Inteligência artificial: veja algumas formas de aplicar em sua empresa
Neste conteúdo você vai saber sobre
A inteligência artificial (IA) vem sendo uma das principais fontes de melhorias dentro de empresas, auxiliando profissionais em tarefas que, antes, jamais poderiam ser feitas com tanta rapidez e precisão.
A popularidade nos últimos tempos é tanta que, hoje em dia, é bem possível que todas as empresas em um centro econômico de uma cidade estejam utilizando uma IA em sua sala.
Além desse instrumento altamente potente e cada vez mais necessário dentro das corporações, existe também a concepção do Machine Learning, um estudo similar ao da IA, mas que mexe com uma grande autonomia das máquinas e robôs.
Entender como eles podem ser úteis e também aplicados dentro da realidade da sua empresa de gestão empresarial pode ser a chave para um crescimento imediato.
Ao longo do artigo abaixo vamos entender um pouco mais sobre essas potentes ferramentas, sabendo diferenciá-las e entender em quais lugares elas são mais utilizadas, abordando ainda como elas acontecem e seus principais serviços para empresas diversas.
O que é Inteligência Artificial?
A inteligência artificial é uma forma de tecnologia capaz de traduzir em ações robotizadas algumas das atividades que antes poderiam ser feitas por humanos, viabilizando uma rapidez e uma excelência de resultados dentro de um serviço diário.
Por exemplo, uma das inteligências mais conhecidas hoje em dia, e que provavelmente você já teve algum conhecimento ou contato, são os assistentes virtuais de telefone.
Essa ferramenta, que muitas vezes fica acoplada nos próprios celulares, mas que também pode ser comprada separadamente, auxilia um usuário de tecnologia em funções que ele mesmo pode fazer, mas que naquele momento podem ser dispensadas por um auxílio.
É o caso de uma ferramenta conhecida no mercado, fruto da criação de uma companhia multinacional de venda de tecnologias e artigos pessoais, que trabalha direcionando:
- Músicas a serem tocadas;
- Páginas na internet a serem acessadas;
- Ligações;
- Mensagens;
- Entrada em aplicativos.
Compreender melhor a inteligência artificial é saber que ela funciona, basicamente, como uma ajudante de tarefas que podemos fazer, mas claro, agregando uma melhor administração de tempo nessas tarefas e também uma quantidade mínima de erros.
Não é à toa que isso tem sido visto por empresas dos mais variados ramos, como algo totalmente interessante, pois com essas ferramentas os trabalhos se tornam produtivos.
Algumas das mais populares aplicações de IA em empresas
Entendendo melhor como a IA pode ser útil dentro de negócios, fica fácil reconhecer algumas das que já são amplamente utilizadas em empresa especializada em licenciamento ambiental, dentre tantas outras. Veja e entenda alguns exemplos:
Otimização do marketing
Equipes de marketing têm o costume de trabalhar com um grande volume de dados e informações de clientes, e traduzi-los em ações que possam reverter em resultados para as empresas, como uma ação de marketing com foco em anúncios de vendas de produtos.
Quase sempre esse trabalho fica a cargo de tecnologias capazes de traduzir esses dados, conceder relatórios e viabilizar ações, como o caso da distribuição de e-mail marketing.
Além disso, tudo o que for da área de gerenciamento e projeção de conteúdos em redes sociais pode ter a ajuda de ferramentas de IA, como o caso de um administrador de postagens de posts no Instagram, que recolhem dados e informações ao mesmo tempo.
Gerenciamento de vendas
Um trabalho eficiente das ferramentas de inteligência é a viabilização de processos automatizados envolvendo vendas, bem como informações de clientes para empresas.
Muitas empresas da área de consorcio contemplado para investimentos têm como prioridade o investimento em sistemas que são direcionados por vendedores, mas que acompanham e formatam dados de consumidores, em cada um de seus níveis de compra.
Essa facilidade de acompanhamento de processos só agrega uma maior centralização de informações sobre os processos de venda, contribuindo para melhorias e criação de ações.
Atendimento ao cliente
As inteligências de atendimento ao cliente talvez sejam as mais conhecidas dentro dessa área. São elas as responsáveis por uma agilidade na comunicação entre empresa e cliente, diminuindo o tempo de espera nesse atendimento e agregando uma personalização.
Por exemplo, é o caso de empresas de prestação de serviços de contabilidade que disponibilizam no site de seus negócios assistentes que fazem um atendimento imediato.
Ainda que naquele momento o assistente virtual, que já tem programado algumas respostas dentro do nicho da empresa não possa fazer o atendimento completo, o tempo de espera do cliente para receber uma solução acaba sendo drasticamente diminuído pela IA.
Ferramentas de segurança
Se você tem algum tipo de antivírus no seu computador, onde ações de proteção são determinadas por você e atualizadas por um programa ou aplicativo, você usa IA.
Dentro das empresas, essa relação com mecanismos de proteção, apesar de muito mais profundo, por meio de sistemas, vinculação com proteção de nuvem e armazenamento de dados em softwares, mostra a utilidade de uma inteligência virtual junto com a humana.
Assim, para qualquer tipo de negócio, como para uma empresa de terceirização de serviços de limpeza, os assistentes agregam segurança e proteção.
Viabilização de treinamentos
Por meio de plataformas de cursos e treinamentos, a inteligência artificial mostra que tem uma grande participação nos estudos e no ensino, tanto empresarial quanto em toda a utilização de tecnologias no geral, agregando uma alta importância na área.
Essa possibilidade agrega um conhecimento extra para profissionais das mais diferentes áreas, trazendo uma força a mais para a realização das atividades diárias na empresa.
Cada vez mais esse tem sido visto como um bom investimento para empresas de serviços terceirizados que podem ter um controle e uma administração do conhecimento de seus funcionários, ao mesmo tempo que transitam entre sistemas de trabalho rotineiros.
Machine learning e como ele pode ser aplicado
O machine learning pode ser conceituado como uma das tantas linhas de pesquisa inclusas dentro de inteligência artificial, só que agora tendo como foco uma mínima ajuda humana para concretizar seus resultados, onde quer que atue.
Nesse caso, é como se o machine learning, que tem como significado em português aprendizado de máquina, pudesse se incorporar no dia a dia com mais facilidade.
No caso da inteligência artificial, muito utilizada em empresas de contabilidade e outros negócios, suas ferramentas são um auxílio para um trabalho concretizado, não estando 100% por trás de uma função, ou um resultado esperado pela empresa.
Outro ponto de diferenciação é a rapidez ainda mais sugestiva dessa ferramenta, em relação às inteligências artificiais, podendo agregar um resultado em minutos ou segundos.
Para entender melhor sua atuação e sua importância, agregada à inteligência artificial, vamos ver, nos exemplos abaixo, algumas das representações do machine learning no nosso dia a dia, em lugares que nem mesmo imaginamos:
Trending topics
Se você utiliza alguma rede social, saberá que alguns conteúdos e contas tendem a estar em evidência na plataforma, por sua popularidade naquele momento entre pessoas dos mais variados lugares, tanto em questão nacional quanto internacional.
Todo esse entendimento de dados e viabilização e informações é uma forma de machine learning, já que o sistema fica por dentro de todos os processos e transmite um resultado.
A mesma coisa acontece dentro de empresa, na visualização de padrões, erros e qualquer tipo de congruência de dados que possa trazer algum tipo de ação interessante pelos usuários, como a formatação de conteúdo para redes sociais da empresa.
Tradução de textos
Provavelmente você já deve ter se deparado com um tradutor online, que facilita sua obtenção de idiomas diferentes do seu, por meio de um processo rápido e fácil.
Acontece que, para ter o resultado que geralmente você tem, um computador envolvido em um sistema de machine learning fez com que todos os dados viessem a aparecer e informações pudessem voltar para você da maneira exata, como o caso da tradução.
Verificação de fraudes
Uma verificação de fraudes em massa, dentro de um grupo de empresas de seguros é uma das formas de vermos o machine learning prontamente em ação.
A alta quantidade de dados a serem verificados e entendidos, ou não, com conformidade em bancos de informações é algo quase impossível de acontecer tão rápido feito por humanos. Porém, por meio dessa tecnologia, conseguir esses resultados ficou mais fácil.
Considerações finais
A inteligência artificial e o machine learning são duas potentes ferramentas, que já fazem parte do nosso dia a dia, mas que estão sendo cada vez mais incorporadas dentro de empresas, visando atividades mais rápidas e com o menor número de erros.
Dessa maneira, fica muito mais fácil alcançar resultados e viabilizar uma produtividade a mais dentro das equipes de trabalho, com um investimento que vale a pena.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.