Cotidiano

Como melhorar o CAC de sua loja de roupas

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O CAC (Customer Acquisition Cost), ou Custo de Aquisição de Clientes, é uma métrica essencial para mensurar a lucratividade de uma loja de roupas ou de outro tipo de negócio.

Quando se trata do marketing digital tudo pode ser mensurado, sendo fundamental escolher bons indicadores para a avaliação de suas estratégias.

Com a finalidade de traduzir o desempenho do seu negócio em termos financeiros, o CAC merece sua atenção.

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Neste artigo, trouxemos informações de como calcular o CAC, sua importância e formas de otimizá-lo, trazendo resultados positivos para sua loja de roupas. Leia até o fim e confira.

O que é CAC e como calculá-lo?

O Custo de Aquisição de Clientes representa o quanto as empresas de camisetas personalizadas estão investindo para conquistar cada cliente novo.

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Isso envolve todo o trabalho contido ao longo do funil de vendas, o que vai desde a atração de clientes, sua nutrição até o fechamento da venda.

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Dessa forma, é especialmente importante ter um controle prévio sobre todo o processo, conhecendo o investimento necessário em cada etapa e quantos clientes consegue gerar.

Quanto mais dados e informações você tiver sobre o seu ciclo de vendas, mais simples e prático será o cálculo do CAC, assim como os ajustes necessários para otimizá-lo.

Trata-se de cálculo simples, em que você deve dividir a soma dos investimentos realizados para adquirir um cliente pelo número de clientes conquistados no período.

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Em um exemplo prático, imagine que em um bimestre sua loja investiu R$5 mil em marketing de camisetas sublimadas personalizadas e conquistou 10 novos clientes. Dividindo o investimento (R$5.000) pelo número de clientes (10), temos um CAC de R$500.

Ainda que se trate de uma fórmula simples, é preciso estar atento aos investimentos, clientes e períodos utilizados, para não mascarar seus resultados. Vamos olhar cada um destes pontos separadamente.

Investimentos a serem considerados

Quanto aos investimentos que devem ser considerados neste cálculo, deve-se considerar somente aqueles gastos que estejam diretamente envolvidos na aquisição de clientes, o que basicamente envolve as áreas de vendas e marketing.

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Considere os esforços feitos para a divulgação, promoção, relacionamento e venda de uma determinada campanha, como uma ação de marketing para camisas personalizadas em MG, tais como:

  • Compra de anúncios;
  • Salários da equipe;
  • Treinamento de colaboradores;
  • Comissões de venda;
  • Assessoria de imprensa;
  • Aquisição de ferramentas;
  • Assinatura de softwares;
  • Materiais impressos;
  • Participação em eventos;
  • Contatos telefônicos;
  • Viagens.

Isso significa que você deve desconsiderar outros custos, como com o desenvolvimento de produtos, SAC ou gastos administrativos, por exemplo.

Clientes a serem considerados

No que tange o número de clientes novos, vale a mesma lógica. Você deve considerar somente aqueles conquistados pelos investimentos considerados, ou seja, em marketing e vendas.

Supondo que paralelamente às suas ações de marketing, um influencer cita espontaneamente sua coleção de estampa total, gerando um novo cliente.

Esse cliente não deve entrar em seu cálculo de CAC, uma vez que não fazia parte da estratégia proposta e não houve nenhum investimento ou esforço de sua parte para isso.

Período a ser considerado 

É importante também definir períodos específicos para analisar o CAC, padronizando seus resultados.

Isso pode ser feito de forma mensal, bimestral, trimestral, semestral ou até mesmo anual. Isso vai depender do que é mais coerente para seu negócio.

É importante, entretanto, criar métricas mensais de modo a permitir comparações mais rápidas e a implementação de melhorias de forma mais eficaz.

Dessa forma, é importante estar atento às variações que podem ocorrer. Por exemplo, em uma loja de roupas que esteja começando a usar estratégias como o marketing de conteúdo, é totalmente natural que o CAC seja bem alto.

Essa é uma estratégia com implementação trabalhosa, com um retorno a longo prazo, o que explica o fato do volume de novos clientes não compensarem os investimentos no início.

Outra situação é a contratação de um novo serviço como um escritorio de contabilidade e consultoria ou uma nova ferramenta em um determinado mês. 

Isso vai deslocar o CAC para um valor mais alto também, no entanto, deve ser algo pontual, de forma que a tendência é de uma estabilização nos próximos meses.

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Por que o CAC é importante para sua loja de roupas

O CAC é uma métrica importante para sua loja de roupas porque mostra o quanto sua empresa investe para adquirir um cliente.

Essa métrica pode trazer uma série de insights que auxiliam na tomada de decisões estratégicas.

Ao se deparar constantemente com um CAC muito alto, tem-se um indicativo de que a saúde do seu negócio não está indo muito bem.

Por isso, você deve tomar providências para reduzir os custos envolvidos em seus processos de marketing e vendas, melhorando o desempenho.

Como melhorar o CAC?

Quanto menos você gastar para adquirir um cliente, maior a lucratividade da sua empresa, significando maior liquidez para fazer novos investimentos, como em infraestrutura, novas soluções ou em sua equipe.

No entanto, em situações em que o CAC está alto, é preciso adotar estratégias que visem a otimização de seus investimentos, aumentando a eficiência de sua aquisição de clientes. Pontuamos a seguir algumas ações importantes nesse sentido.

Invista em marketing de conteúdo

Com um bom investimento em marketing de conteúdo, temos a base para que o Inbound Marketing, ou seja, o Marketing de Atração, seja aplicado à sua empresa.

Um primeiro passo importante é a criação de um blog, em que você pode falar sobre suas soluções como mascaras de tecido, ajudando sua persona a resolver suas necessidades e problemas.

Com conteúdos bem direcionados, úteis e relevantes você vai atrair clientes em potencial, principalmente por meio da busca orgânica.

Não somente para o topo do funil, é possível criar conteúdos para o meio e para o fundo do funil, publicando materiais mais aprofundados que comparam soluções e avaliam as vantagens de uma marca, auxiliando na decisão de compra.

Essa estratégia é fundamental para a criação de um relacionamento entre empresa e consumidor, o que traz uma maior possibilidade de gerar novos clientes.

Somado a isso, tem-se o fato dos conteúdos permanecerem ativos mesmo com o passar do tempo.

Ou seja, através das buscas orgânicas você tem um conteúdo perene, que atrai clientes sem a necessidade de esforços para a divulgação.

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Quanto mais você produzir conteúdos para seu blog sobre mochilas executivas para notebook, mais páginas serão indexadas por mecanismos buscadores como o Google, atraindo mais leads.

Implemente o Inbound Marketing

Como você já pôde notar, o Inbound Marketing é uma estratégia que traz resultados interessantes para seu negócio.

Ele gera resultados previsíveis, sustentáveis e escaláveis ao longo do tempo, sendo uma metodologia importante para reduzir o CAC em sua loja.

Ao contrário do marketing tradicional, a proposta aqui é atrair potenciais clientes por meio da produção de conteúdo útil e relevante.

Dessa forma, além da produção de conteúdo, é importante focar em SEO (Search Engine Optimization), a otimização para os mecanismos buscadores, que trabalha a aquisição orgânica de novos clientes em potencial.

O Inbound Marketing se baseia no conceito do funil de vendas, acompanhando a jornada de compra do cliente. Isso significa que o usuário está preparado para o momento da compra.

Isso torna sua equipe de vendas mais eficiente, de forma que os leads abordados realmente têm interesse em seu produto e informações específicas, como sacola ecologica preço.

Invista em automação de marketing

As tarefas manuais e repetitivas, como o envio de e-mail marketing, podem ser executadas por softwares.

Isso economiza uma série de recursos da empresa, como o tempo, além de reduzir a possibilidade de erros.

Dessa forma, com a automação do marketing, sua equipe pode entregar mais resultados, otimizando o CAC.

Estabeleça metas de aquisição de novos clientes

Trace metas bem definidas, assim criará um plano de direcionamento para sua equipe, o que aumentará a produtividade,

As metas são um incentivo para sua equipe, atuando como uma motivação para atingir resultados.

Diante disso, integre suas equipes de vendas e marketing para gerar resultados mais sólidos. Em pouco tempo você verá a diferença desses dois times trabalharem juntos pelo alcance das mesmas metas.

Considerações Finais

O CAC é um importante parâmetro para avaliar as finanças de sua loja de roupas. Com essa métrica é possível ter insights sobre o melhor direcionamento de suas ações e investimentos.

Acompanhe o CAC ao longo do tempo, observando variações e mudanças de desempenho, criando estratégias para sua otimização.

Mantenha o controle do seu negócio, de forma a possibilitar este cálculo que mostra como anda a saúde do seu negócio.

Portanto, use-o ainda como fonte para a tomada de decisões, a realização de análises e projeções.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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