Cotidiano

Como utilizar influenciadores para divulgar seus produtos?

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O marketing de influenciadores é um método que inclui a prática de direcionar indivíduos que exercem influência ou lideram os clientes em potencial de uma marca. Ou seja, fazendo com que o alcance da marca cresça, conseguindo ditar moda e tendência entre os seguidores.

Por exemplo, todos em algum determinado momento do dia consomem o conteúdo digital e passam horas vendo os mais diversos materiais dos influenciadores que ditam tendência, divulgando produtos diversos como camisas personalizadas em MG.

Desse modo, demonstrando tamanha influência em decisões, e no consumo de quem os segue, conseguindo fazer com que os mais diversos produtos ganhem força no meio e acabem virando tendência.

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Como bônus, os influenciadores interferem nas decisões de compra dos clientes em favor de marcas específicas. Isso acontece porque os influenciadores desenvolvem uma relação de confiança com seu público.

Então, podemos dizer que eles fazem com que o público ouça estes influenciadores com mais facilidade, abrindo possibilidades para que produtos e marcas novas ganhem força no meio devido a esta confiança com o público.

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Como exemplo podemos citar uma empresa de uniformes personalizados, que ao contratar tais parcerias com os influenciadores cresceu consideravelmente, principalmente através das divulgações e dos produtos que estão sendo mostrados.

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Sabendo disso, as agências de marketing digital passaram a explorar fortemente esses recursos, pois são a forma de trazer alta performance para o negócio. 

Assim, sendo aproveitado de uma forma totalmente vantajosa para os negócios que rodeiam o meio. Sendo viável para que as marcas cresçam e ganhem força, atuando na sua definição de marketing de influência.  

Entenda mais sobre como trabalham os influenciadores

Pois bem, os jornais afirmam que os influenciadores têm o poder de, como o nome sugere, influenciar a imagem de uma marca. Passando total propriedade devido à relação de troca entre o influenciador e quem eles influenciam.

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Assim, fazendo com que diversos produtos ganhem força e cada vez mais tenham espaço e se tornem referência no meio, seja uma sacola ecologica personalizada ou os mais diversos itens que surgem no dia a dia.

Desse modo, essa acaba sendo uma ótima opção para que as marcas encontrem os resultados que estão buscando, através de toda esta divulgação que acontece no dia a dia, e tendo um potencial de crescimento ainda mais animador devido ao crescimento do mundo digital.

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Conceitualmente, existem duas formas de praticar o marketing de influenciadores, que seguem dois modelos de mídia bastante conhecidos no marketing tradicional: mídia paga e mídia gratuita.

Para facilitar o entendimento, conheça um pouco mais sobre as duas:

1 – Mídia paga

Para facilitar o entendimento, os influenciadores digitais pagos realizam campanhas ou ações voltadas à promoção de um produto, serviço ou marca. Trabalhando totalmente em prol deste produto, conseguindo obter ótimos resultados para que se justifique o investimento.

Como exemplo, podemos falar de negócios de malas personalizadas para empresas que querem potencializar e ganhar mais espaço no meio em que estão, gerando diversas campanhas com os influenciadores, ganhando cada vez mais espaço e seguidores.

No entanto, ao contrário dos garotos-propaganda que apenas emprestaram sua fama de celebridade para uma campanha, no marketing de influenciadores há sinergia e alinhamento entre o influenciador e a marca.

Sendo possível reparar essa diferença na forma em que é divulgado esse conteúdo, e de como o público tem reagido a cada divulgação, vendo os resultados nos diversos meios e negócios, como o ramo de camisetas promocionais – quando falamos de moda.

É importante reforçar que criar uma identificação é algo que carrega uma história entre a marca e o influenciador, e o influenciador e seus seguidores, fazendo com que tenha uma troca recíproca entre os mais diversos meios que compõem esta divulgação.

Afinal, a mensagem será exposta ao público do influenciador, não à ferramenta de comunicação. Portanto, geralmente é um trabalho promocional para a marca de recrutamento.

Por fim, conseguindo adaptar a história e como serão divulgados os produtos que fazem parte desta parceria, fazendo com que o influenciador tenha certa liberdade na escolha da divulgação e na forma que será divulgado.

2 – Mídia gratuita

Neste caso, os influenciadores digitais se engajam como parceiros com instituições não financeiras. Buscando através do seu reconhecimento tais parcerias que viabilizam a imagem e a divulgação, para que ambos se beneficiem com a mídia feita.

Como exemplo, podemos falar sobre um escritório de assessoria contábil que busca essa parceria, para que seu espaço fique cada vez mais reconhecido e para que pessoas conheçam o negócio, oferecendo uma imagem boa através da divulgação nas campanhas e o espaço para que o influenciador tenha acesso. 

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Muitas vezes, a promoção de um produto, serviço ou marca é benéfica para um influenciador porque lhe dá visibilidade, prestígio, acesso a eventos ou pessoas ou qualquer outro benefício intangível. Por isso, muitas vezes é o trabalho de relações públicas da marca que propõe a parceria. 

Ademais, trazendo uma boa imagem do produto com o influenciador, produtos como camiseta com estampa total, visibilizando a imagem do influenciador com a marca e trazendo identificação e fazendo com que o influencer se torne parte do produto.

A importância dos influenciadores para as marcas

Embora os dois padrões acima tenham origem na publicidade e nas relações públicas, respectivamente, eles seguem novas regras relacionais. Uma das mais importantes e inovadoras está relacionada à criação de mensagens.

Ou seja, fazendo com que o influenciador tenha total liberdade para que a mensagem seja criada, trazendo diversos pontos positivos para esse fator, conseguindo de fato trazer identificação e uma mensagem com atenção para o seu público.

Ademais, trazendo propriedade e fazendo com que as pessoas deem mais atenção para assuntos e temas que precisam ser tratados, como foi e ainda é visto com campanhas para o uso de mascaras de tecido, por exemplo, para que se tenha proteção diante o cenário.

No marketing de influenciadores, durante o evento, o influenciador cria uma mensagem do seu jeito, na sua linguagem, sem a necessidade de orientação da equipe de marketing. Afinal, ele conhece o seu  público melhor do que ninguém.

Devido ao seu dia a dia com o público, essa identificação e conhecimento só cresce conforme o contato diário com seus seguidores, fazendo com que o público que o acompanha tenha diversos pontos parecidos.

Ou seja, o principal erro que as marcas cometem ao propor campanhas é ir além da brevidade e tentar interferir na entrega da mensagem. Assim, tentando manipular de certa forma o conteúdo que será divulgado, perdendo a essência e a identificação.

Por todas as razões explicadas até agora neste artigo, o marketing de influenciadores continuará crescendo de acordo com as previsões globais.

Inclusive, o principal fator que impulsiona a previsão de crescimento do marketing de influenciadores é que as empresas produzem resultados efetivos quando adotam essa opção.

O que levar em conta para escolher influenciadores digitais?

Os micro influenciadores obtêm 22,2 vezes a taxa de conversão ao recomendar produtos do que o consumidor médio. No entanto, não basta escolher um micro-influenciador e achar que ele é uma ótima opção para promover sua marca.

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 Para realmente descobrir o potencial dos influenciadores, é preciso examinar seu desempenho a partir de quatro perspectivas, fazendo uma análise que realmente faça sentido a parceria com o influenciador:

  • Relevância;
  • Engajamento;
  • Alcance;
  • Compromisso.

Entenda um pouco mais sobre cada um dos pontos citados anteriormente!

Relevância 

Quando você quiser escolher um micro influenciador para sua marca de roupas, faça uma pesquisa para entender o quão relevante essa pessoa é para o público que você deseja alcançar, por exemplo, meninas de 18 a 25 anos.

Engajamento

Uma observação importante: muitos seguidores não implicam influência ou engajamento. Existem muitos influenciadores que ganham grandes bases de fãs, mas não geram muita interação e não recebem muitas curtidas ou comentários em suas postagens.

Desse modo, avaliar se o público da sua loja de roupas, por exemplo, cria engajamento com o influenciador é muito importante.

Alcance

Este aspecto também é importante para você. É preciso pensar nas pessoas associadas àquela cidade, sempre olhando para o nível de engajamento dos influenciadores. O marketing de influenciadores só produzirá os resultados desejados se você perceber.

Portanto esteja atento aos detalhes para que realmente tenha os resultados estabelecidos previamente, para que após a parceria com o influenciador os resultados sejam alcançados e a parceria realmente valha a pena.

Compromisso

Outro aspecto importante de examinar o desempenho do influenciador é o comprometimento. Uma boa parceria começa pelo comprometimento e responsabilidade da marca e dos profissionais contratados.

Ou seja, fazendo com que se tenha ideia de como será feita e estabelecida esta parceria, já tendo noção de vários aspectos do processo, através deste comprometimento visto através dos detalhes durante esta parceria.

Considerações finais

Os influenciadores digitais devem ser vistos como profissionais responsáveis ​​por promover seus produtos ou marcas, não apenas celebridades por aí falando sobre seus negócios. Exige um compromisso com o discurso, com as imagens, com os resultados e com o público.

Assim, sendo cobrado para que se tenha uma mensagem de identificação, e que mostre todo o conteúdo da marca e do produto que será divulgado, fazendo com que o público alcançado tenha ideia do que estava consumindo, e de quais objetivos a marca tem em mente.

Portanto, optar por influenciadores digitais tem sido um dos grandes recursos, principalmente por marcas e negócios, para que se tenha realmente o alcance desejado e sonhado.

Entretanto, é preciso ter cuidado e se atentar a detalhes, para que esta parceria realmente faça sentido e tenha os resultados esperados por ambas as partes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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