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Saiba como a automação de marketing pode melhorar a interação com o cliente?

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Um dos braços fortes do marketing digital é a automação de marketing. Com esse recurso tecnológico e inovador, é possível acelerar processos e encaminhar rapidamente o lead até o fim da jornada de compra.

A empresa com o intuito de alcançar novas vendas aposta em diversas ações e ideias para atrair clientes, implicando em investimentos, tempo e trabalho. 

Por conta disso, a automação de marketing tem muito a ajudar no crescimento de uma empresa, agilizando e tornando outras etapas mais produtivas.

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No conteúdo abaixo, você vai aprender o que é automação de marketing, as vantagens ao usá-la para o seu negócio e como essa decisão pode ajudar na interação com os clientes.

O que é automação de marketing?

Quando as ações de uma estratégia de marketing são gerenciadas de forma automática, temos em ação a automação de marketing. 

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Essa ideia costuma cobrir os disparos de e-mails, newsletters e envio de conteúdos para leads específicos.

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O centro da ideia de automação de marketing está na facilitação das tarefas gerais do dia a dia de uma empresa, seja um gestor de uma companhia de enlatados responsável por toda a comunicação ou uma agência especializada.

O agendamento de postagens nas mídias sociais é um dos exemplos mais recomendados. Dessa forma, o colaborador escreve, edita e planeja com antecedência e seleciona uma data e horário específicos para a publicação do conteúdo.

Ainda mais importante e avançado, está a automatização da gestão de leads, aqueles visitantes interessados no seu serviço. 

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Com a automação de marketing, você consegue nutrir os leads com novos conteúdos, envio de e-mails e encaminhá-lo durante a jornada de compra ou pós-compra também.

Quais as vantagens de utilizar uma automação em seu negócio

Em um cenário cada vez mais competitivo, a automação de marketing se torna um elemento quase obrigatório para manter os negócios em alta e a eficiência nos trabalhos a fim de competir de igual com empresas de diferentes portes.

Entre as diversas vantagens para inserir a automação em seu negócio, separamos 4 delas para destacar e comentar rapidamente. Confira a lista abaixo e, logo em seguida, uma explicação sobre cada benefício:

  • Funil de compras eficiente;
  • Baixo investimento;
  • Produtividade;
  • Menor ocorrência de falhas.
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Funil de compras eficiente

O Funil de Compras é o termo usado para designar a jornada do visitante até se tornar um cliente final. Ele começa pelo topo, passa pelo meio e chega até o fundo, efetivamente comprando o produto.

A automação de marketing agiliza esse processo, tornando ele mais eficiente, justamente por se aproximar dos leads no momento certo da jornada. Assim, o funcionário não realiza nenhum movimento, deixando apenas na gestão da automação.

Baixo investimento

Com o uso da automação de marketing, você consegue evoluir com as vendas, crescer na visibilidade da empresa e sem colocar mais custos para esse crescimento.

A partir dos processos automatizados, a empresa não precisa gastar com funcionários específicos para comandar a automação, apenas replicar as mesmas ações automatizadas para um novo grupo de pessoas.

Produtividade

A importância da produtividade já foi mencionada aqui, mas merece um destaque. Sem a automação de marketing, se cria tarefas novas para cada lead, quando um mesmo artigo de blog pode ser enviado automaticamente para vários deles.

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O tempo que seria gasto em produções para diversos leads pode ser gasto em outras ações da empresa, como parcerias com influenciadores ou campanhas do Google.

Menor ocorrência de falhas

Errar é humano e esquecimento pode acontecer com qualquer pessoa, menos com as tecnologias automatizadas.

Com exceção de panes no sistema e falha na internet, a ferramenta de automação consegue funcionar adequadamente. O processo fica ainda melhor quando um funcionário observa se todos os disparos estão sendo feitos conforme esperado.

Como a automação pode melhorar a interação com os clientes 

O uso de chatbots automatizados é uma das melhores formas de melhorar a interação com os clientes por meio da automação de marketing. 

Quando um usuário quer tirar uma dúvida, por exemplo, ele irá avaliar bem melhor uma resposta rápida e correta, por exemplo.

Esse tipo de chat é disponível 24 horas por dia, auxiliando o cliente não importa qual momento ele precise.

Além disso, a automação de marketing permite a integração entre todas as plataformas de atendimento: o conceito de Omnichannel. Assim, você tem acesso a todas as informações já trocadas, sem repeti-las e com fácil recuperação.

Nunca se esqueça também de pedir feedbacks durante esse atendimento, para sempre melhorar cada vez mais os seus processos de automação.

Comece já a usar a automação de marketing!

Depois de entender o conceito de automação de marketing, você está pronto para usá-lo na sua empresa. Comece já e veja a diferença! 

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