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Tire todas as suas dúvidas sobre o Cadastro Positivo

Neste conteúdo você vai saber sobre

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O estresse financeiro é um inimigo do bem-estar. Por estresse financeiro, entendemos: sentimentos de inferioridade, vergonha, insatisfação, ansiedade ou medo relacionados à situação financeira de uma pessoa e ao seu constante estado de vigilância, que inclui o receio de não conseguir fechar as contas, contrair dívidas e não ser capaz de suprir as necessidades de sua família.

Tal circunstância é capaz de tornar tóxicas as relações dentro de um espaço de trabalho, além de prejudicar o desenvolvimento de laços em ambientes privados. Na verdade, o estresse financeiro pode ser um engatilhador de crises em casamentos, divórcios e até mesmo de quadros de depressão, crises de pânico e afins.

Para evitá-lo, é preciso, antes de tudo, ter bons hábitos no que diz respeito à saúde financeira. Os gastos devem dialogar com o salário, e isso inclui os valores do cartão de crédito – que, embora possa ser uma solução, frequentemente é também um inimigo.

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Como não perder o controle? Tendo tudo anotado. Uma boa opção para isso é utilizar aplicativos para gerenciamento financeiro, como o Guia Bolso, e reeducar o seu cotidiano: pequenos gastos do dia a dia fazem diferença no fim do mês e, sempre que possível, devem ser evitados.

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Ter dívidas é complicado por uma série de questões: além de terem problemas de autoestima e frequentemente passarem por situações de estresse, indivíduos nessa situação têm menos acesso a linhas de crédito, o que pode dificultar ainda mais a resolução das circunstâncias em curso.

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Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o Cadastro Positivo, para que você entenda o que ele tem a ver com tudo o que já foi dito e porque é tão importante. Veja só:

Cadastro positivo: o que é?

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Segundo o site da Serasa, responsável pela iniciativa, o Cadastro Positivo reunirá informações sobre como uma pessoa tem honrado seus compromissos em relação à contratação de crédito, como no caso de financiamentos, empréstimos e crediários.

A partir dele, passam a constar no histórico do CPF a quantidade e valores das parcelas de empréstimos e afins, os totais financiados, o comportamento padrão do usuário com relação a suas dívidas e, claro, a pontualidade no pagamento.

Pagamentos relacionados a contas de serviços continuados, como luz, gás, telefone e água, também podem ser levados em consideração na hora de calcular o score do usuário e avaliar se ele pode ter novos créditos ou ter os créditos que já possui estendidos. Da mesma forma, transações que impliquem riscos financeiros também podem ser facilitadas.

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Trata-se, de forma bastante simplificada, de um “currículo de bom pagador”, que pode ser construído aos poucos.

Mudanças na Lei: entenda

Em 09 de julho de 2019, a lei 12.414/2011 foi alterada e tornou automática a inclusão ao Cadastro Positivo para todas as pessoas jurídicas ou físicas que possuem financiamentos, compras a prazo, contas de consumo – como luz ou telefone, como já citamos – e empréstimos.

Convém dizer que se trata de um processo seguro e inteligente, que já foi adotado de forma satisfatória por mais de 70 países, e que atua para facilitar o acesso do consumidor à sua própria nota de crédito, permitindo inclusive que ele monitore a sua reputação em relação ao resto do mercado.

No site oficial do Cadastro Positivo, serviços, bancos e financeiras podem conferir o score (ou pontuação de crédito) de um consumidor, para saber o quanto podem oferecer a ele e se é possível aumentar a sua oferta de crédito.

Apenas a pontuação fica disponível ao mercado, a menos que haja autorização para a consulta dos dados abertos do histórico de crédito. Ou seja: trata-se, de fato, de algo bastante seguro e privado.

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O consumidor pode consultar e revisar as suas informações a qualquer momento; para tal, basta acessar a plataforma do Cadastro Positivo, fazer o login e seguir as instruções.

É possível, para quem não se sente confortável com o serviço, deixar de fazer parte dele. Para isso, basta apenas solicitar formalmente a exclusão do cadastro nos canais de atendimento de quaisquer birôs de crédito.

É importante saber que o birô de crédito que receber a solicitação de exclusão tem obrigação de atendê-la e compartilhá-la com os demais birôs. O Cadastro Positivo, quando solicitado, devem ser escolhido no prazo de até dois dias úteis.

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