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8 dicas de conversão de leads em 2022

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Toda empresa trabalha para que a conversão de leads seja eficiente, garantindo assim o processo de alcançar e converter mais clientes e, consequentemente, aumentar as vendas e a receita. 

Por isso que não basta ter um banco de dados repleto de leads, os potenciais clientes de uma empresa, e não trabalhar as informações sob uma visão ampla do marketing digital.

Nesse sentido, é possível adotar estratégias de conversão corretas que ajudam no impulsionamento de um negócio comercial mesmo dispondo de baixo capital financeiro para isso. 

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Pequenas, médias e grandes empresas têm utilizado o conceito de leads dentro de estratégias como o inbound marketing, e assim transformando os potenciais clientes em clientes fidelizados. 

No entanto, nem todos os leads gerados se transformam em oportunidades de vendas. Muitos deles simplesmente entram e saem, sem qualquer perspectiva de que vão retornar, ou acabam saindo do fluxo por algum problema de gargalo na conversão. Isso é, torna-se uma perda potencial de venda.

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Diferentes tipos de leads na internet

A configuração atual para a identificação de um potencial cliente pode ser dividida em três tipos: leads; leads qualificados para marketing; e leads qualificados para vendas.

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A partir do momento que uma pessoa demonstra interesse por um conteúdo em um site institucional, ou em uma loja virtual, principalmente ofertas de topo de funil, ela é um lead. É a oportunidade para preencher um formulário solicitando os dados pessoais. 

Os MQLs (Marketing Qualified Leads), ou seja, leads qualificados de marketing, se envolvem de maneira mais ativa. Isso é, demonstram interesse em ofertas intermediárias e, talvez, até alcancem o fundo do funil de vendas. 

O terceiro tipo é o SQL (Sales Qualified Leads), que são os leads qualificados de vendas. Esses leads interagem com a empresa, com as ofertas e todo o conteúdo disponível. Eles estão prontos para receber um discurso de vendas e foram qualificados/segmentados para uma abordagem mais precisa.

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No entanto, há duas situações distintas. O mercado voltado para o B2B (Business To Business) e o B2C (Business To Consumer). Aspectos e setores esses que precisam ser considerados para que a conversão e a fidelização ocorram adequadamente, bem como todas as tratativas.

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De forma mais fácil, o processo  B2C trata de negócios entre empresas e consumidores, e as conversões podem ser relativamente rápidas e simples, pois estão conectadas a ações imediatas e processos dentro do cotidiano e realidade de uma comercialização. 

Dentro do ciclo de vendas entre empresas, o B2B, o processo de conversão exige investimento mais longo de tempo e pode se tornar mais complexo, baseado em uma série de aspectos relacionados ao mercado em que as partes se encontram.

De qualquer maneira, a estratégia de conversão deve ser otimizada para atender da melhor forma possível às necessidades de que está oferecendo o bem de consumo. 

8 dicas para conversão de leads em 2022

Entra ano, sai ano, o marketing digital se consolida cada vez mais como uma forma mais empolgante e necessária para as empresas se destacarem em um competitivo mercado. 

A atenção dos consumidores é dividida entre as mais diferentes ferramentas digitais, entre as quais:

  • Blogs informativos;
  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • Sites corporativos.

Mesmo com o passar do tempo, essas plataformas se mostram relevantes e necessárias para a conversão de leads, e em 2022 não será diferente. 

Por isso, vale seguir a leitura e verificar 8 dicas para aumentar as taxas de conversão e não fazer feio diante da concorrência e dos clientes em potencial.

  1. Invista na estratégia de nutrição

A nutrição de leads não precisa ser complicada ou difícil de implementar. Pode ter início com um esboço geral e, então, examinar os detalhes para melhor aplicar junto à empresa e aos clientes.

O uso de landing pages para a captação de dados pode ser muito útil para ajudar nas taxas de conversão no mercado B2B que trabalha com divisórias sanitárias

Se não, muitas empresas optam pela implementação do omnichannel, em que diferentes canais de comunicação ficam à disposição para que os consumidores possam entrar em contato. 

A interação constante entre consumidores e empresas ajuda no aumento do alcance de uma marca, podendo se expandir por diferentes espaços no mundo virtual e também no real. 

  1. Faça acompanhamento e divulgação aos leads

Aliás, o acompanhamento dos usuários na internet pode fazer a diferença em um momento em que os clientes em potencial estão acostumados com experiências automatizadas. 

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É importante ressaltar a necessidade da automação do marketing, mas uma resposta mais humana e direta ao consumidor tem um valor inestimável, humanizando/personalizando o processo.

Uma empresa que presta serviço de gerador de vapor acessíveis, pode atender o mercado como fornecedor e, de forma estratégica e personalizada, alcançar públicos distintos para o bem de consumo final. 

  1. Verifique a estrutura do site

A instabilidade de um site pode ser muito prejudicial para uma empresa, com foco para a área financeira. 

Todo conteúdo produzido afeta a conversão de leads, e a forma como ele é entregue importa, e muito. 

Por isso, o site da empresa que vende Portão de alumínio automático, por exemplo, deve verificar constantemente se não há nenhum link quebrado, ou com uma navegação confusa em páginas distintas. 

A formatação, aliás, deve atender desde computadores e notebooks, até equipamentos eletrônicos como celulares, smartphones e tablets. 

As redes sociais e a produção de uma newsletter também dizem muito sobre a empresa, portanto, exigem igual cuidado para garantir uma aparência amigável e dinâmica.

  1. Direcione o marketing de conteúdo

Por falar em conteúdo, é por meio dos materiais produzidos que se dão as interações com os leads e clientes. 

A produção de um conteúdo de qualidade ajuda a informar e educar os leitores e, no caso do marketing digital de uma empresa de fornecedora máquinas e equipamentos, é possível atrair por meio de uma apresentação apropriada e convincente. 

Ou seja, tanto a forma quanto a função devem ser consideradas, do princípio ao fim. Seja escrevendo uma newsletter para envio em massa via e-mail, seja uma postagem para as redes sociais ou um e-book que será distribuído de forma gratuita. 

  1. Conheça o público-alvo de fato

Todo empreendedor precisa ter em mente o público-alvo ao apresentar ou comunicar sobre o negócio comercial. A questão de quem é e como a marca pode ser definida ajuda a compreender quais os produtos e serviços que serão disponibilizados para o mercado. 

Caso o lead esteja à procura de projeto preventivo contra incêndio, o interesse será demonstrado de forma que se possa conectar e comercializar dentro do nicho que pode ser atendido. 

Aliás, é possível estipular a base de clientes por meio de categorias de fácil identificação, por meio de dados como:

  • Comportamento de compra;
  • Informações demográficas;
  • Aspectos geográficos;
  • Fatores socioeconômicos.
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A segmentação de público pode ajudar muito na conversão de leads, fazendo com que a empresa entenda de forma clara as decisões de compra. 

Aliás, ajuda na formalização de uma persona ideal para direcionar de maneira específica o atendimento e campanhas, inclusive, podendo prever dentro de determinados perfis as soluções que poderão ser ofertadas em alguns problemas, de forma adiantada.

  1. Destaque depoimentos de clientes satisfeitos

Uma fábrica que produz adjuvantes agrícolas pode disponibilizar um espaço para os clientes que tiveram uma experiência positiva com os produtos comercializados no mercado consumidor. 

As redes sociais são um canal público que deve ser acompanhado cotidianamente para evitar qualquer tipo de problema. Caso seja possível compartilhar um depoimento de um cliente satisfeito, significa que o trabalho está nos trilhos. 

Se aparecer algo negativo, o ideal é mostrar uma solução o quanto antes, e conversar com o cliente em particular. 

  1. Qualifique os leads como se deve

A partir do momento que se compreende qual o tipo de lead que uma empresa está tratando, é possível estabelecer uma comunicação que vale a pena investir.

Uma construtora que procura uma prestadora de serviços de geladeira de medicamentos, por exemplo, terá mais chances de negócios do que uma que não se estabelece ou dá algum tipo de retorno. 

Desperdiçar tempo e esforço em leads não qualificados pode ser um golpe fatal dentro de uma estratégia de conversão, mesmo que todo o restante do marketing digital esteja sendo feito de forma correta. 

  1. Promova ofertas imperdíveis

Conhecer o público-alvo, a área em que atua e a localização potencial de atendimento permite atrair leads a partir de ofertas que melhor atendem às necessidades do consumidor. 

A venda de cabo de aço inoxidável com preço atrativo pode ser o estopim para uma compra significativa, no final das contas. 

Para os empreendedores que trabalham com o comércio eletrônico, as promoções especiais, os descontos sazonais, o up selling e o cross selling se mostram opções relevantes e satisfatórias para ambos os lados. 

Conclusão

A geração e conversão de leads não deve parar a qualquer momento, e sim se transformar em um processo bem-sucedido e contínuo.

Quando bem feito, pode ser apenas o impulso que uma empresa precisa, pois é possível estabelecer um contato constante com o público-alvo. 

Uma última dica é utilizar os diversos canais digitais e técnicas online, assim como programas e ferramentas mais adequadas às finalidades do empreendimento. 

Com isso, o caminho para a conversão de leads em 2022 se torna um sucesso, principalmente para quem acredita no potencial do marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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