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Quais são as melhores práticas ligadas a gestão de clientes

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O que seria de uma empresa sem seus clientes? Nada! São eles que dão vida ao seu negócio, e fazem com que ele continue com as portas abertas, conhecer, captar, prospectar, conquistar e fidelizar clientes é uma missão fundamental para qualquer negócio, independente do segmento, como uma empresa de gestão industrial, por exemplo. 

Mas como está indo esse processo dentro do seu negócio? Você consegue ter uma base sólida de clientes? Consegue gerenciar todos a ponto de apresentar as melhores soluções e manter uma comunicação assertiva?

No texto de hoje, nós te ajudaremos a conhecer quais são as melhores práticas que estão relacionadas a gestão de clientes, fazendo você entender melhor, como manter seu público sempre por perto e aproveitar o máximo cada indivíduo que faz parte de seu negócio, bora conferir? 

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O que é gestão de clientes?

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Antes de mostrarmos boas práticas da gestão de clientes, é preciso entender melhor o que esse termo significa, de forma resumida, ela é um conjunto de estratégias que tem como principal objetivo, colocar o cliente no centro do negócio. 

Ou seja, você começa a priorizar as vontades e desejos dos seus clientes, e ao invés de oferecer um produto ou serviço como automação predial, você oferece soluções que possam ser úteis para ele. 

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O grande objetivo é estabelecer um relacionamento a longo prazo, fazendo com que a comunicação fique cada vez mais próxima e que você consiga alcançar seus consumidores de forma muito mais efetiva e duradoura, abaixo separamos as melhores práticas conectadas a essa estratégia, confira!

Conheça e saiba quem são as pessoas que compram de você

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A primeira boa prática que podemos ressaltar é justamente o conhecimento que você possui com relação às pessoas que são clientes de sua empresa, em uma boa gestão de clientes, é crucial que você tenha dados e informações mais profundas e assertivas de seus consumidores. 

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Isso vai fazer você criar uma persona ideal dentro do seu negócio, conhecendo seus gostos, hábitos, preferências e até costumes de compras, fazendo com que você tenha muito mais controle e possa criar estratégias mais assertivas e voltadas para pessoas de forma mais específicas. 

Movimente seus leads do fundo do funil e saiba a hora de abandonar quem está no topo dele

Muitas pessoas que chegam no fundo do funil às vezes se encontram acomodadas devido ao lugar que elas chegaram, então é sempre uma boa você dar uma movimentada nelas e trazer novidades para que elas continuem consumindo seus produtos. 

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O abandono é outra prática importante que podemos destacar, por mais difícil que seja desistir de um cliente, muitas vezes é preciso saber a hora de dar tchau e ter outras prioridades com consumidores que realmente dão lucro para o seu negócio, faça uma varredura no topo do funil e analise quem realmente pode comprar da sua empresa e quem só está te enrolando. 

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Faça o follow-up constante e acompanhe o pós-venda

Muitas pessoas querem privacidade na hora de comprar produtos ou contratar serviços, mas um follow-up é sempre bem vindo, sempre busque acompanhar toda a jornada de compra de um consumidor e ver se tudo está saindo do jeito que você planejou. 

Também é importante trabalhar com um pós-venda impactante, se você abandonar a pessoa assim que ela realizou uma compra na sua indústria 5.0, a chance dela se fidelizar e voltar a consumir seus produtos é mínima, fique sempre por perto e dê suporte para seus clientes caso precisem. 

Dê atenção aos clientes inativos e busque fidelizar todos que conseguir

Por fim, não é só de consumidores recentes que uma empresa é feita, os clientes inativos também são parte fundamental da equação , dê uma atenção, envie alguns e-mails e ofertas e mostre que eles ainda podem ser úteis para o seu negócio. 

Também trabalhe com a fidelização, mantenha uma comunicação constante e forneça uma experiência de compra diferenciada para que mais pessoas sejam fãs e se tornem fiéis ao seu negócio. 

O que achou do texto de hoje? Gostou das práticas ligadas a gestão de clientes? Comente abaixo o que achou e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha curtido, até a próxima!
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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