Frequência e alcance: saiba a diferença dentro do marketing
Neste conteúdo você vai saber sobre
Como sabemos, o marketing é uma área ampla. Além do que conhecemos, aquele da televisão, do rádio e dos outdoors, nos últimos anos, o marketing digital tem crescido. Ainda dentro do marketing digital, existem outros pontos relevantes para o sucesso, por exemplo, frequência e alcance.
Estes dois itens servem como um tipo de orientador para os resultados das campanhas e dos anúncios de qualquer tipo de empresa.
A frequência e o alcance estão diretamente ligados aos anúncios patrocinados. Então, para que suas propagandas pagas alcancem as pessoas certas e com a frequência adequada, é ideal que você entenda o funcionamento destes dois quesitos.
Isso porque dentro do marketing digital existem diversos indicadores de sucesso ou falha de uma campanha ou de um anúncio. Estes indicadores também são conhecidos como métricas.
Pois bem, hoje, falaremos um pouco mais sobre como estes pontos podem te ajudar a obter êxito em seus anúncios.
Entenda o que são os termos
Como dito anteriormente, dentro do marketing digital existem métricas para dimensionar o desempenho dos anúncios feitos por uma empresa em uma mídia paga. Para facilitar o entendimento, um bom exemplo de mídia paga são as redes sociais.
Certamente, você já viu estes anúncios ao rolar o feed. Algumas vezes, você ficou interessado pelo anúncio porque o produto ou serviço ofertado tinha a ver com sua rotina ou te despertou interesse.
Outras vezes, pode ter se irritado com a frequência com que estas propagandas apareceram para você. Seja porque não tem ligação alguma com seu perfil de consumidor ou porque ela já apareceu muitas vezes e acabou te chateando.
Então, com certeza, você não quer que seu anúncio sobre empresa de sistema de emissão de nota fiscal, por exemplo, apareça para pessoas que desejam comprar flores ou outros itens que não tenham relação com o seu.
É exatamente disso que se trata a frequência e o alcance. São pontos-chave para não permitir que os anúncios nas mídias pagas apareçam demais ou de menos. Estas duas medidas visam saber o desempenho dos anúncios e a quantidade de pessoas que foram impactadas.
O que é alcance?
Agora que você já está mais familiarizado com o tema, não é difícil entender o que é alcance, na verdade é até simples, a palavra mesmo se explica. Alcance se trata da quantidade de pessoas que aquela determinada propaganda atingiu.
Suponhamos que seu anúncio aparece 6 vezes para um consumidor e 2 vezes para outro, basta somar o número de vezes que a propaganda foi exibida e dividir pela quantidade de pessoas que a viu. Ou seja, 8 impressões e 2 pessoas alcançadas.
No entanto, quem procura uma empresa terceirizada recepcionista não vai querer receber 6 vezes um anúncio sobre serviços de eletricista. Por isso, mesmo que seu alcance seja bom, atingir as pessoas certas é essencial.
O que é frequência?
A frequência também é simples de se compreender. Trata-se do número médio de vezes em que seu anúncio foi mostrado para as pessoas.
Ainda seguindo a linha de raciocínio anterior, o resultado da frequência também seria 8 (impressões), dividido por 2 pessoas que viram a propaganda, resultando em 4. Deste modo, o número médio de exibições de seu anúncio em mídia paga, foi de 4 vezes para cada pessoa.
Vale lembrar que é importante se atentar a estes números e a estas medidas, pois, no marketing digital a máxima do “quanto mais, melhor” não se aplica.
Se o seu anúncio aparecer a cada 5 minutos para a mesma pessoa, pode ter certeza que isso não trará bons resultados ou conversão.
Pelo contrário, deixará o consumidor chateado com tanta propaganda, ainda se estiver procurando por empresas de consultoria ambiental e receber anúncios sobre bicicletas ergométricas.
Se você não quer saturar seu futuro consumidor ou seu atual cliente, pesquisas indicam que, o número ideal de exibições figura entre 3 e 6 vezes.
Ao exibir um anúncio por menos do que 3 vezes, pode ser que seu engajamento seja irrelevante, mas ao exibi-lo por mais de 6 vezes, pode acabar por prejudicar a sua empresa.
Além disso, o maior número de repetições do anúncio não garante que ele estará aparecendo para as pessoas do seu público-alvo, e exibir anúncios para quem não se interessa pelo seu produto ou serviço, é:
- Perda de tempo;
- Perda de trabalho;
- Perda de dinheiro;
- Perda de mão de obra.
No entanto, se sua frequência estiver muito acima da média indicada, uma boa estratégia é tentar expandir seu público-alvo e criar um novo. Caso não seja possível, corte o orçamento, diminua a frequência e controle os gastos.
O que são impressões?
A impressão de anúncio também é utilizada como uma medida dentro do marketing digital. Trata-se da quantidade de vezes em que seu anúncio foi entregue às pessoas.
Todas as vezes que sua propaganda é exibida em uma mídia paga, uma impressão é contabilizada. Mas é importante lembrar que, o número de impressões não diz respeito ao número de pessoas atingidas pela propaganda.
Isso porque o mesmo anúncio pode ser exibido várias vezes para a mesma pessoa, como vimos anteriormente.
Um exemplo disso, é que se um usuário digitar alguma pesquisa no Google sobre terceirização gestão financeira, diversos resultados aparecerão em apenas alguns segundos. Todos eles contam com as impressões, mesmo que o usuário não clique em todas as sugestões.
Desta forma, é correto afirmar que o número de impressões não diz respeito exatamente ao número de clientes atingidos. Também não significa que seus ganhos aumentarão nas mesmas proporções que as impressões ou que seus clientes aumentarão.
Por exemplo, muitas pessoas e até profissionais de marketing costumam acreditar que o número de seguidores de uma marca ou pessoa nas redes sociais é sinônimo de sucesso. No entanto, se não houver engajamento e conversão, o número de seguidores não significa muito.
Como criar os melhores anúncios?
Para que um anúncio obtenha sucesso, ele precisa ser muito bem pensado e ter o foco e o público-alvo definidos. Por exemplo: se sua companhia trabalha com abertura de empresa SP, deve saber o máximo de informações possíveis sobre seus clientes para criar um anúncio certeiro.
Propagandas pagas bem desenvolvidas também precisam de KPI’s (Key Performance Indicator), as chaves indicadoras de performance, que ajudam a definir as metas.
Após definir os itens citados acima, é preciso pensar qual o objetivo com tal anúncio? Lançar um produto, anunciar a mudança de rumos da marca ou se tornar mais popular. A partir destas respostas, o anúncio deve ser elaborado.
Buscar maneiras de se destacar ou de criar um anúncio original é extremamente importante, ainda mais diante da quantidade de anúncios criados diariamente. O seu não deve ser só mais um na multidão, e conhecer bem seus objetivos, bem como seu público pode ajudar com isso.
Outra questão é: onde seu público-alvo está? Se você tem um público que busca informações sobre legalização societária, não adianta criar um anúncio excepcional para o Instagram se o seu cliente está no Facebook.
Se preciso, faça uma pesquisa para saber quais as redes sociais mais utilizadas por seus clientes, principal faixa-etária, hábitos, estado civil, gênero, etc. Assim, as chances de ter um anúncio fracassado serão bem menores.
O que um bom anúncio precisa ter?
Todos os profissionais de marketing digital estão sempre em busca do anúncio perfeito. A criatividade é essencial, mas saber o básico é fundamental. Veja os pontos principais para criar um bom anúncio:
Texto e palavras-chave
Dependendo do local onde seu anúncio vai ser exibido, o texto é essencial e mais ainda, as palavras-chave. A partir delas, é possível criar um texto mais direcionado, pensando no melhor título.
Busque saber quais são as palavras-chave mais buscadas quando se trata do tema que você deseja desenvolver o anúncio. O título deve ser direto, objetivo e claro, ele será responsável por fazer com que o leitor se mantenha interessado no restante.
Ao falar sobre distribuidora de areia, busque saber o que as pessoas usam como palavras-chave nos mecanismos de busca e escreva em cima destas informações.
Imagem
As pessoas são muito visuais, por isso, imagens originais são excelentes para chamar a atenção dos consumidores.
Não se esqueça de pensar na qualidade delas, bem como no fato de que elas devem conversar com o produto ou serviço ofertado, do contrário, podem levar o cliente ao erro.
Invista na originalidade, nas cores e o que cada uma delas transmite, escolha as certas para seu produto. Por exemplo: um anúncio sobre distribuidor adubo pode usar imagens com cores verdes, marrons e amarelos. Tons de vermelho e cinza, podem não passar o que se deseja.
CTA
Este é o famoso Call to Action, uma chamada para a ação. Após transmitir tudo o que seu produto ou serviço oferece, é preciso levar o cliente ao fim desta jornada, a conversão.
Assim como o título, o CTA deve ser objetivo e claro, para levar o cliente a compra ou ao objetivo final do seu anúncio.
Considerações finais
Após observar todos estes pontos, podemos entender que as métricas são extremamente importantes para demonstrar se um anúncio cumpriu ou não seu objetivo.
Mas não podemos nos esquecer que nada é 100% quando se trata de impressões e métricas, por isso, também é preciso se atentar à conversão e ao engajamento. Por fim, conhecer seu público e saber onde ele está, é um facilitador na hora de criar anúncios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.