O que é Internet das Coisas (IoT): entenda tudo sobre essa tecnologia
Neste conteúdo você vai saber sobre
Depois que se descobriu o que é internet das coisas, a maneira como a tecnologia é usada no dia a dia foi revolucionada.
A IoT tem impacto considerável em todos os setores, desde agronomia até eletrodomésticos. Os avanços são velozes e muito benéficos.
Você sabe como essa tecnologia pode ser aplicada? Aqui, discutiremos como nasceu a IoT, como ela funciona, seus principais impactos na sociedade e as aplicações possíveis.
Fique com a gente para saber tudo sobre essa tendência recente e muito promissora!
Conheça a Internet das Coisas
Em 1999, o especialista britânico Kevin Ashton introduziu o termo Internet das Coisas. Primeiro, ele sugeriu que muitas atividades rotineiras poderiam ser racionalizadas se o computador pudesse reconhecê-las através dos dados coletados sem intervenção humana.
Décadas se passaram e a tecnologia avançou rapidamente em várias áreas, impulsionando a concretização dessa ideia.
Hoje em dia, a IoT está presente na vida de milhares de pessoas, inclusive na forma de automatização industrial, processadores de alta potência, conexões sem fio e baterias muito mais duráveis.
O conceito da Internet das Coisas, basicamente, é conectar o maior número possível de itens à internet para expandir ainda mais as funcionalidades e ajudar os usuários.
Alguns exemplos cotidianos de IoT são:
- Smartphones;
- Tablets;
- TVs smart;
- Notebooks.
No entanto, é possível ir mais além. Automóveis inteligentes e luzes que acendem e apagam com um comando de voz são exemplares mais avançados.
Assim como o marketing digital tem sido um fenômeno no mundo dos negócios, a IoT tem feito sua parte e mostrado todo o seu poder e influência.
Entenda os benefícios da Internet das Coisas
Ao considerar como a tecnologia IoT pode ser usada em uma organização, é importante entender – primeiramente – como ela está mudando a estratégia e as operações em outros espaços.
Confira a seguir as principais maneiras pelas quais a Internet das Coisas pode transformar digitalmente os processos.
Mais inovação
A IoT abre portas para inovar o escritorio virtual. Quem souber usar bem a tecnologia e os recursos com mais sabedoria, terá uma grande vantagem na hora de iniciar um projeto.
Como resultado, as empresas poderão gerar mais impactos positivos na vida dos clientes.
Mais saúde e bem-estar
Que a tecnologia pode funcionar como uma aliada em diferentes processos produtivos não há dúvidas. No entanto, ela também pode ser usada como ferramenta para promover o bem-estar.
Usar a tecnologia para incentivar hábitos mais saudáveis, como a boa alimentação e exercícios é algo cada vez mais frequente, tendo seu reconhecimento mais prático em aparelhos como relógios inteligentes que possibilitam que os usuários monitorem a hidratação e a pressão, por exemplo.
Assim, com a Internet das Coisas, essa ajuda tende a ser ainda mais completa, proporcionando uma melhor compreensão e utilização das informações disponíveis para a saúde da população e de profissionais.
Por exemplo, considere operadores de maquina de fazer velas preço. Nesse caso, aparelhos conectados podem avaliar riscos existentes na função, determinar pausas, emitir alertas quando o maquinário precisar de revisão e até indicar o momento dos profissionais atuarem junto à máquina, reduzindo acidentes.
Além disso, o acompanhamento da saúde em si, como pressão e aspectos cardíacos podem ser verificados com mais facilidade, permitindo uma atuação ágil em casos de emergência.
Mais automação
Uma das mudanças mais importantes que a Internet das Coisas traz para o futuro do trabalho é a automação cada vez mais inteligente.
Isso não significa que a ação humana vai se tornar desnecessária, mas minimizada. Ou melhor, redirecionada.
Isso porque a IoT permite que você se concentre em setores mais estratégicos e criativos, deixando as tarefas operacionais e repetitivas para as máquinas.
Como resultado, a produtividade da assistencia tecnica Rinnai é melhorada, graças à gestão do tempo mais eficaz.
Relações humanizadas
Pode parecer estranho dizer que as relações humanizadas estão se tornando mais importantes à medida que o desenvolvimento das tecnologias acelera. Mas é exatamente isso que está acontecendo.
Os administradores, tanto externos quanto internos, estão cientes de que a humanização das relações começa a ser vista como um diferencial.
Avaliar as preferências e a atenção que as pessoas recebem são aspectos determinantes para a influência da Internet das Coisas na sociedade.
Veja quais são as aplicações da Internet das Coisas
Nós já trouxemos alguns exemplos de como a IoT se faz presente no dia a dia. Vamos focar nesse aspecto a partir de agora, acompanhe.
Carros inteligentes
A Internet está cada vez mais presente nos automóveis, ampliando as possibilidades dos meios de transporte individual e possibilitando veículos com comunicação e autônomos..
Nesse cenário, os carros poderão se comunicar com passageiros e identificar pessoas e outros transportes, circulando com segurança pela cidade e reduzindo acidentes.
Consequentemente, consegue-se minimizar a interação humana com o carro.
Além disso, a tecnologia permite que o app acesse facilmente os dados gerados pelo seguro de carros valor, permitindo monitorar a “saúde” do veículo, indicando o momento de ajustes.
Smart Cities
O desenvolvimento adicional de cidades inteligentes é um dos objetivos da indústria de tecnologia.
A ideia é melhorar os dispositivos e utilizar diversos tipos de aparelhos para planejar melhor o funcionamento da cidade.
Gestão automatizada de vagas de estacionamento, semáforos e latas de lixo conectadas são exemplos de IoT aplicada a cidades.
Automação de atividades repetitivas
Certamente existem muitos processos na produção industrial, por isso é necessário ter uma gestão muito eficiente.
Muitos gerentes estão investindo na IoT porque, por vezes, não podem contar com trabalho manual.
Essa tecnologia promete um retorno do investimento (ROI) significativamente mais rápido.
No entanto, muitos ainda acreditam que tais técnicas devem substituir completamente o trabalho humano, o que não é o caso.
Na realidade, a Internet das Coisas deve servir como uma aliada na rotina da consultoria tributária, principalmente por meio da coleta de dados precisos.
Automação residencial
A automação residencial é uma das aplicações mais promissoras da IoT e está presente em quase todos os exemplos de uso da tecnologia.
Em um futuro próximo, espera-se que a maioria dos dispositivos internos de uma casa, até mesmo de escritórios e indústrias, estejam conectados à Internet.
Com isso, ações como pré-aquecer o forno, preparar o café e fechar cortinas – bem como identificar a troca de equipamentos – poderão ser programadas.
Confira dicas para um bom uso da IoT
Todo dispositivo conectado à internet pode estar vulnerável a ataques de hackers e malwares. Com a Internet das Coisas não é diferente.
Observe como empreendimentos diversos, inclusive em fábrica de piso de concreto polido, devem se proteger contra essas ameaças.
Tenha senhas fortes
Um cuidado especial deve ser tomado ao escolher a senha a ser usada no programa, pois todos os dispositivos podem ser conectados a uma única interface.
Isso significa que uma senha fraca vai prejudicar a privacidade e a integridade dos dados de toda uma organização.
Quando as senhas que o time de colaboradores utiliza são fracas, a probabilidade da produção de filme stretch ser interrompida por ataques exteriores é mais alta.
Portanto, é recomendável alterar a senha para uma combinação mais longa e forte, além de desabilitar serviços não utilizados.
Faça atualizações
Os hardwares de IoT podem ter uma vida útil curta, devido a melhorias aplicadas aos aparelhos – como um novo design ou produtos mais resistentes utilizados em smartphones. Além disso, a própria tecnologia passa por atualizações, demandando ajustes.
Assim, todo proprietário tem de ficar a par de novas atualizações e qualquer outra informação ou mudança que impacte na qualidade dos dispositivos, como recall de fábrica, troca de fornecedores e atualizações de sistema.
Além disso, ao escolher um novo dispositivo IoT, verifique se o fabricante possui recursos integrados que facilitam a atualização.
Use uma rede segura
Antes de começar a usar qualquer dispositivo, é necessário garantir que ele esteja conectado a uma rede totalmente segura.
Para isso, instale um bom antivírus e não se esqueça de ativar o firewall, bem como dê preferência à redes privadas (e com boas senhas, conforme mencionado anteriormente).
Também lembre-se de atualizar esses softwares sempre que necessário para evitar falhas na segurança.
Outro ponto importante é que a rede seja exclusiva para os dispositivos de IoT. Isso previne a entrada de ameaças externas e diminui a incidência de erros.
Cuide das permissões de acesso
É preciso prestar atenção não apenas nas pessoas que acessam a rede, mas também aos privilégios que o próprio dispositivo possui em relação ao controle de outras máquinas.
Toda permissão de acesso tem de ser testada e revisada.
Também é importante definir quais dispositivos são priorizados em relação aos recursos, quando estão disponíveis e quais informações estão acessíveis, dependendo das configurações.
Isso evita que vários dispositivos usem recursos de rede ao mesmo tempo, resultando em desempenho ruim, sobrecarregando o sistema.
Entenda as principais rotas de acesso ao seu dispositivo
Recentemente, descobriu-se que o simples acesso a links “inocentes” pode infectar milhões de computadores e muitas redes ao redor do mundo.
Portanto, cada usuário deve entender seu próprio comportamento na web, tendo cautela ao acessar links suspeitos. Também é preciso compreender que invasões podem ocorrer mesmo em comportamentos aparentemente inofensivos.
A infraestrutura da rede, a hospedagem em nuvem e o próprio dispositivo podem ser as vias de acesso de hackers.
Nesse sentido, empresas precisam estar preparadas para criar regras e recursos que possam proteger esses pilares, recorrendo a camadas diversas de segurança para salvaguardar os sistemas e informações.
Conclusão
O progresso tecnológico caminha lado a lado com o progresso da sociedade. A Internet das Coisas (IoT) é um atestado disso e está impactando na rotina de toda a população.
As aplicações variam da vida doméstica até a produção em série de itens para agricultura e muito mais.
Por isso, manter-se atualizado a respeito desse assunto é estar um passo à frente da concorrência e criar diversas oportunidades para o desenvolvimento geral.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.