossover

Outro ponto a ser mencionado aqui é a descentralização do aplicativo. Ou seja, não há necessidade de ir diretamente ao TikTok para acessar os vídeos. 

O que está acontecendo muito na internet é que vídeos virais do TikTok estão sendo compartilhados em outras redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.

Inclusive, algumas marcas de geladeira expositora para restaurante utilizam o app especialmente para isso. É o chamado crossover, que traz ainda mais oportunidades ao negócio.

Portanto, o potencial de alcance dos vídeos do TikTok não se limita apenas à plataforma.

Conteúdo patrocinado 

Além de anunciar no Tiktok, você também pode criar conteúdo patrocinado. Nesse caso, as empresas podem criar uma hashtag e patrociná-la para promover produtos e serviços.

Tipicamente, isso costuma ser feito através de desafios ou qualquer outro tipo de conteúdo relevante para o público, possibilitando segmentar e alcançar usuários mais adequados.

Marketing de influenciadores 

O que está em alta hoje em dia são os influenciadores digitais, pessoas que estão constantemente produzindo conteúdos diversos em diferentes redes sociais e trazendo um relacionamento mais próximo com a audiência e apresentando suas rotinas.

Não à toa, elas conseguem atingir um número muito grande de seguidores que ficam satisfeitos e passam a ser influenciados em termos de comportamento e atitudes.

Então, se você quer investir em um influenciador usando essa plataforma, saiba que trabalhar com marketing de influenciadores é uma ótima ideia.

De fato, além de promover o piso autonivelante preço m2, você também pode usar hashtags específicas para engajar a audiência.

Formatos de vídeo  

Ao pensar em usar o TikTok para o seu negócio, tenha em mente que existem determinados formatos de vídeo que são mais populares na plataforma. Você pode adaptá-los às suas necessidades.

Entre eles estão:  

  • Duetos;
  • Reações;
  • Desafios;
  • Dublagens;
  • DIY.

Os duetos acontecem quando os usuários repostam vídeos colocando os próprios trabalhos ao lado do material compartilhado anteriormente, fazendo com que os dois interajam de alguma forma.

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Nas reações, um usuário se filma ou é filmado reagindo a outro vídeo na internet. Esse é um dos nichos mais populares da internet nos últimos anos.

Os desafios são criados por correntes que incentivam os usuários a repetir determinadas ações. Por exemplo: os desafios tornaram-se uma forma dos artistas promoverem novas músicas, incentivando as pessoas a copiar coreografias.

Nas dublagens, os usuários usam áudios de outros vídeos ou músicas para interpretar e agregam uma informação ao vídeo, podendo relacionar a algum contexto do seu nicho de atuação, tornando-o mais compartilhável, dinâmico e informativo. 

Por fim, no DIY (“Do it yourself” ou “Faça você mesmo”) as pessoas ensinam como fazer uma receita, dão dicas de artesanato e outras atividades desse tipo.

Veja dicas para usar o TikTok nos negócios

Você já tem uma boa noção do que pode ser feito, em termos de e-commerce e das dinâmicas do TikTok. 

Vamos continuar nos aprofundando no uso da ferramenta e criação de conteúdos nessa plataforma a partir daqui. Leia os tópicos abaixo para aprender mais sobre como se posicionar na rede.

Saiba entreter

O que pode impedir muitos empresários de considerar o TikTok como uma estratégia de marketing é o fato de que os vídeos postados lá geralmente têm mais a ver com humor.

Mesmo que seu negócio seja sério, nem sempre é ruim chegar ao público com um tutorial bem humorado mostrando Quanto custa um portão de alumínio para garagem, é preciso apenas saber dosar o entretenimento com a informação, considerando o público-alvo.

Isso não significa que a imagem mudou e agora o branding não é mais sério. A verdade é que a internet é alimentada por conteúdos divertidos e formas de entretenimento, afinal são materiais de fácil absorção.

Saiba como explorar esse aspecto para alcançar seu público e gerar engajamento.

Trabalhe a apresentação da marca

É interessante saber como você vai apresentar sua empresa e se posicionar no TikTok.  

Nem sempre é necessário criar uma conta oficial lá. Isso porque é possível contratar influenciadores para serem os porta-vozes do seu negócio na plataforma.  

Usar personalidades pode ser uma boa opção para entender a reação das pessoas diante de promoções de chapa quente eletrica preço, por exemplo.  

O melhor é que é sempre possível usar os vídeos nas outras redes sociais e mensurar os resultados nesses ambientes. 

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Contudo, é importante que a própria empresa esteja presente na rede, de modo a trazer o próprio conteúdo de forma personalizada e estratégica, testando as ferramentas que a plataforma apresenta.

Engaje os seguidores

O conteúdo precisa ser acessível ao cliente médio da empresa. Isso é importante para gerar identificação e engajamento logo de cara.

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 é crucial para estabelecer um relacionamento proveitoso para os dois lados. É a partir daí que as marcas se consolidam no imaginário das pessoas.

Não hesite em adaptar as postagens usando memes e piadas recorrentes. Desde que isso seja feito com bom senso, os resultados costumam ser muito vantajosos.

Faça testes

Mesmo que o TikTok esteja em alta no momento, não ignore outras redes sociais para se concentrar apenas nele.

Especialmente nestes tempos incertos, onde ainda não sabemos se a popularidade continuará, você precisa manter canais de comunicação fortes com os clientes, apostando nos demais ambientes que eles estão.

Então, com o tempo, se você achar uma rede social mais significativa do que outra e quiser manter a criação de conteúdo em uma só, pode decidir qual é mais relevante para o negócio e continuar investindo nela.

Mas lembre-se: quanto mais canais você tiver com seus clientes, melhor. Afinal, isso expande o alcance da sua marca.

Uma boa dica é começar a experimentar no TikTok, familiarizando-se com a plataforma e a produção de conteúdo para entender como as coisas funcionam e os resultados que podem lhe dar.

No começo, pode parecer que o TikTok não tenha tanta relevância quanto outras plataformas.

Contudo, com o tempo, o aplicativo pode crescer cada vez mais, além de atingir outros públicos que podem se tornar novos clientes.

Entenda o algoritmo

O algoritmo do TikTok prioriza o conteúdo que identifica como interessante ou relevante para os tipos de usuários.

Por isso, você deve experimentar diferentes formas de entregar sua mensagem até encontrar aquela que funciona melhor para quem você deseja alcançar.

Essa rede social colocará você no centro das atenções quando perceber que sua conta é verdadeiramente relevante para as pessoas.

Ainda mais considerando as chances de postar conteúdo viral, as oportunidades de se tornar mais conhecido são muito altas.

Inclusive, o TikTok tem um espaço destinado para fazer indicações de perfis relevantes.

Esta é uma oportunidade para as pessoas que não seguem o perfil de uma marca terem acesso ao conteúdo que ela produz pela primeira vez.

Esse é um panorama sobre o que o TikTok tem a oferecer. Conectar-se com outras pessoas por conteúdos rápidos nunca foi tão fácil!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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