Beleza e EstéticaVida e Saúde

Problemas com melasma? Veja alguns ácidos que podem te ajudar

Ads 02

Desde reduzir as manchas até melhorar o brilho e a elasticidade da pele, vários ácidos podem ser úteis no tratamento do melasma

O melasma é um distúrbio que deixa a pele com manchas escuras. O mais comum é que apareça na região do rosto, mas pode ser encontrado em outras partes do corpo.

Apesar de acometer também os homens, as mulheres são mais afetadas pelo problema, tanto que um estudo da Universidade Estadual Paulista mostra que até 35% delas podem desenvolver as manchas.

Ads 03

Dentre os tratamentos, está o uso de ácidos, como o ácido tranexâmico, que minimiza a aparência das manchas. No entanto, outras opções podem ser indicadas pelo dermatologista.

Princípios que contribuem para o aparecimento do melasma

Por mais que esteja relacionado com fatores genéticos, o melasma pode ter outras causas, no caso, fatores que contribuem para o seu surgimento. Entre eles estão:

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
  • Questões hormonais;
  • Se expor ao sol sem protetor solar;
  • Uso de anticoncepcional;
  • Gravidez;
  • Uso de determinados medicamentos.
Saiba mais >>   Frutas que ajudam a emagrecer, 7 opções e 1 receita

Ácidos que podem ajudar no tratamento

Caso note alguma mancha escura na pele, marque uma consulta com seu dermatologista. Você receberá como recomendação de tratamento, além do uso do protetor solar diariamente, a indicação de alguns ácidos, como:

Ácido glicólico

Ads 04

Muito comum em produtos de cuidados com a pele, tem boa absorção e ajuda a clarear as regiões onde é aplicado. Pode ser usado como peeling químico, com maior concentração, ou em dermocosméticos, com menor quantidade de ácido.

Ácido retinoico

Derivado da vitamina A, aparece em cremes, pomadas e géis. Além de reduzir manchas, é usado para suavizar rugas e marcas de acne. Estimula a produção de colágeno e ajuda a dar firmeza para a pele. Sua concentração nos cremes é mais baixa, já nas pomadas é maior, mas estas só são vendidas com receita médica.

Ácido kójico

Extraído de cogumelos, é um despigmentante natural, por isso muito recomendado no caso das manchas na pele. Além do melasma, é indicado para cicatrizes, olheiras e na remoção de cravos e espinhas. Sua ação é simples, ele inibe a ação da melanina na região aplicada e depois a pele descasca, dando lugar a uma camada nova.

Saiba mais >>   Como substituir o açúcar refinado, existe um açúcar saudável?

Ácido azelaico

Ads 05

Extraído do trigo, cevada ou centeio, é indicado para a renovação celular e remoção de radicais livres da pele. Para o tratamento do melasma se encontra em cremes ou pomadas, muitas vezes associado com outros componentes, como a tretinoína.

Ácido hialurônico

Um ácido produzido naturalmente pelo corpo, porém, conforme a idade avança, os níveis diminuem. Sua função é bastante simples, a de reter água na pele, mantendo as células hidratadas, tanto que é por isso que a substância é encontrada em muitos cremes hidratantes. Para o melasma, é usado com a intenção de promover a renovação celular.

Ácido tranexâmico

Muito comum no tratamento de hemorragias, porém, também serve para cuidar das manchas causadas pelo melasma. O ácido vai inibir a produção de melanina, reduzindo a atividade da enzima tirosinase e, consequentemente, clareando a pele.

Benefícios dos ácidos no tratamento do melasma

Agora que você já sabe quais são os principais ácidos que podem ajudar a tratar as manchas escuras causadas pelo melasma, confira os benefícios deles para a pele. Independentemente da indicação dada pelo dermatologista, você experimentará estes pontos positivos no tratamento.

  • Renovação celular: há um estímulo para a pele produzir novas células e eliminar as antigas que estão muito pigmentadas;
  • Inibir a ação da melanina: as manchas escuras resultam da produção da melanina, muitos dos ácidos inibem sua produção, com isso, há menos manchas na pele;
  • Redução da inflamação: esta também é responsável pelo escurecimento da pele, então, os ácidos buscam cuidar para a região ficar menos inflamada;
  • Ação antioxidante: reduz os radicais livres presentes na pele e contribuem para o aumento do brilho, além da aparência saudável.
Saiba mais >>   Coenzima Q10: o que é, para que serve e benefícios
Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]