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Growth hacking: entenda mais sobre esse conceito

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Baseando-se principalmente nos estudos de resultados, fossem eles positivos ou negativos, a estratégia de growth hacking remete a um encontro de soluções que levam a experimentações com esses dados, algo bem comum dentro das famosas startups.

Isso porque, nesses lugares, uma ideia ou a busca por uma demanda na sociedade é a pauta para o crescimento da empresa, que incorpora ao seu trabalho algumas maneiras de solucionar aquele problema, e faz isso se baseando no que pode ser um resultado.

Por exemplo, uma empresa de fomento mercantil que decide modificar seus resultados de exportações para lojas regionais procura a fonte do problema e passa a entender, por meio de mudanças estratégicas distintas, o que causou o número baixo e o que muda ele.

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É como se de fato fosse experimentação laboratorial, onde cada mudança repentina baseada em uma ação é estudada e analisada. Mas o que compensa dentro de empresas é fazer esse teste com o mínimo de dinheiro possível, baseando-se então na economia.

No texto a seguir vamos entender um pouco mais sobre como o growth hacking pode ser uma ferramenta interessante para diferentes ramos e áreas empresariais, como serviços de seguros de automóveis entendendo o que é na prática e quais seus pilares principais. 

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O que é growth hacking?

O growth hacking é uma estratégia empresarial onde o foco principal são resultados, baseados na máxima economia e na experimentação nata. O segredo neste caso é a verificação de onde está sendo o problema e o teste para solucioná-lo da melhor forma.

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Podemos começar a entender mais sobre a prática se olharmos para os resultados negativos dentro de uma empresa de moda, dentro do setor de captação de leads por meio de anúncios e publicidades pagas na internet, algo que levantou o uso do Growth hacking.

Após a verificação do local do problema, as equipes responsáveis pelo growth reuniram seus colaboradores para entender o objetivo da companhia, que no caso, seria o aumento de possíveis clientes atingidos pelo meio online, aumentando a carteira de leads.

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Depois, foram estabelecidas hipóteses do que poderia estar errado, tal como uma campanha com a comunicação nada eficiente, o foco em uma região onde não existem públicos palpáveis ou até mesmo um desinteresse baseado nas próprias roupas vendidas.

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A partir daí, e por meio da utilização de um serviços de desenvolvimento de software ou de programas de acompanhamento de comunicações com leads, foram colocados em prática alguns experimentos desenvolvidos pela equipe, para verificar onde estava o erro.

Assim, de maneira prática e totalmente voltada para uma máxima economia, a empresa de roupas pode entender onde estava sendo feita uma estratégia errônea com o público, e de que maneira isso poderia ser modificado, experimentando por meio de ferramentas úteis.

Esse exemplo e toda a concepção da ideia do growth hacking trazem exatamente o que a estratégia vem a desejar. E por meio do experimento, que deve ser altamente fácil de ser feito sem o uso de grandes investimentos, logo o resultado positivo é encontrado.

E a palavra hacking dentro dessa estratégia não é utilizada à toa. Os hackers, conhecidos como pessoas que invadem sistemas nos mais diferentes lugares do mundo, de certa forma, encontram falhas, entradas por onde passam, evidenciando um problema.

No growth dentro de uma empresa especializada em licenciamento ambiental acontece isso, só que tudo baseado em algo tanto ativado por dados quanto por meio de um pensamento empírico, ambos com o foco de mostrar uma mudança que deve ser feita.

Os principais pilares dessa estratégia

O growth hacking, assim como qualquer outra estratégia utilizada por empresas com o foco em resultados, segue algumas normas e tem consigo algumas ideias e pilares, que norteiam a realização dos testes e fazem com que as equipes sigam em harmonia.

Entenda um pouco mais sobre cada um deles a seguir e veja a maneira certa de começar a colocar em prática dentro da sua empresa essa forma de hackear resultados.

1 – Product market fit

Ao começar o growth hacking é preciso que sua empresa tenha a certeza sobre o produto ou serviço que está criando, entendendo que aquela é uma demanda de mercado, assim, entregando algo que de fato seja relevante para os clientes e para o público-alvo em geral.

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Assim, é possível saber que um grupo das melhores empresas de consorcio de imoveis pode de fato estar proporcionando ao mercado uma chance de estar em contato com uma nova tecnologia de produtos, de fato ocupando um local vazio para os clientes.

2 – Growth hacks

É nesse momento que o growth hacking acontece de fato. Encontre todas as formas de prever acertos com sua empresa, por meio da experimentação e da constatação de que um ramo ou outro pode trazer mais ou menos resultados para o objetivo da empresa, como:

  • Crescimento rápido;
  • Melhor suporte financeiro;
  • Relacionamento com clientes;
  • Autoridade no mercado;
  • Reconhecimento diante da concorrência.

O foco também consiste em achar resultados de modo mais rápido e com o mínimo de gastos ou algum tipo de incentivo que vá além do necessário, afinal, podem existir diferentes experimentações em uma empresa de terceirização de serviços de limpeza.

3 – Escala e viralização

Dentro da experimentação é ideal que a empresa passe a utilizar uma propagação praticamente gratuita, para fazer a verificação dos dados gastando o mínimo. Isso torna cada vez mais possível a divulgação em massa de pessoa para pessoa.

4 – Otimização e retenção

Após a verificação realizada dentro do growth hacking, é interessante que a empresa passe a otimizar os resultados conquistados, fazendo com que a verificação não se encerre naquele momento, após a conquista do resultado desejado para uma empresa de portaria.

Assim, fica a critério do negócio fazer com que exista uma retenção dos clientes utilizados no experimento, por meio de um incentivo contínuo daquele teste, que logo será implementado na realidade da empresa e manterá uma presença constante.

Razões para investir no growth hacking

Como podemos observar, são muitas as vantagens de implementar o growth hacking, tendo como principal importância a busca por bons e efetivos resultados, que surgem de forma rápida e com pouca interferência financeira para a empresa, algo que remete à economia.

No entanto, dentro do growth é possível que a empresa, fazendo suas experimentações, encontre uma maneira de achar diferentes resultados a cada teste, fazendo uma implementação de todos ao mesmo tempo, em áreas diferentes de atuação.

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Isso porque, ao ver experimentos acontecendo ao mesmo tempo, acontece uma maior probabilidade de encontrar bons resultados. Logo, todos aqueles considerados interessantes podem ser bem implementados na empresa, de forma mais concreta.

Assim, a empresa tem uma melhoria de aprendizado, tanto do modo de ação em algumas situações como na implementação de novas frentes de estratégias na empresa, como no caso de um escritório de contabilidade que deseja clientes cada vez mais fiéis.

Dicas para implementar o growth hacking

Abaixo vamos entender algumas maneiras de fazer com que o growth hacking seja perfeitamente incluído em sua empresa, por meio de práticas que, juntamente aos seus pilares, pode fazer com que os melhores resultados cheguem à sua empresa.

Gerar ideias com os colaboradores

A troca entre os colaboradores é parte essencial dentro do growth hacking, afinal, para as experimentações, com base em hipóteses, é preciso que a equipe se reúna e evoque tudo aquilo que pode ser considerado uma mudança positiva ou algo para ser testado.

Fazer testes A/B

Os testes são importantes para saber quando algo dá certo ou não, quando um resultado muda ou não a partir de uma diferenciação. Por isso, evite fazer mudanças bruscas em cada experimento, deixando uma fonte de diferenciação que possa apontar uma mudança.

Fazer a análise constante dos resultados

Sem uma análise de resultados é possível que seja impossível trazer à tona um experimento, afinal, é por meio dessa verificação que muitas vezes os erros aparecem e as hipóteses rondam a mente das equipes responsáveis pelo growth hacking.

Mas além disso, essa pode ser uma forma de verificar se de fato as mudanças estão fazendo efeito, ou se estão apenas seguindo um caminho que não apresenta melhorar e nem mesmo pode ser considerado um encontro de erros e correção deles.

Considerações finais

Com o growth hacking, grande parte das empresas que o executam podem encontrar erros e em seguida promover soluções, com base em experimentos sustentáveis e também com o foco em resultados rápidos e concretos, criando então um crescimento exponencial

Utilizando as normas e os métodos certos, que proporcionam resultados cada vez mais focados em um teste, tal qual em um laboratório, fica cada vez mais fácil encontrar o que está dando errado para que possa ser corrigido. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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