Quais são os diferentes tipos de mármore?
Neste conteúdo você vai saber sobre
Há uma infinidade de pedras naturais derivadas do mármore, muitas delas podem ser moldadas de diferentes formas. Além disso, as próprias pedras têm várias tonalidades que possibilitam muitos tipos de projetos.
Conheça quais são os tipos de mármores e saiba um pouco mais sobre cada um. Saiba como escolher o modelo ideal para diferentes tipos de projetos.
Quais os tipos de mármore?
Existem diversos tipos de mármore disponíveis no mercado, cada um com seu formato e características próprias.
O mármore é uma pedra natural que transmite sofisticação, requinte e bom gosto à decoração de ambientes.
Embora seja amplamente utilizado em cozinhas e banheiros, especialmente em bancadas, também pode ser usado como revestimento de pisos e paredes. Veja alguns dos principais tipos de mármore encontrados no mercado.
Mármore Botticino
O mármore Botticino possui uma cor predominante, o bege claro, nele também são marcados veios de um tom mais escuro. Essa pedra pode ser usada em diferentes obras de arte, pisos e revestimentos.
Mármore Branco Carrara
Um dos tipos mais conhecidos, o mármore branco Carrara, tradicionalmente utilizado por Michelangelo em suas esculturas renascentistas.
No tom branco, com veios em cinza-escuro. No entanto, o uso em áreas externas ou úmidas não é aconselhado por conta de sua alta porosidade.
Mármore Nero Marquina
Neste mármore a cor predominante é preta, com veios brancos intensos. O material traz um design bastante elegante e sofisticado, muito usado em bancadas, pisos e revestimentos.
Sua aparência marcante cria um contraste interessante nos ambientes. O preço pode variar dependendo da qualidade e tamanho das peças.
Mármore Emperador
Existem duas variações principais deste mármore: o Emperador Dark, com veios mais escuros, e o Emperador Light, com veios mais claros.
Costuma aparecer em revestimentos de pisos, paredes, bancadas e até mesmo em peças de mobiliário. Seu aspecto sofisticado confere um toque de elegância aos ambientes.
Mármore Crema Marfil
Essa pedra é conhecida por sua cor creme e veios sutis em tons mais claros. Além disso, é muito utilizado em projetos de decoração que buscam uma atmosfera clássica e elegante.
Esse tipo de mármore tem finalidade de uso em pisos, revestimentos de paredes, bancadas e escadas.
Mármore Travertino
O mármore Travertino é um dos mais populares na decoração de interiores. Possui uma aparência rústica e característica, com veios e pequenos orifícios em sua superfície.
Ele é encontrado em diferentes tonalidades, como bege, marrom e até mesmo branco. Seu uso pode aparecer em pisos, paredes, banheiros, spas e até mesmo em elementos decorativos, como esculturas.
Mármore Verde Guatemala
Como o próprio nome sugere, esse mármore apresenta uma cor verde intensa, com veios em diferentes tonalidades. É uma opção bastante utilizada para revestimentos de pisos e paredes, bem como para detalhes decorativos em ambientes internos.
Quais são os acabamentos dos mármores?
O mármore pode receber diferentes tipos de acabamento, sendo escolhidos de acordo com a aplicação e o ambiente em que será utilizado.
Para conferir as disponibilidades de acabamentos, basta se informar em uma empresa especializada como uma marmoraria em Curitiba, porém os acabamentos mais comuns são:
Polimento
Este acabamento traz um brilho extra à superfície do mármore, tornando-o mais elegante. No entanto, não é recomendado para áreas molhadas ou externas, pois a pedra pode ficar escorregadia e ser perigosa.
Bruto
Nesse tipo de acabamento, o mármore mantém sua aparência natural, como foi encontrado na natureza, sem nenhum tipo de tratamento adicional.
Jateado
Esse acabamento é adequado para áreas externas, ele cria uma camada áspera sobre a pedra, tornando-a menos escorregadia.
Levigado
O acabamento levigado confere ao mármore uma superfície lisa, porém sem brilho, através de um processo de lixamento.
Cristalização
Esse acabamento é especialmente recomendado para pisos de mármore. Nessa pedra é aplicada uma película que a deixa mais resistente e com maior duração.
Resinado
Para áreas úmidas, como banheiros e cozinhas, é indicado o acabamento resinado. Nesse processo, a pedra recebe a aplicação de uma resina líquida que preenche as fissuras e porosidade natural do mármore, evitando manchas ao longo do tempo.