Empreendedorismo, Negócios e Economia

Número de famílias endividadas bate recorde: confira dicas financeiras de especialista

Ads 02

Professor da Unopar faz orientações para melhorar organização de gastos e evitar entrar no vermelho

Em levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), foi constatado o aumento no percentual de famílias endividadas ou com contas atrasadas no País. Segundo os dados, o cenário afetava 27% dos lares brasileiros no primeiro bimestre de 2022 – maior patamar desde março de 2010.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unopar, professor Marcio Coelho, afirma que os motivos para o quadro são diversos, porém a organização da rotina e de documentações pode auxiliar nas estratégias para sair do vermelho. “Quando nossos prazos e responsabilidades dão tão errado que não podemos ver todas as promessas, corremos o risco de acumular juros, incorrer em penalidades e nos levar a negativação do nome no mercado”, alerta a docente.

A especialista recomenda 5 dicas para conseguir se livrar do endividamento:

PRIORIZAÇÃO

Ads 03

As contas bancárias, como as de água e de luz, despesas com cartão de crédito e aluguel ou condomínio devem ser gastos priorizados na organização financeira. “Não são esperados atrasos em nenhuma das contas, mas a falta de financiamento ou outras questões podem dificultar o planejamento, tornando necessário definir algumas prioridades no orçamento”, afirma o coordenador.

Saiba mais >>   Tópico Galpões economiza mais de R$ 4 milhões em melhorias de processos

VENCIMENTOS

É possível alterar as datas de vencimento de algumas faturas, de acordo com a política de determinadas empresas. “É interessante criar um calendário onde você possa pagar em um horário conveniente”, aconselha o professor. A alta antecipada pode ser totalmente reembolsada, ajudando as famílias a economizar”.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

DÉBITO AUTOMÁTICO

Alguns serviços podem ser pagos por meio de débito automático, sem boletos, o que evita o risco de esquecimentos e atrasos, além de cobranças adicionais. É necessário agendar o pagamento para dias em que haja saldo suficiente para a transação e verificar se os itens estão sendo cobrados corretamente. “Esta é uma economia de tempo, mas deve-se tomar cuidado para evitar incluir contas que flutuam de mês para mês”, alerta.

AGENDAMENTO

Ads 04

Fazer anotações em uma agenda ou criar uma planilha de controle com o fluxo de entrada e saída de dinheiro pode auxiliar na visão objetiva dos gastos dentro de casa. Alguns aplicativos gratuitos possibilitam a melhora na organização de despesas domésticas para aumentar a saúde financeira de cidadãos. “O importante é colocar na ponta do lápis quais são os seus gatos e não perder nenhum ponto de vista”, destaca.

Saiba mais >>   Como fazer um planejamento financeiro inteligente para 2023?

RESERVA DE EMERGÊNCIA

Gastos com saúde e acidentes podem desregular o orçamento familiar e ter uma quantia guardada irá facilitar a solução de problemas inesperados. “Pode parecer utópico sugerir uma reserva de emergência em alguns quadros em que a renda é bastante controlada, porém, se for possível, é aconselhável separar um pouco da renda líquida para lidar com possíveis imprevistos”, ressalta o professor.

Sobre a Unopar

Fundada em 1972 e credenciada como universidade em 1997, a Unopar é referência em inovação e é reconhecida pela vanguarda acadêmica em seus cursos de graduação, extensão e pós-graduação lato e stricto sensu.
Presente em Londrina, Arapongas, Bandeirantes, Cascavel e Ponta Grossa, além de atuar com polos de educação a distância distribuídos por todos os estados brasileiros, a Unopar presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde, Escritórios e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unopar oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
Em 2011, a Unopar passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o link.

Saiba mais >>   Acerte o alvo! Saiba qual a importância da qualificação de leads para suas vendas!

Sobre a Kroton

Ads 05

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em mais 1.900 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações, acesse o site.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]