O que as redes sociais podem fazer por seu negócio?
Neste conteúdo você vai saber sobre
As redes sociais mudaram a maneira como a sociedade vive e se comporta. Essas plataformas, que antes tinham o intuito apenas de promover a interação das pessoas, agora são parte da construção de nossa identidade.
Com a aderência cada vez mais forte, as empresas se viram obrigadas a adotar esses sites como parte de suas estratégias de marketing. Só que antes de aplicá-las dessa forma, é necessário compreender a importância delas.
A partir do momento em que seu negócio conhece os benefícios de estar bem posicionado nas redes sociais, o diálogo entre ele e os consumidores é muito beneficiado.
Facebook, Instagram, LinkedIn e demais plataformas crescem diariamente, induzindo pessoas e empresas a interagirem entre si. E é exatamente por isso que quando uma companhia não está presente nelas, torna-se motivo de desconfiança.
Por meio de estratégias bem pensadas para esses sites, é possível construir uma imagem positiva para a marca. São ótimas para gerar engajamento e aumentar o número de conversões.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância das redes sociais, porque seu negócio deve usá-las e dar algumas dicas para trabalhá-las do jeito certo. Acompanhe!
A importância das redes sociais para as empresas
As redes sociais estão presentes na vida das pessoas, sendo usadas de muitas maneiras. Elas são ótimas para interagir, obter informações, ter contato com marcas, compartilhar o dia a dia, comprar e vender, dentre outras possibilidades.
Em vista desse panorama, o marketing digital incluiu essas plataformas como ferramentas essenciais para divulgação de marcas, produtos e serviços, interação com os consumidores, estratégia de venda e muito mais.
Pensando assim, se uma empresa de segurança eletrônica, por exemplo, faz um bom marketing nas redes sociais, gera potenciais clientes e fideliza aqueles que já possui.
Isso acontece porque os mecanismos que geram a empresa são considerados, além da obtenção de informações valiosas que potencializam os resultados.
Então, se as redes sociais são utilizadas dentro de um bom planejamento estratégico, levam mais visibilidade para a marca, melhorando as conversões. E dentre as principais plataformas que as empresas utilizam hoje, temos:
- Facebook;
- LinkedIn;
- Instagram;
- YouTube.
O Facebook é a maior rede social do mundo e reúne diferentes tipos de pessoas. Nele, podemos compartilhar vários tipos de conteúdos, como textos, vídeos, imagens, além de ser uma boa fonte de informação.
O LinkedIn, por sua vez, é voltado para o universo profissional e corporativo. Ele funciona como um extenso networking, em que profissionais e empresas podem se comunicar.
O Instagram serve para compartilhar fotos e vídeos sobre diferentes assuntos, sendo ótimo para mostrar produtos e serviços na prática.
Por fim, temos o YouTube, que apesar de não ser considerado uma rede social, é ótimo para divulgação de anúncios e conteúdos ricos para a audiência da marca.
Tanto no Facebook quanto no Instagram, uma empresa especializada em construção civil, por exemplo, pode vender seus serviços e usar essas plataformas para aprimorar o atendimento ao cliente.
Agora que você já sabe sobre a importância das redes sociais para as empresas nos dias de hoje e quais são as principais, no próximo tópico, vamos mostrar alguns motivos para você criar um perfil para o seu negócio. Acompanhe!
Por que usar as redes sociais?
Existem várias razões para usar as redes sociais em suas estratégias de marketing, e uma delas é porque elas ajudam a atingir um número maior de pessoas.
A quantidade de usuários adeptos dessas plataformas aumenta a cada dia, e isso se deu, principalmente, por conta da popularização dos dispositivos móveis. Sendo assim, o número de acessos é grande, e ele acontece de diferentes partes do mundo.
Por exemplo, uma fábrica de camisetas lisas para sublimação que está presente nas redes sociais e compartilha conteúdos interessantes, vai atrair uma quantidade maior de pessoas interessadas.
Em vista disso, seu negócio precisa ser ativo nesses sites, diversificando as publicações, para atrair mais seguidores interessados no que você tem a dizer.
Ações simples, como uma imagem com o logo da marca pode inspirar um seguidor e fazer com que ele compartilhe a postagem, o que consequentemente vai atingir um número maior de pessoas.
Outro motivo para investir nas redes sociais é o alto impulsionamento dos anúncios. Principalmente para os negócios novos que ainda não têm uma base de conteúdos para postar, podem optar pelos anúncios pagos.
A partir deles, as publicações vão aparecer para um grande número de pessoas que ainda não conhecem o seu negócio. Esses anúncios são feitos de maneira segmentada, de acordo com o perfil do público e interesses pessoais.
Apesar de ser um investimento baixo, ele é muito eficaz e ainda ajuda o negócio a crescer. A interação entre empresa e cliente também melhora, já que a aproximação é muito maior.
Os usuários podem compartilhar as postagens, tirar dúvidas, marcar os amigos nos comentários, dentre outras possibilidades. Entretanto, é necessário estar atento às reações dos seguidores, respondendo rapidamente seus comentários e dúvidas.
Quando uma empresa de contabilidade para pequenas empresas, por exemplo, faz isso, os usuários se sentem acolhidos e têm uma imagem mais positiva da companhia.
A fidelização de clientes também entra em jogo, visto que, ao atrair um público segmentado, as pessoas estarão dispostas a conhecer os produtos e serviços. E quando elas se sentem bem atendidas e satisfeitas, voltam para fazer novas compras.
Consequentemente, a reputação do seu negócio melhora muito, já que os clientes satisfeitos sempre têm coisas boas para falar. Eles podem fazer isso pelas redes sociais, o que acaba por gerar um ciclo de satisfação.
Só que para ter acesso a todos os benefícios que mostramos ao longo deste tópico, é necessário saber usar as redes sociais em suas estratégias de marketing. Veja mais sobre isso a seguir.
Saiba como usar as redes sociais
Para usar as redes sociais ao longo de suas estratégias de marketing digital, as empresas de consultoria ambiental, bem como diversas outras, investem nas seguintes práticas:
Estudar e conhecer o público-alvo
É fundamental conhecer o seu público-alvo e saber informações como idade, gênero, renda, localização, dentre outras. Mas além de conhecer o seu público, é importante definir a sua persona.
A persona é um personagem que representa o perfil de cliente ideal do seu negócio. É dessa forma que as ações nas plataformas serão bem-sucedidas.
Ter qualidade nas postagens
Não é porque existem várias redes sociais que sua empresa deve estar todas elas, uma vez que nem todas correspondem ao seu público, metas e objetivos.
Além disso, uma pequena empresa de paisagismo, por exemplo, precisa administrar todos os seus perfis, o que pode ser trabalhoso para os negócios que estão começando agora.
Ademais, se a companhia conhece bem a sua persona, então sabe em quais plataformas ela prefere interagir. É nesses meios que ela deve concentrar todos os seus esforços.
Além disso, as publicações devem prezar pela qualidade e não pela quantidade. Se você publicar muita coisa e os materiais não entregarem valor ao usuário, sua empresa corre o risco de ser vista de maneira negativa.
A cada nova publicação, o foco deve ser nas necessidades de sua persona, bem como conseguir abordar cada pauta com profundidade.
Divulgar conteúdo relevante
Ainda considerando a qualidade do material, faça com que as publicações sejam realmente relevantes para o seu público-alvo. Por exemplo, as empresas de hidrojateamento industrial estão sempre pensando nos assuntos que a sua audiência se interessa.
É necessário se atentar àquilo que os clientes querem, considerando sempre a opção deles, pois um conteúdo que seja do seu agrado talvez não seja o que as pessoas esperam.
Investir em recursos visuais
Os conteúdos visuais são indispensáveis nas redes sociais, como fotos, vídeos, GIFs, gráficos, dentre outros. Aliás, é importante saber como trabalhar esse formato se você pretende usar o Instagram, que é uma rede social 100% voltada a esse tipo de conteúdo.
Criar um bom relacionamento com os clientes
Mais do que publicar nessas plataformas, é importante saber interagir com os usuários. Caso você não faça isso, causará uma impressão de desleixo e desinteresse para com seus potenciais clientes.
É por isso que toda vez que uma clinica de acupuntura Osasco, por exemplo, publica alguma coisa nas redes sociais, dedica um tempo de seu dia a dia para responder dúvidas e comentários.
Conclusão
Estar nas redes sociais é uma necessidade para qualquer tipo de empresa. Esses sites ajudam a companhia a construir sua marca e a se relacionar com seu público-alvo de maneira mais promissora.
O cliente moderno não quer apenas comprar um produto ou serviço de qualidade, ele quer conhecer a empresa e se relacionar com ela. Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre o papel dessas plataformas para as companhias e porque elas são tão importantes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.