Empreendedorismo, Negócios e Economia

Mapa de Calor e a Mídia Digital

O termo Mapa de Calor existe há mais de um século. Em 1873 Toussaint Loua (França) usou uma matriz de pontos (quadrados) com cores variando do branco ao preto formando um sombreamento para representar estatísticas sociais nos distritos de Paris.

Ads 02

O mapa de calor é uma forma de analisar como os usuários navegam em um determinado site. Durante a navegação é possível ver a quantidade de cliques, locais onde o cursor passou, e até a permanência nas páginas. Desta forma é possível entender como o usuário se comporta e saber quais são as suas preferências, isso gera informações que são usadas para aprimorar e otimizar as páginas, de modo que melhorem a experiência e aumente o número de conversões.
A OrionPC empresa especialista em soluções de Comunicação Visual Digital fornece soluções em Mapa de Calor para o mercado.

“Na Claro, fizemos uma Prova de Conceito há alguns anos, num momento que a tecnologia ainda não era muito conhecida. Instalamos o sistema da loja do Shopping Morumbi”, afirma Carlos Alberto Farineli, CTO (Chief Technical Officer) da OrionPC.
Além disso, se pode analisar e entender os caminhos percorridos por um cliente em uma loja de departamentos, corredores mais visitados, produtos mais apreciados como também espaços de pouco interesse e baixa circulação de pessoas. Através de sua movimentação dentro da loja, onde existe maior (e menor) concentração de pessoas é possível confrontar esse mapa com os horários e vendas do checkout. Com isso, corrigir o portfólio de produtos ou mesmo seu posicionamento nas gondolas e prateleiras.

Saiba mais >>   Como atrair talentos para alavancar o sucesso da startup?

Em paralelo ao uso original do Mapa de Calor em pesquisas relacionadas ao mercado financeiro ou dados geográficos e demográficos, ele também encontrou seu espaço no mundo dos esportes e no mundo digital, ajudando a encontrar padrões de usabilidade e interesse dos usuários.

Ads 03

Da mesma forma que se pode rastrear o caminho percorrido pelo mouse do usuário para compreender o interesse em uma página de internet, de forma análoga, pode-se mapear os movimentos dos jogadores em um campo de futebol e corrigir em tempo real as estratégias do time, depois que a bola para de rolar o que entra em campo são os dados e análises feitas por essa tecnologia.

Através do mapa é possível saber a movimentação do jogador e por onde ele mais atuou na partida, o aplicativo identifica a localização no campo a cada segundo e utiliza um algoritmo de densidade para deixar em vermelho as áreas que tiveram mais movimentação.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

SOBRE A ORIONPC:
A Orion Plataformas Computacionais (OrionPC) é uma empresa com 12 anos de mercado, especializada em soluções de Comunicação Visual Digital e produtos para Automação Industrial, sendo referência em players (Mini PCs), telas para ônibus e elevadores. Possui CCO (Centro de Operação e Controle) próprio, e equipe de instalação e manutenção que abrange todo território nacional.

Saiba mais >>   Como excluir o Instagram?
Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]