Vida e Saúde

Vinho é bom para saúde: 5 fatos para apreciar o seu!

Ads 02

Antes de mais nada, você já deve ter ouvido por aí que consumir uma taça de vinho é bom para a saúde. No entanto, é preciso atenção. Isso porque essa sentença é apenas parcialmente verdadeira.

Sobretudo, alguns fatores para que o consumo seja realmente benéfico devem ser levados em conta. Entre estas nuances, está a composição química do vinho: ao que, muitas vezes, não se é dada a devida atenção.

Por isso, saber qual distribuidora de produtos químicos é utilizada pela sua marca preferida é importante.

Ads 03

Isso porque o vinho possui uma composição química complexa. Você pode sentir isso inclusive durante a sua degustação: se ele apresentar sabor ácido ou diferente dos demais, ligue o seu alerta.

Ademais, para que o vinho seja benéfico à saúde é importante levar em conta as particularidades de cada pessoa e gênero.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   Caso Afeganistão: Possíveis transtornos pós-traumáticos vivenciados pelas vítimas da tragédia

No geral, o consumo recomendado é de uma taça por dia, contendo 200ml, para mulheres e duas taças, com medidas entre 300 a 400ml, para homens.

Ads 04

Por fim, se você quer descobrir mais benefícios e por quê o consumo de vinho pode ser um aliado à sua saúde, este artigo é o certo para você. Boa leitura!

Afinal, porque o vinho é bom para a saúde?

Em primeiro lugar, o vinho é bom para a saúde, quando consumido de forma moderada, conforme supracitado, por mais de uma única razão.

Podemos, inclusive, elencar diversos motivos que respondem a essa pergunta. No entanto, trataremos este detalhamento somente adiante.

Ads 05

Por hora, basta saber: Sim! O vinho, se tomado de forma consciente, é bom para a sua saúde.

Isso porque o seu consumo está diretamente ligado ao seu bem estar e também às benesses em áreas diversas da sua saúde.

Podemos citar como exemplo de tais áreas os sistemas imunológico, cardiovascular e nervoso.

Ademais, agora que você sabe que o vinho é bom para a saúde, conheça mais informações sobre o seu consumo saudável e também sobre os benefícios do vinho, e ainda: as vantagens exclusivas que este bom hábito pode trazer para a sua vida.

O que você precisa saber sobre o consumo saudável do vinho

Antes de mais nada, existem alguns fatores que são importantes de virem ao seu conhecimento antes de falarmos sobre os benefícios propriamente ditos do consumo do vinho.

Portanto saiba: taninos, flavonóides, resveratrol e polifenóis. Essas quatro palavras, que mais parecem xingamentos, são na verdade sinônimos de boas notícias.

Saiba mais >>   O Papel Da Alimentação Na Longevidade: Entenda A Importância De Alguns Alimentos Para O Público 60+

Sobretudo, bons vinhos são compostos por esses quatro elementos. Combinados, eles são os responsáveis pelos seus benefícios à saúde. Isso porque são antioxidantes, antiinflamatórios e vasodilatadores.

Principais benefícios de tomar vinho

Como supracitado, o vinho pode ter por consequência na saúde, graças aos compostos supracitados, ações prebióticas, ações na prevenção de algumas doenças, auxílio ao sistema imunológico, ao controle do colesterol, dentre outros.

Sendo assim, acompanhe os principais benefícios para desfrutar ainda mais feliz (e moderadamente) da sua bebida predileta.

Redução da pressão arterial

Sobretudo, o vinho possui propriedades que ajudam na redução de lipídios e colesterol. Em razão desses agentes, se o vinho for tomado na medida certa, ele pode evitar a formação de placas que obstruem as artérias. 

E é por este motivo que ele ajuda na redução da pressão arterial.

Excelente para a estrutura óssea e para circulação sanguínea

Antes de mais nada, é importante dizer que o vinho age como uma espécie de anticoagulante, que torna possível uma melhor circulação sanguínea e também a obstrução de artérias, como visto no tópico anterior.

Isso acontece porque, quando consumido, ele diminui o número de plaquetas no sangue. O que, por consequência, diminui o risco do sangue formar coagulações.

Lidar com qualquer tipo de coagulação no sangue é algo extremamente nocivo à saúde. Isso porque, quando um coágulo é formado, ele “endurece” o sangue, impedindo o seu fluxo natural pelas vias arteriais.

Saiba mais >>   Queda de cabelo pode estar associada a Covid-19?

Vinho é bom para saúde porque previne inflamações no cérebro

Sobretudo, quando falamos de processos inflamatórios no cérebro estamos tratando de processos delicados como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e trombose.

O vinho atua como uma espécie de agente preventivo contra as causas de ambas as ocorrências citadas. Isso acontece em razão da sua ação antioxidante e anti-inflamatória.

A bebida auxilia no emagrecimento

As razões desta etapa também perpassam por viés biológico. Isso porque, ao tomar uma taça de vinho, o corpo produz enzimas para digeri-lo, como acontece com os alimentos.

Esse “esforço” que ocorre dentro do corpo ajuda a emagrecer. 

No entanto, não se iluda e não faça uma dieta à base de vinho. A bebida pode sim auxiliar a ter um corpo mais esculpido, mas a quantidade de calorias gastas não são suficientes para uma efetiva perda de peso.

Aumenta o desejo e o apetite sexual

A regra, neste caso, é: quanto mais hormônios, mais desejos no âmbito sexual você terá. De acordo com estudos recentes, foi constatado que a bebida aumenta a concentração destes hormônios na corrente sanguínea.

No entanto, é através do aumento da testosterona, no caso dos homens e também mulheres, que o apetite sexual é aumentado através da sua ingestão.

Então quer dizer que qualquer vinho faz bem à saúde?

De antemão, a resposta logo de cara é: não.

Por isso, entender que tipo de uva é utilizada no processo de feitura de um vinho é importante. Isso porque uvas como Cabernet Sauvignon, Malbec e Merlot são tintas e contemplam os benefícios que trouxemos no artigo.

No entanto, uvas tintas que tem casca mais clara não tem a qualidade dos supracitados. Por isso, se você quer tomar uma taça de vinho com o objetivo de melhorar a saúde, corra de modelos como o Pinot Noir e o Grenache.

Conclusão.

Por fim, o importante é sempre lembrar que tudo em excesso pode ser nocivo à saúde. Por isso,  quando você se perguntar se vinho é bom para a saúde, lembre-se de apreciá-lo com moderação.

No mais, degustar de uma boa taça de vinho traz uma benesse que também perpassa pela saúde, mas não abordamos: ele ajuda a relaxar, a aquecer a alma e trazer associações positivas. Tim-Tim!

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]