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Como montar o mix de produtos para seu negócio?

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O mix de produtos é essencial para empresas que estão em pleno crescimento e pretendem focar na fidelização de seus públicos. Essa estratégia nada mais é do que a disponibilização de possibilidades de compra, que vão além de um único produto.

E vender um único produto muitas vezes é algo que pode parecer incomum, ainda mais para empresas de departamentos, nas quais estamos acostumados a ver produtos desde calçados até maquinas de café para empresa sendo comercializados amplamente.

Mas ainda assim, existem negócios que preferem oferecer apenas um produto, tanto por uma questão financeira como uma potencial estratégia de vendas introdutórias para um público. Acontece que esta ação pode ser um potencial plano de falência.

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Isso porque os clientes de uma empresa, ainda que dispostos dentro de um público-alvo ou uma persona, são diferentes, e geralmente escolhem por caminhos distintos dentro de um negócio, prova disso são cores, tamanhos e propostas variadas de um mesmo produto.

Tudo isso só mostra o quanto o mix de marketing é importante. No artigo a seguir vamos falar um pouco mais sobre o que de fato ele significa e também as vantagens que sua empresa, como uma distribuidora de flores, terá ao colocar em prática essa estratégia.

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O que é um mix de produtos?

O mix de produtos, como o próprio nome sugere, é uma forma de as empresas colocarem em oferta para clientes produtos diferenciados, ainda que sigam uma mesma linha de produção, justamente para atingir pessoas com gostos e personalidades diferentes.

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Sabemos que, ao entrar em uma padaria, conseguimos observar uma alta variedade de pães e doces, algo que muitas vezes pode parecer exagerado. No entanto, para cada um dos produtos existem consumidores, ainda que uns vendam mais que outros.

Isso acontece porque, para as empresas, vale muito mais atingir vários públicos ou até mesmo um ou dois tipos de clientes diferentes do que apenas um, em um produto que pode ou não chamar a atenção para compra, criando então uma resistência seguida de prejuízo.

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Essa também é uma tática interessante para a criação constante de interesse por parte do público, ainda mais em empresas que estão começando no mercado, e ainda que já tenham feito suas primeiras vendas, ainda não criaram uma grande autoridade.

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Por exemplo, uma nova marca de necessaires personalizadas lança sua primeira coleção, colocando apenas um único, porém popular, produto em oferta, que acaba sendo um sucesso total entre os clientes da empresa, atingindo um número alto de demandas.

Ainda dentro do sucesso dessa venda, a empresa lança mais um produto, similar ao que havia colocado no mercado, mas contendo uma outra formatação e utilização, voltando-se para um público que, ainda similar, pode ser diferenciado em relação à primeira vez.

A partir desse jogo, o negócio passa a liberar outros produtos, seguindo a mesma linha que envolve sua essencial, mas sempre pensando em focar nas áreas ou segmentos que podem não ter se interessado em nenhum dos produtos anteriores da empresa.

Em alguns casos, muitos deles inclusive, a empresa acaba atingindo clientes que compraram todos os seus produtos. Muitos desses acabaram se tornando fiéis pela forma como o negócio continuou se comunicando e mantendo sua linha, apesar das diferenças.

O mix de produtos, então, evidenciou que a empresa saiu de um produto popular e alcançou uma cartela de vendas e de clientes, por meio de lançamentos estratégicos, que fizeram com que a loja não parasse por muito tempo, não deixando de mostrar novidades.

Claro que neste caso, de produtos similares a camisetas sublimadas personalizadas, diferencia-se do exemplo da padaria, onde os produtos não estão englobados em um quesito essencial e diário. Mas ainda assim, agregam uma representatividade de opções.

As vantagens de colocar essa estratégia em prática

Dentre as principais vantagens desse oferecimento de produtos está, como uma das principais importâncias, a interação constante com o público. Afinal, se a empresa não continua ofertando outros produtos, ela pode acabar sendo esquecida pelo cliente.

É o caso de uma marca de óculos que lançou apenas um único produto, de uma cor e um estilo. Ainda que este seja um bom produto, e seja adorado por seus clientes, todas as vezes que alguém comprá-lo poderá encerrar, a partir daquele momento, qualquer relação.

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Assim, para criar uma continuidade e também focar na fidelidade, outro ponto a ser criado com o mix de produtos, a empresa continua produzindo aquilo que seu público-alvo deseja, oferecendo diferenciações, mas se mantendo dentro de um mesmo foco de produto.

Todas as estratégias fazem com que outra vantagem apareça: o aumento do ticket médio da empresa. Quanto mais opções de cápsulas compatíveis máquina nespresso, algo que o cliente já gosta, maiores são as chances da empresa lucrar com isso.

O ideal, nesse momento, é saber aquilo que de fato trará um retorno, e apostar nisso com pequenas diferenciações, ou ofertando para demandas de público similares, mas que ao mesmo tempo possuem preferências distintas em questão de compra. 

Neste exemplo, as cápsulas podem ser:

  • Doces;
  • Café;
  • Chás;
  • Refrescos.

Com o aumento do ticket médio, a lucratividade da empresa se torna um ponto positivo a ser lembrado com o mix de produtos. Isso abre portas, ainda, para o investimento em melhorias, como uma empresa de segurança eletrônica, e também uma expansão.

Assim, por meio das ofertas aos clientes, o negócio passa a oferecer mais serviços e dispor de um atendimento em diferentes locais, focando sempre nas características que compõem o público-alvo, mostrando que é possível ir aumentando aos poucos sua cartela de ofertas.

Por fim, além de todos os importantes pontos levantados ao longo do tópico, a empresa concretiza sua relevância utilizando o mix de marketing com uma grande diferenciação no mercado, sobretudo a partir da ótica de concorrentes, que trabalham com o mesmo produto.

Formas de utilizar o mix de produtos de modo satisfatório

Conheça a seguir algumas maneiras de colocar em prática o mix de produtos, atentando para detalhes que podem fazer a diferença tanto na popularidade dos lançamentos de fornecedores de plantas ornamentais quanto na própria lucratividade do local.

  1. Conhecer a sua persona

Entender a persona do seu negócio é o passo principal para implementar um jogo de mix de produtos. Afinal, você só saberá aquilo que precisa ser colocado à disposição de seu cliente, de acordo com a proposta de sua empresa, se houver o entendimento sobre ele.

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Para isso, faça pesquisas, entenda bem o público com o qual você vai trabalhar e veja os lugares onde seu produto vai ser exposto, entendendo se é de fato um ponto de compra estratégico ou não para a venda, por exemplo, de calça para uniforme.

  1. Entender a relação entre seus produtos

É importante entender que o mix de produtos não acontece por acaso, com produtos totalmente diferentes, pelo contrário, essa oferta acontece em um local onde grande parte das vendas tem algum tipo de ligação, seja de segmento ou utilidade.

Assim, sempre que for se preparar para uma estratégia de mix de produto, entenda bem de que maneira você estará mantendo sua estratégia ativa, oferecendo o que o seu cliente vai desejar, e não apenas algo para cumprir uma tabela.

  1. Fazer composições com os itens

Pense sempre em uma forma de compor os produtos na sua loja. Por exemplo, se você vende produtos de cabelo, procure unir algum condicionador com um booster de definição, assim seu cliente poderá entender que ambos são complementares.

  1. Saber quando lançar uma nova oferta

Saiba que para uma estratégia dar certo é necessário que haja uma formatação das vendas bem unificada. Ou seja, é preciso estudar bem o momento de soltar um novo produto e fazer a oferta dele de forma massiva, e não colocar vários de uma vez.

O seu cliente precisa ter o tempo certo para verificar a importância dessa nova oferta, entender para que ele precisa dela e ter o tempo de desejar o produto antes mesmo que chegue outro e aquele fique obsoleto.

  1. Avaliar as vendas constantemente

Não esqueça que as métricas são as melhores amigas do seu negócio. verifique sempre a efetividade de suas vendas e entenda como o público está respondendo ao mix de produtos. Isso pode ditar mudanças essenciais para potencializar ou salvar seu negócio.

Considerações finais

O mix de produtos é constantemente utilizado no mercado e nos mais diferentes nichos. Com o lançamento de produtos complementares, a empresa passa a oferecer um contínuo desejo por parte dos clientes, que se sentem cada vez mais fiéis à marca.

Mas para isso, além de uma estratégia bem montada e uma escolha plena dos produtos e do momento do seu lançamento, é preciso, ainda, ter a concepção do que o público da empresa deseja, e de como vêm sendo a sua aceitação sob as demandas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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