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Marketing de serviços: o que é e como aplicar

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O marketing de serviços se trata de um conjunto de estratégias que agregam valor ao serviço, com o objetivo de convencer um cliente a escolher uma empresa em detrimento de outra do mesmo segmento.

Por meio dele, as organizações também garantem o máximo de satisfação aos seus clientes. Apesar de o marketing ser uma necessidade, as companhias não precisam e nem devem ser promovidas da mesma forma.

Isso porque cada uma possui particularidades que devem ser levadas em conta na hora de criar uma boa campanha de marketing.

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Assim sendo, o setor de serviços é fundamental para a economia, mas ele não deve ser ofertado do mesmo modo como os produtos. Para ele, é necessário adotar práticas específicas, que atendam às expectativas dos consumidores.

Independentemente do tipo de serviço oferecido, é importante seguir os princípios de um marketing feito para ele. É dessa forma que a organização se utiliza dos argumentos necessários para convencer o consumidor, fazer vendas e conquistar os clientes. 

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Então, se você não sabe do que se trata o marketing de serviços, não tem problema. Neste artigo, vamos explicar o seu conceito, vantagens e quais são as melhores estratégias que podem ser aplicadas. Confira!

O que é marketing de serviços?

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Marketing de serviços é um conjunto de estratégias que explica o valor do serviço e convence o cliente a fechar negócio.

Ele é importante porque é muito mais fácil vender um serviço do que um produto. Isso porque um mesmo serviço pode ter diferentes utilidades, o que depende das necessidades do cliente.

Ademais, os meios de contratação também podem variar. Sem falar que o mercado é muito concorrido, o que leva uma empresa de calibração de valvulas de segurança, por exemplo, a fazer cada vez mais pelos seus clientes.

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Por conta de todas essas diferenças, o marketing de serviços é uma solução para que as empresas não tenham dificuldades na hora de conquistar os consumidores.

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Dentro desse marketing existem 7 Ps, que ajudam a montar o planejamento das estratégias. São eles:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção;
  • Processos;
  • Pessoas;
  • Palpabilidade.

1 – Produto

O produto é o resultado que o serviço vai gerar de valor para o cliente, por isso é importante saber exatamente o que a empresa vende.

Por exemplo, uma empresa que faz manutenções em máquinas de lavar. Sua ideia é vender um produto “novo” por um preço mais acessível. Assim, se ela conhece bem o produto que vende, fica mais fácil convencer o cliente e se destacar no mercado.

2 – Preço

Já o preço é o valor a ser cobrado, mas quando se trata de serviços, nem sempre é fácil defini-lo, tendo em vista algumas subjetividades, ramo de atividade e tarefas similares.

Para facilitar, um escritório de assessoria contábil em São Paulo, por exemplo, pode levar em conta os valores praticados no mercado, tempo dedicado à atividade, a qualificação necessária para que ela seja executada e outros elementos.

3 – Praça

A praça diz respeito ao local onde será realizado o serviço, podendo ser dentro de um estabelecimento ou na casa do cliente, assim como se pode ser feito a distância, entre outros fatores.

Também existe toda uma logística necessária para determinar prazos, disponibilidade e distâncias. Esses pormenores fazem diferença na capacidade da empresa, para que ela preste serviços de qualidade e os clientes saibam escolher.

4 – Promoção

Com relação à promoção, ela diz respeito aos meios de divulgação, ou seja, os canais que a empresa usa para falar com seus clientes e divulgar o serviço.

Trata-se da mensagem e da linguagem utilizada, e é importante ser inovador, humano e dinâmico. É dessa forma que conquistamos a confiança das pessoas e geramos percepção de valor.

5 – Processo

O processo se refere à forma como o serviço é executado, sendo que ele precisa ser eficiente para que o cliente o contrate.

Então, quando um escritório de advocacia condominial, por exemplo, estabelece um bom processo interno, consegue mostrar claramente para os clientes como o serviço pode ser realizado.

Tenha em mente que eles têm contato com várias opções, por isso, vão optar pela mais segura, ou seja, o processo é valioso para o marketing.

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6 – Pessoas

As pessoas são quem representa sua empresa, por isso, devem ser treinadas para manter a qualidade e os clientes satisfeitos. Uma boa equipe gera negócio, evita o desperdício de recursos e leva os clientes a recomendarem os serviços para outros públicos.

7 – Palpabilidade

Por fim, a palpabilidade se refere às evidências físicas do serviço que será divulgado. Por ser algo intangível, é necessário reconhecer as pistas visuais que ajudem o cliente a enxergar o valor da oferta.

Estamos falando de vários aspectos, como o modo de se vestir dos funcionários, o layout do website, cartões de visita, dentre outros.

Saiba quais são as vantagens do marketing de serviços

O marketing de serviços traz muitas vantagens para as companhias, como no caso de um escritório de assessoria de contabilidade, bem como qualquer outra empresa, independentemente do ramo de atuação. Dentre os benefícios estão:

Acréscimo do valor agregado

Esse tipo de marketing aumenta a visibilidade da marca, e é capaz de agregar mais valor aos serviços prestados.

Ao reconhecer as necessidades específicas dos clientes, o serviço é capaz de resolver seus problemas. Quanto mais efetivo ele for, maior será sua qualidade e seu valor agregado.

Relacionamento mais próximo com o cliente

O marketing de serviços cria condições para que a empresa se relacione com seus clientes. Ao se comunicar com eles, é possível interagir e conhecer as necessidades deles. E isso leva a estratégias de marketing mais assertivas.

Ademais, isso gera um vínculo e o consumidor reconhece que aquele escritório de serviços de contabilidade, por exemplo, realmente atende às suas necessidades.

Aumento da fidelização

Se uma empresa consegue fidelizar 5% de seus clientes, obtém um aumento nos lucros de 75%. E para isso é fundamental ter um bom relacionamento com eles.

Quanto mais sólido ele for, mais tempo o consumidor permanece com a companhia ou mais vezes ele volta para contratar os seus serviços. Além disso, é bem provável que essa pessoa indique a marca para conhecidos, amigos, familiares, etc.

Melhores estratégias de marketing de serviços

Agora que você já sabe quais são as vantagens do marketing de serviços, vamos mostrar quais são as melhores estratégias dele. São elas:

Focar nas pessoas

É fundamental ter uma equipe bem preparada para realizar o serviço e atender às necessidades dos clientes. Mas além de pensar nos colaboradores, também é preciso pensar nos consumidores em cada etapa do processo.

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Por isso, invista em um atendimento de qualidade, para estabelecer um relacionamento próximo com eles.

Produzir conteúdo de qualidade

Criar conteúdos de qualidade é uma excelente estratégia para que uma prestadora de serviços de mecanica, por exemplo, se posicione como autoridade e chame a atenção dos consumidores.

Lembre-se de que as pessoas estão conectadas e procurando soluções para seus problemas, por isso, é essencial planejar esses materiais.

Além disso, é fundamental usar as ferramentas adequadas para conquistar a confiança e o respeito do público, e fazer com que eles retornem.

Identificar o diferencial da empresa

Um dos objetivos desse marketing é diferenciar a empresa de seus concorrentes, portanto, não se deve tentar uma colocação como eles fazem.

A inovação é essencial, bem como destacar o que a sua empresa faz de diferente. Pode ser a forma como ela interage com os clientes, o tipo de atendimento prestado, dentre outras possibilidades.

Estabelecer metas

Toda companhia, como uma de fretado para empresas, possui suas metas e são elas que garantem que as estratégias de marketing vão funcionar.

Se todos os envolvidos sabem quais são elas, então vão colaborar entre si para alcançá-las. Assim, definir metas também está relacionado à determinação de um prazo para atingi-las.

Montar um plano de ação

O plano de ação diz respeito à maneira como você vai trabalhar os 7 Ps que mencionamos anteriormente. Com relação aos conteúdos, defina quem vai produzi-los, bem como divulgá-los, interagir com o público e assim por diante.

O plano de ação inclui tudo isso e ajuda a direcionar o trabalho, para que ele esteja sempre sob controle.

Acompanhar os resultados

Por fim, uma transportadora de máquinas, por exemplo, deve acompanhar os resultados de sua estratégia para que ela traga bons resultados e não falhe.

Por meio de métricas e indicadores-chave de desempenho, é possível saber como está o desempenho da organização na hora de atrair novos clientes.

Além disso, torna-se possível enxergar os problemas assim que eles aparecem e ajustar tudo, para que as ações funcionem como esperado.

Conclusão

Como vimos, não é difícil ou complexo colocar as estratégias de marketing de serviços em ação. Mesmo assim, ele é fundamental para que sua empresa se destaque em meio aos concorrentes e atraia mais clientes.

Mais do que atraí-los, é uma forma de fidelizá-los e mantê-los interessados em suas soluções, como uma forma de atender às suas necessidades do dia a dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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