Vida e Saúde

Lifting facial: entenda o que é e como funciona o procedimento

Ads 02

O lifting facial é um procedimento cirúrgico estético que levanta os tecidos do rosto e pescoço para eliminar a flacidez facial, o excesso de pele, as rugas e linhas de expressão, devolvendo o aspecto jovem ao rosto.

Ao longo dos anos, acontece a perda óssea e a de gordura no organismo e isso tem um efeito visível no rosto.

Sem sustentação, o músculo vai descendo e o excesso de pele se concentra na parte inferior da face. 

Ads 03

Isso evidencia a flacidez e o excesso de pele, além das rugas na testa e das pálpebras e sobrancelhas caídas. O resultado é uma expressão cansada e triste.

A cirurgia de lifting facial é uma das opções de tratamento que auxiliam no rejuvenescimento e na recuperação da aparência saudável para o rosto.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Junto com outros procedimentos, os resultados do lifting podem ser melhorados e mantidos por ainda mais tempo.

Ads 04

Continue a leitura e entenda tudo sobre o lifting facial, tipos, como é feito e se o procedimento é ideal para seus objetivos de conquistar uma beleza natural.

Boa leitura!

O que é lifting facial?

O lifting facial é um procedimento cirúrgico com fins estéticos. A palavra em inglês ‘lift’ é traduzida como ‘levantar’. Então, o objetivo do procedimento é levantar e esticar a pele, o que elimina o excesso de flacidez.

Saiba mais >>   Caso Tom Holland: Especialistas explicam o que as redes sociais podem causar à saúde mental
Ads 05

Você também pode ouvir os cirurgiões se referirem ao método como ritidectomia, ritidoplastia, lift facial ou apenas lift.

O procedimento pode ser realizado no rosto e no pescoço para tratar essas áreas de forma geral ou apenas em partes onde a flacidez está mais evidente.

Apesar de ter um efeito sobre a aparência das rugas estáticas (visíveis mesmo com o rosto em repouso) e também sobre as rugas dinâmicas (visíveis quando falamos e nos expressamos), esse não é o objetivo principal do lifting facial.

Como destacamos no início do post, outros procedimentos complementam o lifting como o preenchimento labial, por exemplo, que elimina as rugas ao redor da boca, por exemplo. 

Para quem o lifting é indicado?

Os efeitos da flacidez demoram a aparecer na pele. Por isso, o lifting facial é mais indicado para pacientes acima dos 45 anos. A maioria são mulheres, mas homens também passam pela cirurgia.

É importante citar que muitas mulheres trans que estão fazendo a transição incluem o lifting no seu conjunto de procedimentos para feminização facial.

Como é feita a cirurgia de lifting facial?

A cirurgia de lifting facial é feita por meio de incisões perto do couro cabeludo ou das orelhas, onde as cicatrizes podem ficar bem discretas.

Se o procedimento envolver o pescoço, a incisão fica no queixo, onde praticamente não dá para notá-la.

Dessa forma, o cirurgião descola a pele do músculo para conseguir movimentá-la e reposicioná-la para o lugar marcado anteriormente.

Depois de fazer uma leve tração, o excesso de pele é retirado se o quadro do paciente for de muita flacidez.

Saiba mais >>   Memória humana pode ser treinada com exercícios simples

Por ser uma cirurgia mais delicada e trabalhosa, o lifting facial dura de 4 a 5 horas

E como é a anestesia no lifting facial? Pode ser usada anestesia local com sedação ou anestesia geral, dependendo de cada caso.

O período de internação varia de 12 a 24 horas.

Pontos de elevação e incisões do lifting facial para o rejuvenescimento da face.

Tipos de lifting facial

Nem sempre o lifting facial é feito para tratar o rosto como um todo. O procedimento também pode ser realizado em partes pontuais.

Dessa forma, os principais tipos de lifting facial que podem ser realizados são:

1. Mini lifting

É o lifting facial realizado em partes pontuais do rosto. Nesse tipo, estão:

Lifting temporal

O foco do lifting temporal é na elevação da região das têmporas, na lateral do rosto, que eleva a cauda da sobrancelha. Isso realça o olhar, deixando a expressão mais jovial.

Lifting frontal

No lifting frontal, o foco é na região da testa. O procedimento faz a elevação do supercílio e também ameniza as rugas.

2. Lifting cervico-facial 

O lifting cervico-facial trata do rosto e do pescoço no mesmo procedimento. Além de fazer a elevação para remover o excesso de pele provocado pela flacidez, também são feitas intervenções na musculatura para que ela sustente a nova posição da pele. 

3. Lifting endoscópico

Nesse tipo de lifting facial, as incisões são menores e feitas com um sistema óptico que faz a elevação da pele, sem precisar descolá-la da musculatura. 

Saiba mais >>   Galactosemia clássica pode matar se não for diagnosticada precocemente. Teste de pezinho expandido pode rastrear e salvar recém-nascidos

O lifting endoscópico é recomendado para pacientes que têm uma flacidez mais leve. 

Quanto tempo dura um lifting?

Não é possível precisar exatamente a duração dos efeitos de um lifting facial. Isso porque o procedimento age nos efeitos e não na causa do envelhecimento.

Por isso, é importante ter hábitos saudáveis na alimentação e na rotina de exercícios, o que ajuda a manter o organismo saudável.

Incluir outros procedimentos como preenchimento com ácido hialurônico e aplicação de toxina botulínica em pontos específicos do rosto, também contribui para prolongar os efeitos do lifting. 

Como é o pós-operatório e os resultados do lifting facial?

Entre o terceiro e quarto dia após o lifting facial, o inchaço é mais visível. A drenagem linfática ajuda a amenizar esse efeito ao longo das semanas de recuperação.

Os curativos em volta da cabeça são retirados depois de 24 horas ou após 48 horas, variando de caso para caso.

Os drenos que ficam atrás da orelha também são removidos 24 horas depois. Alguns pontos são feitos de material absorvível pela pele e os outros vão ser removidos em até 15 dias. 

Os principais cuidados em casa são: tomar apenas medicamentos prescritos, dormir de barriga para cima, usar um travesseiro alto e não usar dermocosméticos.

A recuperação total do procedimento acontece depois de aproximadamente seis meses, quando o rosto desinchar totalmente.

Qual o preço de um lifting facial?

Para saber o preço do lifting facial é importante conversar com uma clínica ou cirurgião especializado nesse procedimento.

O tipo de lifting realizado, a estrutura necessária e o perfil do profissional, entre outros fatores, vão impactar o custo.

Dessa forma, você pode marcar consultas de avaliação para conhecer o médico e depois analisar as propostas com mais segurança.

Este post foi escrito especialmente para o blog Outro Dia News e é uma iniciativa do Instituto Maxilo Facial de apresentar como funciona a cirurgia de lifting facial e os benefícios para a autoestima dos pacientes.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]