Sou diretor independente e agora? Ursula Monteiro dá dicas de como tirar seu projeto audiovisual do papel
Atriz com participações em séries aclamadas mundialmente- dirigiu uma série e um curta-metragem durante a pandemia no Brasil
Quando pensamos em produções audiovisuais logo nos vem à mente os números estrondosos investidos nas superproduções do cinema. E, quando estamos iniciando na carreira cinematográfica, muitas vezes, nos apegamos nesses valores e nas dificuldades para não dar o primeiro passo: produzir o primeiro projeto. Pensando nisso, a atriz, roteirista e diretora, Ursula Monteiro- que acabou de gravar duas produções independentes, o curta-metragem “Val” e a minissérie “Nevermind”- separou algumas dicas valiosas para quem quer dar o pontapé inicial dentro do mercado cinematográfico.
Locações:
“Eu fiz o roteiro baseado na locação. Crie seu filme em lugares que você pode usar. No meu caso, quando eu escrevi o roteiro, eu imaginei a fazenda da minha tia, o apartamento da minha mãe, a casa do meu pai, a cachoeira que fica a vinte minutos da minha casa. Lugares acessíveis, não tenha medo de pedir ajuda para família e amigos. As chances deles te ajudarem são muito maiores do que alguém que não te conhece”, explica Ursula.
Parcerias
“Prepare um material de apresentação para amigos e família e outras pessoas que você esteja atrás de parceria. Se você conhece um amigo que conhece alguém que seja dono de um restaurante ou hotel peça ajuda, por exemplo. Ofereça a divulgação da marca deles em troca de apoio. Apresente esse material”, aconselha.
Produção e Pós-produção
“Não deixe nada para resolver na pós produção. É muito importante que você contrate alguém que adote o seu projeto como o projeto deles mesmo. Que se importe com o projeto como você se importa. Se o som ou a imagem não sair do jeito que você queria ou teve qualquer problema técnico, continua fazendo outros takes até que dê certo ou mude aquela decupagem. Não deixe para resolver na pós produção. Ter um AD que faça as anotações dos takes que valeram, é muito importante para quando chega na mão do editor” conta.
“Sempre esteja junto ao montador na pós- produção, após o primeiro corte de entrega. E já combine isso na hora da contratação. Por mais profissional e talentoso que seja o montador, ninguém conhece mais a sua história e mensagem do que você mesmo. Sempre terá ajustes para que a mensagem seja exatamente a que você quer passar para o público”, completa.
Independente, mas planejado!
“Sempre tenha um contrato formal com todos os profissionais. Se você tiver amigos ou alguém da família advogado, melhor ainda”.
Budget
“Nunca use todo o seu budget. Sempre tenha 30% a mais de reserva em caso de contingências. E não deixa ninguém da produção saber disso. Contingências acontecem o tempo todo. Se as pessoas da equipe começarem a gastar o dinheiro extra, esse 30% rapidamente vira 50%. E nunca pague adiantado. 30 % antes e o restante após a entrega”, finaliza.
Sobre Ursula Monteiro
Nascida em Taubaté, no interior de São Paulo, Ursula teve desde sempre como paixões principais o cinema, o teatro e a atuação. Aos 8 anos, iniciou as aulas de teatro e começou a se apresentar em peças matinês no Teatro Metrópolis em montagens como “Sítio do Picapau Amarelo”. Aos 16 anos, a artista deixou o interior para estudar, também atuação, na renomada escola Macunaíma, em São Paulo.
Aos 18 anos, o espírito de aventura, que já tomava conta, falou mais alto e a levou para Nova Iorque, local onde reside atualmente. Lá iniciou os estudos de atuação para cinema na New York Film Academy e, logo depois, se matriculou em um curso de longa duração na Atlantic Acting School, onde ficam alguns estúdios da NYU TISCH School of the Arts. Dentre os inúmeros trabalhos no teatro, cinema e televisão, destacam-se três participações em séries famosas no mundo inteiro: “Madam Secretary da CBS, The Deuce da HBO e Mr. Robot da USA Network. Agora, Ursula se dedica a dois projetos autorais, os primeiros como roteirista e diretora, que estão prestes a serem lançados: o curta-metragem Val e a websérie Nevermind.