Quais os tipos de vidros utilizados em vidraçaria?
Neste conteúdo você vai saber sobre
Para cada tipo de construção existem tipos de vidros que são mais indicados, isso muda conforme a espessura e outros fatores únicos usados na fabricação de cada peça. Mas afinal, você conhece os tipos de vidros e quais as diferenças entre eles?
Se ainda não, está na hora de entender mais sobre cada um deles. Veja quais são os tipos de vidro e qual é o modelo mais indicado para diferentes funcionalidades.
Quais os vidros mais usados?
Existem vários tipos de vidro encontrados em lojas como a vidraçaria em Curitiba, cada um com suas características e aplicações específicas. Conheça alguns dos modelos mais comuns usados em diferentes áreas de uma construção.
1. Vidro Comum (FLOAT)
Esse material também conhecido como vidro float, é o tipo de vidro base utilizado na fabricação de outros tipos, por uniforme e sem distorções ópticas.
Esse vidro serve como esquadria ou mesmo para a fabricação de tampos de mesa, vidros laminados e espelhos.
2. Vidro Temperado
Outro tipo bastante usado na construção civil e arquitetura, o vidro temperado passa por um tratamento térmico que o torna cerca de cinco vezes mais resistente a impactos do que o vidro comum.
Por isso, ele é considerado um vidro de segurança, pois, quando quebrado, se fragmenta em pequenos pedaços pouco cortantes, reduzindo o risco de acidentes.
Sendo um tipo comum para fechamentos de casas, fachadas, divisórias, portas, janelas, móveis e box de banheiro.
3. Vidro Laminado
O vidro laminado é composto por duas ou mais camadas de vidro intercaladas por uma película de PVB, ou EVA de alta resistência. Quando quebrado, os fragmentos ficam presos na película, evitando ferimentos.
Esse tipo de vidro oferece segurança e proteção, reduzindo a entrada de ruídos externos e filtrando os raios ultravioleta. É indicado para fachadas, parapeitos, sacadas, claraboias, coberturas e ambientes que precisam de maior proteção.
4. Vidro Extra claro
O vidro extra claro é fabricado com baixo teor de óxido de ferro, resultando em uma maior nitidez e redução do tom esverdeado. Assim sendo ele pode ser utilizado como vidro comum, laminado, temperado, curvo ou duplo.
Seu material torna-se uma ótima escolha para vitrines, fachadas, portas, janelas e outros elementos que necessitam de transparência, por manter as cores dos objetos vivas e naturais.
5. Vidro Laminado Temperado
Esse tipo de vidro é composto pela laminação de duas ou mais chapas de vidro temperado. Por isso, ele combina a resistência superior do vidro temperado com os benefícios do vidro laminado, como segurança e redução acústica.
O material tem uma boa ocupação como elemento estrutural de pavimentos, pilares, piscinas, pisos e vigas.
6. Vidro Refletivo
O vidro refletivo é um vidro de controle solar projetado para reduzir a entrada de calor e raios UV no ambiente. Ele impede a visão de fora para dentro durante o dia, já que reflete toda a iluminação.
Dessa forma, costuma ser usado em fechamento de varandas, sacadas, coberturas, fachadas, portas e janelas, ajudando a proteger móveis e materiais decorativos dos danos causados pelo sol.
7. Vidro Pintado
Muito utilizado em móveis e decoração de interiores, o vidro pintado proporciona vida e modernidade aos ambientes.
São modelos resistentes feitos a partir de cor e verniz. Seu processo de coloração pode ser realizado durante a fabricação ou mesmo após. Ainda assim, para seu uso final, o vidro deve passar pelo processo de têmpera para fixar a tinta ao vidro.
8. Vidro Insulado
Modelo que contém duas lâminas de vidro divididas por uma câmara de ar, reduzindo a entrada de ruídos externos e calor, sendo possível embutir uma persiana internamente na câmara de ar, proporcionando privacidade.
Seu uso acontece em divisórias de salas de reuniões, consultórios, ambientes climatizados, estúdios de gravação, entre outros.
9. Vidro Acidado
Já o vidro acidado é um vidro fosco translúcido que oferece elegância e privacidade. É obtido por meio de uma solução ácida aplicada ao vidro de maneira controlada.
Ele possui uma textura suave ao toque e pode ser utilizado em paredes, divisórias, lavabos, box de banheiros e móveis.