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Meta Smart: defina metas que funcionam!

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A metodologia prática da Meta SMART é um processo de criação de metas, projetos ou negócios com base nas 4 primeiras letras da sigla que dá nome a mesma, SMART (que significa ‘ inteligente’ ou ‘esperto’, em inglês). Desta mesma forma, a definição de objetivos SMART segue 5 critérios, sendo eles:

  • Specific (Específico);
  • Measurable (Mensurável);
  • Attainable (Atingível);
  • Relevant (Relevante);
  • Time based (Temporal).

Toda empresa que quer realmente crescer solidamente sempre pensa em otimizar e maximizar seus resultados, melhorar a produtividade dos funcionários, aumentar as vendas e aumentar seu nível de produção.

Contudo, nenhuma meta pode ser alcançada sem antes definir claramente quais são seus objetivos e metas de curto, médio e longo prazo.

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Afinal, como diria Lewis Carroll, o escritor do esplêndido livro de Alice no País das Maravilhas: “Quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve.”.

Mas você deve estar se perguntando como criar boas metas, correto? E isso realmente é um desafio enorme, decidir e mensurar que metas valem a pena colocar na planilha para serem alcançadas.

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Metas que se alinhem realmente com seus objetivos para a empresa e atraiam mais colaboradores para a mesma, para assim conseguir melhores resultados para o negócio? Então você precisa aplicar a Meta SMART e assim conseguirá definir isto tudo.

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O método SMART define características essenciais que suas metas necessitam ter. Com elas, você poderá estimular todos os envolvidos e conseguir encontrar melhores meios para alcançá-las.

Se você ainda está confuso com o que seja as Metas SMART, não se preocupe, você está no lugar certo. Hoje nós vamos lhe mostrar tudo que você precisa saber a respeito da Meta Smart.

O que é meta SMART?

Metas SMART são referentes a uma metodologia que define metas de forma assertiva. Esta técnica ajuda a definir metas claras e objetivas para aumentar suas chances de alcançá-las

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Ao invés de resoluções vagas, como acontece na maioria das vezes que colocamos um planejamento, a criação das metas SMART fazem trajetórias ​​em direção a um determinado objetivo que se deseja ser alcançado, com marcos claros e até com uma estimativa de como atingir esta meta em específico.

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Seja qual for a meta ou objetivo que queira alcançar, ele pode ser criado através da metodologia SMART.

Cada letra da sigla representa um componente essencial na composição desta metodologia, agora vamos ver o que cada significa.

“S” – Specific (Específico)

Buscar ser específico significa colocar metas mais claramente definidas. Certifique-se de que não seja redundante ou aberto demais.

De forma simples, pergunte-se:

  • O que você quer alcançar?
  • Por que você quer isso?
  • Quem está envolvido?
  • Onde esse objetivo vai levar o negócio depois de alcançar?
  • Quando você pretende realizá-lo?

Com esta abordagem, você pode trocar as metas como: “ganhar mais dinheiro”, para metas mais específicas, como: “conquistar um novo cliente até o final do mês”.

“M” – Measurable (Mensurável)

Monitore dados, estime o tempo e faça o trabalho ser mensurável. Troque a meta de “trabalhar mais em tal projeto”, por: “trabalhar 30 minutos a mais por dia em tal projeto”. Usar números deixa mais fácil de alcançar a meta.

  • EXEMPLO: coloque sempre unidades de medida na sua meta, como: “aumentar a venda do novo lançamento em 20%” ou ” aumentar venda de tal produto em 10%”.
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“A” – Attainable (Atingível)

Deixe sempre seus objetivos simples e atingíveis, não pense em metas que sejam fora da realidade atual. Definir metas atingíveis é o primeiro passo para aumentar a confiança de seus colaboradores na sua empresa.

Depois de atingir um bom objetivo, aí sim, defina uma nova meta com um objetivo mais alto.

“R” – Relevant (Relevante)

Determine a relevância de suas metas, nem todas merecem ser estipuladas. Alguns objetivos não são necessários serem colocados como metas.

As metas relevantes realmente são as metas que, ao serem atingidas, vão fazer uma real diferença para o seu profissional.

“T” – Time based (Temporal)

Essa é uma das coisas mais importante ao definir uma Meta SMART é colocar um prazo limite para que essas coisas aconteçam.

Um exemplo rápido e prático, coloque uma meta para aumentar as vendas em 10% até o final do ano.

Coloque um cronograma realista para o escopo da meta, veja o esforço e tempo necessário para que elas aconteçam. Sempre um prazo claramente estabelecido, se possível com mês e dia.

Conclusão

Agora, após aprender a definir Metas SMART, você poderá criar um bom planejamento de crescimento para a sua empresa.

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