Cotidiano

O QUE FAZER QUANDO A INTERNET NÃO FUNCIONA?

A Internet não funciona, há um problema com a cobertura em dispositivos móveis (a cobertura é mais fraca, quebra ou desaparece) ou a velocidade da Internet é menor do que o esperado? Os motivos mais comuns para tais situações são: um roteador, mais especificamente um modelo de equipamento mais antigo ou um dispositivo configurado incorretamente, e amplificadores de sinal Wi-Fi (repetidores) instalados recentemente. Neste artigo, explicamos por que e o que fazer se ocorrer um problema.

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Os motivos mais comuns para um problema de internet

Razão 1: problema de internet devido a dispositivo desatualizado

Cada dispositivo perde suas propriedades ao longo do tempo e seus componentes se desgastam. Não é diferente com um roteador que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, modelos mais antigos de roteadores são adaptados para suportar velocidades mais baixas, então eles não são capazes de lidar com as velocidades atuais. 

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Além disso, recentemente o número de dispositivos conectados a roteadores aumentou significativamente – se costumava ser um computador e possivelmente um laptop, agora eles incluem laptop, aparelho de TV, smartphone, tablet, impressora…Tudo isso significa que os modelos mais antigos de roteadores não podem atender a demanda atual, portanto, é recomendável substituí-los por novos.

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Razão 2: problema de internet devido à configuração incorreta do dispositivo

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Outra fonte de problemas é um roteador configurado incorretamente, na maioria das vezes adicionado a uma rede já existente por seus usuários. Há alguns anos, bastava instalar um roteador em casa para que todos usassem a Internet confortavelmente. Hoje, são necessários dois ou mais dispositivos para cobrir um edifício inteiro. De onde veio essa mudança? Depende dos padrões aplicáveis, que exigem a redução da potência dos dispositivos, o que reduz significativamente o alcance real. No entanto, se o alcance do novo roteador for muito bom, sua largura de banda, em comparação com os equipamentos de geração mais antiga, aumentará várias vezes.

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Mas vamos voltar ao tópico da configuração do roteador. Cada roteador funciona em uma determinada frequência e com uma largura de canal diferente, que pode ser definida livremente. Se os parâmetros acima não forem selecionados corretamente durante a instalação, um dispositivo configurado incorretamente pode (e provavelmente o fará) obscurecer a operação de outros roteadores. Isso, por sua vez, resultará no fato de que, embora você tenha alcance total para o roteador, não poderá obter as velocidades mais altas esperadas (na maioria das vezes isso se aplica a smartphones, que também têm cobertura mais fraca).

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Portanto, cada vez que o roteador for conectado à rede dentro do prédio, deverá ser precedido da determinação das frequências disponíveis por meio de uma ferramenta especial. Ao analisar os dados apresentados por ele, você pode decidir em qual frequência o dispositivo irá funcionar, para que a Internet funcione de forma eficiente e confiável.

Razão 3: problema de Internet causado pela adição de um repetidor

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A última questão que precisa ser discutida é a instalação de repetidores, ou seja, amplificadores de sinal Wi-Fi. Este tipo de dispositivo não é recomendado para uso em uma rede doméstica, pois em vez de melhorar seu desempenho, eles o deterioram significativamente. Isso ocorre porque o repetidor funciona sem fio e usa a frequência limitada disponível apenas para se conectar à rede e transmitir dados. Como resultado, a velocidade de transferência cai significativamente ou fica limitada para todos os dispositivos conectados à rede..

Como proceder para evitar tais situações e como reagir quando ocorre um problema de internet?

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Tendo em mente os aspectos acima, é melhor não tentar conectar um roteador ou qualquer outro dispositivo à rede, se você não tiver conhecimento ou experiência suficiente nesse assunto. E em caso de dúvidas, antes de estragar seu aparelho ou esperar pelo suporte, entre em contato com a sua operadora, através do oi fibra whatsapp, por exemplo.

Se o problema continuar, será necessário chamar especialistas que instalarão o dispositivo por uma taxa ou tentarão resolver o problema pessoalmente.

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