Os benefícios da atividade sexual para a sua saúde
O sexo é um fator importante para a sua vida.
O sexo e a sexualidade fazem parte da vida. Indo muito além da reprodução, o sexo pode ser sobre intimidade e prazer. A atividade sexual, a relação, ou masturbação, pode oferecer muitas vantagens surpreendentes a todas as áreas da sua vida, como por exemplo benefícios:
- físico;
- intelectual;
- emocional;
- psicológico;
- social
A saúde sexual é mais do que evitar doenças ou uma gravidez não planejada. Trata-se também de reconhecer que o sexo pode ser uma parte importante da sua vida.
Como é que o sexo pode beneficiar o seu corpo?
Um estudo sugere que o sexo pode ser um bom exercício cardiovascular em homens e mulheres mais jovens. Embora o sexo não seja um exercício suficiente por si só, pode sim ser considerado uma atividade física.
Alguns dos benefícios que o sexo podem te trazer são:
- diminuição da tensão arterial;
- queima de calorias;
- aumentar a saúde do coração;
- fortalecimento muscular;
- redução do seu risco de doença cardíaca, AVC e hipertensão;
- aumento da libido
As pessoas com vidas sexuais ativas tendem a fazer mais exercício e a ter hábitos alimentares melhores do que as que são menos ativas sexualmente. Uma boa forma física pode também melhorar o desempenho sexual em geral.
Sistema imunitário mais forte
Num estudo da imunidade em pessoas envolvidas em relações românticas, as pessoas que tinham relações sexuais frequentes (uma a duas vezes por semana) tinham mais imunoglobulina A (IgA) na sua saliva. As pessoas que fizeram sexo com uma frequência menor (menos de uma vez por semana) tinham significativamente menos IgA.
O IgA é o anticorpo que desempenha um papel na prevenção de doenças e é a primeira linha de defesa contra o papilomavírus humano, ou HPV.
Mas aqueles que fizeram sexo mais de três vezes por semana tiveram a mesma quantidade de IgA que aqueles que fizeram sexo menos frequente. O estudo sugere que a ansiedade e o stress podem possivelmente anular os efeitos positivos do sexo.
Dormir melhor
O seu corpo libera oxitocina, também conhecida como hormônio do “amor” ou “intimidade”, e endorfinas durante um orgasmo. A combinação destas hormônios pode atuar como uma sedação, facilitando o seu sono.
E um sono melhor pode contribuir, por exemplo, para:
- um sistema imunitário mais forte;
- um tempo de vida mais longo;
- se sentir mais descansado;
- ter mais energia durante o dia;
- alívio de dores de cabeça
Outro estudo mostra também que a atividade sexual pode proporcionar alívio total ou parcial de enxaquecas e dores de cabeça.
De pessoas que foram sexualmente ativas durante estes tipos de problema::
- 60 por cento relataram uma melhoria durante uma enxaqueca;
- 70 por cento relataram alívio moderado a completo durante uma enxaqueca;
- 37% relataram melhoria dos sintomas nas dores de cabeça;
- 91% relataram alívio moderado a completo em dores de cabeça.
Como o sexo beneficia todos os gêneros
Nos homens
Uma pesquisa recente descobriu que os homens que tinham relações sexuais mais frequentes tinham um risco menor de desenvolver o câncer de próstata.
Um estudo descobriu que os homens que tinham em média 4,6 a 7 ejaculações por semana tinham aproximadamente 36 por cento menos probabilidades de receber um diagnóstico de câncer de próstata antes dos seus 70 anos de idade. Isto em comparação com homens que relataram ejaculações 2,3 ou menos vezes por semana em média.
Para os homens, o sexo pode mesmo afetar a sua mortalidade. Um estudo que teve uma duração de 10 anos demonstrou que os homens que tinham orgasmos frequentes (definidos como dois ou mais por semana) tinham um risco de mortalidade 50% menor do que aqueles que tinham relações sexuais menos frequentes.
Uma boa relação sexual pode contribuir muito também para sua auto-estima. Vale ressaltar ainda que caso algo corra errado, não é necessário se desesperar: não é qualquer caso único de falta de ereções que vai fazer mal ou atrapalhar para sempre.
Embora os resultados sejam contraditórios, a qualidade e saúde do seu esperma pode aumentar com a melhoria da atividade sexual, como indicam algumas pesquisas.
Nas mulheres
Ter um orgasmo aumenta o fluxo sanguíneo e liberta produtos químicos naturais que aliviam a dor.
A atividade sexual nas mulheres pode:
- melhorar o controle da bexiga;
- reduzir a incontinência
- aliviar as cãibras menstruais e pré-menstruais;
- melhorar a fertilidade;
- construir músculos pélvicos mais fortes
- ajudar a produzir mais lubrificação vaginal
- potencialmente pode proteger contra endometriose, ou o crescimento de tecido fora do seu útero
A atividade sexual pode ajudar a fortalecer a sua região pélvica. Um pavimento pélvico reforçado pode também oferecer benefícios como menos dor durante o sexo e uma menor probabilidade de um prolapso vaginal. Um estudo mostra que as chamadas “práticas intravaginais” podem resultar em contrações vaginais reflexivas causadas pelo empurrão do pênis.
As mulheres que continuam a ser sexualmente ativas após a menopausa têm menos probabilidades de ter atrofia vaginal significativa, ou o desbaste das paredes vaginais. A atrofia vaginal pode causar dor durante o sexo e sintomas urinários.
É por esse e outros motivos que você deve dar atenção à sua saúde íntima. Sentir-se bem consigo mesmo ajuda sua saúde sexual e o contrário também ocorre. Por isso, se você encontrar algo que tem te atrapalhado em suas atividades sexuais, não hesite em procurar ajuda. Procure tratar problemas, seja uma ejaculação precoce – e uma consequente busca por saber como segurar ejaculação -, uma perda de libido, ou o vaginismo.