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O Instagram como ferramenta de vendas para sua empresa

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As redes sociais cresceram de maneira rápida, sendo que o alcance delas é bastante grande, principalmente quando comparamos com o de alguns anos atrás. Então, abordaremos formas de você utilizar o seu Instagram como ferramenta de vendas.

Independentemente se você prefere usar o Instagram, Facebook, TikTok ou qualquer outra rede, o tempo que as pessoas passam durante o seu dia utilizando essas plataformas é bastante significativo e chama a atenção tanto de empresas quanto de pessoas.

Hoje em dia, a visão que temos de empresa e indústria é bastante diferente de antigamente. As grandes fábricas e galpões dominavam o nosso imaginário, enquanto atualmente, uma simples sala com alguns adesivos de parede personalizados já pode ser uma empresa.

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E tal atitude evolui ainda mais com a possibilidade de utilizar as redes sociais como ferramentas de vendas para a sua empresa, ou seja, são as organizações se adaptando a era digital e buscando novos meios de estar por dentro do imaginário popular.

Com isso, chegamos a conclusão que, se o seu objetivo é atrair novos leads, fidelizar clientes com o seu conteúdo e aumentar o engajamento das pessoas, utilizar as redes sociais deixa de ser uma opção e se torna uma obrigação.

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O simples fato de ninguém conseguir encontrar a sua página em alguma rede já diz que a sua empresa, muito provavelmente, não está integrada com diversas funcionalidades online, seja ela uma empresa de moldes plasticos ou de venda de celulares.

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O Instagram vem crescendo muito no decorrer dos últimos anos, alcançando a barca de 1 bilhão de usuários mensais, sem mencionar que cerca de 21,1% dos pesquisados já compraram no Instagram Shopping, sendo essa, talvez, uma nova tendência.

Com isso, antes de entendermos mais a fundo como essa rede social tem tanto alcance, devemos levar algumas coisas em consideração, por exemplo, os benefícios ao se investir no Instagram, como:

  • Maior alcance de sua marca;
  • Maior interação com o seu público-alvo;
  • Maior engajamento do público;
  • Feedback rápido e real;

Porém, você deve estar se perguntando como fazer para vender pelo Instagram. É sobre isso que abordaremos no tópico a seguir, ajudando desde empresas de camisetas personalizadas até as que vendem cursos profissionalizantes.

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Como vender pelo instagram?

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Claro que para vender no Instagram é necessário seguir alguns passos que podem te ajudar a atingir o seu objetivo de forma mais fácil. Alguns deles são mais simples e outros requerem um pouco mais de planejamento.

Para tal, é importante ter em mente e seguir algumas das seguintes orientações:

Crie um perfil comercial

Esse é o primeiro e mais simples passo para você que pretende começar a vender através do Instagram. Independentemente se venderá kit executivo personalizado ou camisetas, o perfil comercial libera diversas funções que o padrão não possui.

Em seu perfil devem existir informações referentes ao seu negócio e que contextualize os seus clientes, desde os principais produtos que você vende, ramo de atuação, links para a loja, caso não venda através da plataforma, entre outras possibilidades.

Claro que você pode utilizar de uma conta própria, mas ela é bem menos interessante, afinal, é muito melhor quando um cliente ou lead se direciona até uma página e, tudo que encontra nela, tem relação ao produto ou serviço prestado.

Tudo isso possibilita que você crie um marketing digital através dessa página comercial, sendo assim uma importante ferramenta para fabrica de mochilas ou empresas de outros ramos.

A sua bio importa!

Embora tenha sido citada rapidamente no tópico anterior, a bio do seu Instagram, ou seja, o lugar no perfil onde se encontram as informações cruciais da sua empresa são de muita importância para o desenvolver do negócio e captação de leads.

A sua bio deve ser o lugar onde você informa as pessoas e interessados pelo seu trabalho, como pode ajudá-las, qual a sua especialidade e como o seu serviço ou produto pode ser totalmente diferente e causar alguma mudança no dia a dia ou na vida delas.

Um bom exemplo disso é uma boa utilização da descrição criada com uma identidade visual forte, independentemente se seus produtos são para fornecedores de brindes corporativos ou peças para manutenção de celulares, por exemplo.

Contratar um design para caprichar na foto de perfil não é um gasto, e sim, um investimento que pode trazer muito frutos para o seu negócio, afinal, se não se interessarem nem mesmo pelo trabalho visual da sua página, por que se interessariam pelos produtos?

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É importante ter isso em mente, principalmente quando pensamos em negócios. Existe um ditado popular que diz: “A primeira impressão é a que fica”, e no meio de marketing, vendas e outros afins, essa sentença é bastante verdade.

E, novamente, não esqueça de atribuir o link da loja no perfil para que todos consigam localizar seus produtos, mesmo que a sua empresa seja uma loja compressor de ar.

Você pode criar sua própria loja no Instagram

O Instagram também disponibiliza a criação de sua própria loja através da plataforma deles, caso seu desejo não seja direcionar o seu o público para um site ou loja em específico, podendo concentrar todas as vendas em um único lugar.

Tal alternativa se chama Instagram Shopping e, uma das suas maiores qualidades e vantagens é diminuir o caminho até o cliente, facilitando a compra e vendendo diretamente por uma plataforma que ele conhece.

Também pode aumentar a credibilidade da sua empresa e confiança no cliente, afinal, talvez ele se sinta mais seguro em comprar através do Instagram, já que a plataforma oferece várias opções de segurança durante a negociação.

Conheça bem o seu público-alvo

Independentemente se você é um distribuidor de etiqueta adesiva ou um vendedor de camisetas de cultura nerd e geek, com toda certeza sempre existirá algum público que se interessa pelo seu produto, portanto, foque nele.

Então, criar uma persona que representa o seu público-alvo pode ser uma das jogadas mais inteligentes que a sua empresa fará, dessa forma, você sempre saberá como agradar os seus clientes e leads, aumentando a sua relevância e autoridade no assunto.

De nada adianta o seu serviço ou produto ter extrema qualidade se não é o que o seu público quer, afinal, querendo ou não, o que move os negócios é o dinheiro e, sem capital, você não conseguirá investir em nenhuma outra área da sua empresa.

A partir do momento em que você entende os interesses de sua persona, tudo que for criar ou fazer será para suprir as necessidades dela. Isso gera insights e muitas projeções, tanto de vendas quanto de engajamento, auxiliando no crescimento da marca.

Utilize o marketing de conteúdo

O inbound marketing, conhecido também como marketing de conteúdo, tem sido uma das ferramentas mais bem utilizadas por diversas empresas ao redor do mundo, e é bastante impressionante como ela tem o poder sobre grande parte das pessoas.

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A estratégia consiste em criar conteúdo de qualidade e relevante para os seus leads e clientes, fazendo com que você sempre esteja no feed de notícias deles e, consequentemente, no imaginário, mesmo que eles não percebam.

E para isso, é necessário um entendimento dos tópicos anteriores, além de uma harmonização das suas redes sociais e, talvez, Youtube. Uma boa equipe de marketing pode ser extremamente eficaz nesse aspecto.

Faça postagens, vídeos curtos, stories e outras possibilidades de chamar a atenção das pessoas com conteúdo interessante sobre o seu ramo de atuação, mostrando curiosidades, listas, top 10 e outras ideias a mais que possam surgir em sua mente.

Se possível, crie um canal no Youtube e chame pessoas relevantes na área para entrevistas, responda as maiores perguntas dos seguidores e pergunte o que eles gostariam de ver. Fazer o consumidor se sentir à vontade e gerar engajamento faz parte do seu trabalho como empresa.

Utilize o Instagram de forma sábia

O Instagram é o queridinho da galera e é por lá que os usuários gostam de postar suas conquistas, histórias e fatos do cotidiano, ainda mais do que o Facebook. Então, saber utilizá-lo é essencial para que a sua empresa alavanque no mercado de trabalho.

Os mais diversos tipos de conteúdo podem ser postados e dependerá de como você cria o marketing para atrair novos clientes. Apenas se atente às diretrizes da rede social para não postar nada que ela considere inadequado.

Descreva bem o produto junto da foto, informe um pouco de suas propriedades e encante o cliente, além de uma bela foto para chamar ainda mais a atenção.

Considerações finais

Hoje, entendemos um pouco melhor como utilizar o Instagram como ferramenta de vendas para a sua empresa, nos aprofundando sobre a importância de seu negócio permanecer atualizado, além de dicas de como fazer isso.

Não é à toa que as redes sociais exercem tanto poder sobre as pessoas, mesmo que de forma mínima, afinal, todos estão conectados a elas e são bombardeados sobre informações dos mais diversos assuntos.

Utilize isso a seu favor e adapte o conteúdo disponibilizado aqui para a realidade de sua empresa. Sendo assim, comece agora mesmo a desenvolver uma ótima página e aumentar ainda mais o alcance de sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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