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Veja como desenvolver uma estratégia de marketing com influenciadores digitais

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Montar uma estratégia de marketing com influenciadores digitais pode ser a chave para alcançar um público muito maior com a sua empresa. Até porque o potencial de engajamento dessas pessoas é imenso.

Vivemos em uma era completamente nova, onde a informação manda. Todos os dias, somos bombardeados por fontes de informação o tempo inteiro, seja através de caixas de e-mail, redes sociais ou até mesmo em mensageiros instantâneos.

Por conta disso, muitas pessoas começaram a refinar suas buscas por informações sobre uma fábrica de camisetas personalizadas ou outro assunto. Inclusive, delimitar esse tipo de busca acaba sendo fundamental para que você consiga encontrar as informações adequadas.

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Muitas pessoas acabaram identificando blogs e páginas com as quais se identificavam. O tipo de informação conversava diretamente com elas, era interessante e criativo. Dessa maneira, começaram a surgir os influenciadores.

Entenda o que é um influenciador digital

Um influenciador digital é uma pessoa que se destaca na internet por algum meio de comunicação. Os mais comuns são os blogs e os vídeos, mas muitos influenciadores utilizam as redes sociais como plataforma de engajamento.

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Estas pessoas acabam tendo uma posição de prestígio, uma vez que seu público de fato confia em sua opinião e suas indicações, o que os torna fundamentais para qualquer estratégia de negócio.

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Pensando nisso, quando um influenciador fala sobre, por exemplo, fornecedores de plantas ornamentais, ou qualquer outro tema, existe um grande potencial de aumentar as vendas dessas empresas.

Quando você tem uma pessoa com um alto potencial de afetar diretamente o comportamento e até mesmo as decisões de compra de um grupo, é importante pensar em como utilizar essa influência a seu favor.

Assim sendo, o mercado não demorou para criar o marketing de influência, baseado nas ações em conjunto de empresas com estas pessoas que produzem conteúdo. Existem diversas formas que você pode se engajar com um influenciador, principalmente com parcerias.

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Alguns desses digital influencers têm um público tão grande que acabam contratando equipes para dar conta de todo o trabalho, incluindo equipes comerciais, que lidam com propostas e outras ações importantes.

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Engana-se, entretanto, quem pensa que a influência digital está restrita a um seleto grupo de celebridades, com milhões de seguidores. O mercado muitas vezes nem mesmo se beneficia deles, na verdade.

Isso porque um influenciador celebridade terá milhões de seguidores, mas um impacto muito menor na vida de cada um deles. 

Por outro lado, os chamados micro influenciadores tem um potencial muito maior de engajamento, seja para uma empresa de serviço de limpeza profissional ou qualquer outra.

Isso porque eles costumam ser regionalizados, possuindo um público muito mais fiel, que de fato consome os itens e serviços que o influencer oferece. Estas pessoas são menores em número, mas isso não quer dizer que são menores em influência.

O que avaliar em um influenciador?

Muitos empreendedores quando iniciam uma contratação de marketing de influência vão diretamente nos números que o parceiro tem para apresentar. Entretanto, essa não é uma métrica tão relevante quanto se pode imaginar.

Quando você consegue explorar melhor seus recursos, precisa identificar suas necessidades para conseguir aproveitar uma parceria com um influenciador. Para isso, existe um tipo de métrica conhecido como o tripé da influência.

Ele tem esse nome porque considera três pontos importantes, que devem funcionar em harmonia. Assim, sua empresa de brindes personalizados conseguirá fazer a escolha certa.

O primeiro elemento do tripé é o alcance. Isso não significa a quantidade de seguidores que um influenciador tem, embora este número seja parte da métrica. O alcance é o potencial de pessoas que, de fato, podem ser alcançadas por um influenciador.

Normalmente, quando você apresenta algum conteúdo, nem todas as pessoas terão interesse em consumir. A mesma coisa se torna verdade para ações de marketing.

Quando você pensa em ferramentas de influência, o número de seguidores não representa as pessoas impactadas.

Ainda assim, existe a possibilidade de chegar em todos os seguidores de um influenciador, por isso esse valor deve ser levado em conta. Um influenciador que fala sobre, por exemplo, uma clínica de fisioterapia ortopedica, pode alcançar um bom público.

O segundo pilar do tripé e a relevância. Isso tem muito mais a ver com o nicho de atuação de um influenciador do que com o tamanho do público. Existem diversas métricas de engajamento que permitem a você avaliar os resultados de relevância de um influencer.

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A relevância é um ponto importante porque representa o quanto as pessoas se importam com o que ele tem a dizer. Não adianta ter muitos seguidores que não dão atenção para o influencer.

A relevância acaba sendo o elemento que mostra o potencial de conversão que um influenciador consegue alcançar, uma vez que as pessoas conseguirão identificar o que precisa ser comprado pela indicação dele e procurarão o item.

Por último, mas não menos importante, temos a ressonância. Toda publicação de um influenciador digital tem o potencial de se tornar viral. Assim como um vírus, uma publicação do tipo tem o potencial de se espalhar rápida e desenfreadamente.

Pensando nisso, quando, por exemplo, empresas de prestação de serviços de contabilidade viralizam, o potencial de negócios acaba sendo muito maior.

Vantagens de trabalhar com influenciadores

Existem diversos benefícios em utilizar influenciadores em suas campanhas de marketing. No mercado atual, o trabalho com influencers é fundamental, e consegue conquistar um grande público. Entre os principais pontos estão:

Aumenta a confiança

Um dos principais pontos para uma empresa apresentar conteúdo utilizando um influenciador digital é aumentar a confiança do público na marca. É importante pensar que esse tipo de recurso é fundamental.

Um influenciador cria uma relação de confiança com seu público. Sua palavra tem peso e credibilidade, e as pessoas confiarão nas indicações do influenciador.

Por isso, sua empresa pode acabar ganhando muito mais confiança no mercado com este modelo. Inclusive, algumas empresas de alimentação utilizam este recurso para iniciar suas atividades.

Entretanto, você precisa ter atenção. Os influenciadores ainda são humanos, e estão sujeitos a deslizes. Vincular sua marca a um influenciador demanda a confiança de que ele não falará nada que vá contra seus objetivos.

Por isso, é importante que você procure influenciadores que tenham um alinhamento similar ao de sua companhia, procurando um vínculo mais assertivo na hora de trabalhar esse tipo de situação.

Atinge seu público-alvo

O mercado de influência é altamente nichado. Por isso, quando você escolhe um influenciador, sabe exatamente o tipo de público que ele conversa. Aliar isso a suas estratégias de marketing acaba ganhando muito mais vantagem.

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Isso porque você consegue identificar, dentro de seu público-alvo, aquelas figuras que mais se destacam dentre os influenciadores.É possível separar por:

  • Hobbies;
  • Classe Social;
  • Interesses em comum;
  • Faixa etária.

Quando você fecha uma parceria com um produtor de conteúdo do nicho correto, acaba conseguindo um espaço muito mais adequado.

Além disso, não há necessidade de testes e outros recursos para conseguir identificar corretamente seu público. O próprio influenciador fez isso quando estava criando sua base de seguidores.

É muito comum que, em um diálogo com o influenciador, ele consiga repassar todas essas informações em forma de relatório para você, identificando o quanto ele consegue lidar com um público específico, que acaba indo de encontro com sua empresa.

Valor de conteúdo

Um bom influenciador é alguém capaz de produzir conteúdo de qualidade. Esse tipo de conteúdo é o que atrai a base de fãs, e o que faz as pessoas continuarem a acompanhar e seguir o que ele está se propondo a apresentar.

Quando você utiliza esses recursos, pode conseguir conquistar uma excelente estratégia de produção de conteúdo. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados.

O principal ponto aqui é identificar que o influenciador conquistou aquele público sozinho. Ele sabe como o público funciona e como ele reage. Por isso, você pode dar uma guia para o influenciador trabalhar, mas evite podar e censurar o trabalho dele.

Dessa forma, você consegue um resultado muito mais expressivo para sua empresa de limpeza piso, ou qualquer outra.

Melhora o posicionamento da marca

Outro ponto importante é que, conforme o influenciador cita sua marca e começa a fazer ações com ela, o público desse influenciador começa a procurar saber mais sobre sua empresa.

Esse aumento em buscas, tanto nas redes sociais quanto em mecanismos de pesquisa, acaba ajudando sua empresa a se posicionar melhor no mercado, tornando-se mais conhecida e relevante.

Considerações finais

O mercado tem aproveitado muito os recursos do marketing de influência como uma forma de explorar novos públicos e possibilitar uma expansão maior para as empresas. Por isso, as parcerias entre companhias e influenciadores têm sido cada vez mais utilizadas.

Saber escolher o influenciador certo para sua marca pode garantir uma visibilidade muito maior, explorando cada vez mais esse novo tipo de interação que tem sido muito útil.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

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