Resiliência: A Poderosa Arma De Adaptação Às Mudanças
Neste conteúdo você vai saber sobre
R.E.S.I.L.I.Ê.N.C.I.A.
Palavra de 11 letras, mas com um significado muito maior. Você com certeza já ouviu falar, mas conhece o real sentido? Resiliência é a capacidade de se recuperar de situações de crise, adversidade e aprender com elas. Através dela, é possível ter uma verdadeira virada de chave na sua vida pessoal, e principalmente, na profissional.
A vida nos traz diversos episódios difíceis, em que levamos rasteiras e questionamos nossa capacidade de nos levantarmos e recomeçarmos. A resiliência entra como ponto chave para contornarmos esses momentos, tendo a capacidade de mudar situações para refazer a vida de forma mais leve, sendo uma arma poderosa para preservar a saúde mental.
Você sabe identificar uma pessoa resiliente?
Pessoas resilientes conseguem aproveitar e explorar seus pontos fortes de modo a resolver os problemas, e se recuperar de maneira mais rápida. Algumas características que grande parte das pessoas resilientes têm, são:
- Superar obstáculos;
- Não se enxergar como vítimas;
- Têm poder de controle interior;
- Capacidade de enfrentar problemas e adversidades;
- Fazer planos realista e conseguir cumpri-los;
- Possuir inteligência emocional e saber e gerenciar emoções de forma eficaz;
- Autoconsciência para avaliar seus pontos fortes e fracos;
- Autoestima para reconhecer suas qualidades; e
- Preservar a saúde mental e emocional (autocuidado).
E como me tornar resiliente? Para a psicologia, há as principais formas de alguém se tornar resiliente, através do otimismo, regulação de emoções, controle de impactos do estresse, atitude positiva e habilidade de ver o fracasso.
É preciso lembrar que a resiliência não é um dom, mas sim um trabalho diário para que ela seja desenvolvida. Todos podem se tornar resilientes!
Cada pessoa tem sua forma de lidar com os traumas, problemas e estresse. Algumas de maneira mais rápida, outras nem tanto. A resiliência entra como uma peça de proteção, que permite uma melhor recuperação física e mental, minimizando o sofrimento, e, doenças psicossomáticas. É usar as emoções a seu favor, de forma positiva. Uma verdadeira chave para a superação!
Para te orientar, trouxemos algumas lições que vão te ajudar a desenvolver essa habilidade primordial.
1- Aprenda com as situações: veja os problemas com outro olhar, aprenda com as situações e sempre tire uma lição, pois assim, nas próximas vezes que ocorrer algo parecido, você saberá lidar melhor e poderá tomar decisões diferentes.
2- Seja adaptável: Pessoas resilientes se adaptam e são flexíveis, conseguindo ver as situações com pontos de vista diferentes. É treinar o seu cérebro para sempre ver o copo “meio cheio” e não “meio vazio”.
3- Confie em você: Para conseguir desenvolver a resiliência, é preciso desenvolver a autoconfiança e autoestima. Reconheça suas qualidades, se respeite, se ame, acredite em você.
4- Deixe a negatividade de lado e foque em ações assertivas: Não se deixe paralisar pela negatividade. Foque em ações e atitudes assertivas para conseguir resolver os problemas.
5- Busque meios de se livrar do estresse e negatividade: É preciso lidar com as emoções. Procure formas de lidar com o estresse, tensão e negatividade, seja através de hobbies, meditação, ou até mesmo a prática da escrita.
6- Tenha bases de apoio: Contar com relacionamentos saudáveis é uma forma de apoio importante para lidar com situações complicadas. Fortaleça seus vínculos!
Resiliência no Trabalho
A resiliência no ambiente corporativo é o que destaca o profissional com maior capacidade de flexibilidade e adaptação, para lidar e vencer os obstáculos da rotina do trabalho.
Sabemos que o dia a dia de uma empresa não é tarefa fácil. Muitas questões a resolver, burocracias, novas tarefas surgem a todo momento. Para lidar com toda a pressão, prazos e diferentes cenários, é preciso se adaptar. E é justamente a resiliência que vai guiar essa adaptação, para que o colaborador, mesmo em meio a diversas questões, atinja bons níveis de desempenho sem comprometer o seu trabalho.
Pessoas que são resilientes no trabalho possuem características em comum, como empatia; flexibilidade; persistência; proatividade; autocontrole e confiança elevada. Através delas, é possível aumentar a produtividade, superar barreiras com maior facilidade e ter um rendimento melhor no espaço de trabalho.
Sem dúvidas, essa é uma habilidade que vai te levar cada vez mais longe, tanto na vida pessoal, quanto na profissional.
Autoconhecimento
A vida por si só já tem diversos empecilhos, e precisamos minimizar ao máximo sofrimentos pelo caminho, certo? Para isso há a habilidade mais poderosa que vem ganhando força nos últimos tempos, a resiliência.
Olhe mais para si, desenvolva sua autoestima e autoconfiança, inteligência emocional e veja sua capacidade de superar obstáculos, mudar a sua vida em todos os âmbitos, e a chave para esta porta é o Autoconhecimento.
Contudo, se analisarmos a fundo, precisamos também de uma boa dose de organização para fazermos bom proveito dessa nova nossa postura perante os obstáculos.
Essa organização acontece de dentro para fora e quando nos conhecemos, podemos aperfeiçoar e buscar aprender da melhor forma aquilo que é atrativo para o mercado de trabalho, além de entender nossas limitações e encará-las.
O processo do autoconhecimento possibilita ter mais clareza sobre a vida, ter mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal e consequentemente um crescimento e conhecimento da essência pessoal de cada pessoa, proporcionando maior bem-estar, uma vez que promove autonomia sobre a vida.
Conclusão
Segundo Lívia Monteiro, especialista em consultoria de empreendedorismo na Space Consultoria, conhece bem os desafios que os empreendedores enfrentam e sabe que é possível se recuperar das situações adversas, através do movimento da organização e da mudança de mentalidade (Mindset). Essa “virada” de chave permite uma mudança tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.
Afirma a especialista que esta é uma forma de se autopreservar, é uma forma de autocuidado, bem-estar e qualidade de vida. Enfrentar os problemas de forma mais leve, com menos sofrimento e mais positividade. Resiliência, você consegue!
O desfecho perfeito para este artigo está na citação de Viktor Frankl “Quando não conseguimos mais mudar uma situação, temos o desafio de mudar a nós mesmos.”