Lipoaspiração: tipos e procedimentos
Neste conteúdo você vai saber sobre
A busca pela lipoaspiração está cada dia maior, independente do gênero da pessoa. Muitas vezes, a prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada não é suficiente para chegar ao corpo desejado.
Por mais que tudo seja feito da maneira correta, algumas gorduras tendem a persistir no nosso corpo. Quando a alimentação e as atividades físicas estão em dia e as gordurinhas localizadas não dizem adeus, talvez seja a hora de buscar novas alternativas.
Desta forma, esse procedimento estético pode ser a solução mais viável para as pessoas que não conseguem “destruir” aquelas gorduras de locais específicos.
Neste texto será explanado sobre o que é, os tipos, procedimentos, cuidados pós operatório e as contraindicações da realização da lipoaspiração.
O que é lipoaspiração
A lipoaspiração é um procedimento estético que apresenta a função de retirar gorduras de locais específicos do corpo. A técnica retira no máximo 5% do peso do paciente. A extensão da cirurgia varia de acordo com a área que será afetada e com o contexto de cada paciente.
A cirurgia é indicada para aquelas pessoas que tentam através de exercício físico retirar a gordura, porém sem sucesso. Não é uma técnica empregada para o emagrecimento nem para tratar a obesidade.
Além disso, é importante lembrar que após a cirurgia a prática de exercícios físicos e de dieta são essenciais para manter o corpo desejado. A cirurgia plástica não substitui tais hábitos.
Tipos de lipoaspiração
Existem vários tipos de lipoaspiração e para que você decida a melhor forma e o melhor procedimento para você é importante consultar o médico.
Tipos de lipoaspiração. Fonte: Freepik.
Cada um desses tipos de procedimento tem uma finalidade, por isso o acompanhamento de profissional habilitado e a realização em um local seguro é indispensável. Veja a seguir alguns tipos de lipoaspiração.
Lipoescultura
Além da retirada de gordura dos locais indesejados, a pessoa pode ainda realizar a lipoescultura. Esse tipo de lipoaspiração consiste em realocar a gordura de um local indesejado para outros que se quer definir e/ou aumentar o volume, como as nádegas. Isso promove um contorno do corpo.
Vibrolipo
Nesse caso do procedimento da Vibrolipo, uma cânula é introduzida no local que se quer retirar a gordura localizada e produz uma vibração que auxilia na retirada da gordura. Trata-se do mesmo procedimento só que com a ajuda de vibrações na área alvo.
Hidrolipo
Nesse procedimento, é utilizado uma solução que reduz a dor no local e auxilia na retirada da gordura. Outra diferença é que no procedimento da hidrolipo é retirada uma pequena quantidade de gordura e é feita em apenas um local do corpo.
Minilipo
Como o nome já diz, o procedimento da minilipo é mais simples, pois acontece em regiões que apresentam baixa quantidade de gordura. A retirada da gordura do local é simples e muitas vezes não precisa que o paciente fique internado.
Lipoaspiração a laser
Neste tipo de cirurgia é acrescentada uma fibra ótica que ajuda na quebra da célula adiposa. Isso facilita a retirada da gordura e por isso torna-se um processo mais rápido.
Cirurgia de lipoaspiração
A cirurgia de lipoaspiração consiste na retirada da gordura de locais, como barriga, cintura braço e coxa. Antes que se inicie o seu processo, é importante que seja feito exames para a verificação da saúde do paciente.
Alguns exames cardíacos, de imagem e sangue são essenciais para que o risco seja menor e para garantir a viabilidade de se fazer a técnica cirúrgica com segurança.
Além dos cuidados já citados, o profissional irá orientar para que o paciente inicie uma dieta líquida dois dias antes o procedimento. É recomendado um jejum de 8 horas antes da realização da cirurgia.
Caso você vá realizar esse procedimento, deve dizer ao médico qualquer problema que ocorrer ou doenças que surgirem antes do procedimento.
Como é realizada a cirurgia de lipoaspiração
Após todos os exames darem um bom resultado, a pessoa está pronta para a cirurgia. No dia marcado quando o paciente já estiver preparado na sala de cirurgia, o médico irá aplicar uma anestesia. Na maioria das vezes é aplicada uma anestesia geral ou uma sedação intravenosa (regional ou local).
Enquanto a anestesia faz efeito, o cirurgião irá marcar as regiões onde ocorrerá a retirada da gordura e preparar os instrumentos necessários para iniciar o procedimento.
Procedimento da lipoaspiração
Depois da anestesia começar a fazer efeito, são feitas pequenas aberturas nas regiões delimitadas para que seja colocado um líquido que ajuda a diminuir o sangramento durante a cirurgia.
Por esse espaço também entrará um tubo conhecido como cânula, que irá sugar a gordura em excesso do local, o objetivo da lipoaspiração.
O tempo de cirurgia pode variar de minutos para 3 ou 4 horas, a depender da área do corpo em questão. Durante o procedimento, o médico pode ainda fazer a lipoescultura.
Essa outra técnica consiste em acrescentar a gordura, que foi tirada, em locais desejados para promover um contorno. Um exemplo é retirar a gordura da barriga e acrescentá-la da nádega, sem precisar de uso de silicone.
Valor de uma lipoaspiração
Os preços dessa cirurgia plásticas variam muito, depende da região do país, do tipo de procedimento e da clínica. Também irá depender das áreas que serão trabalhadas e da atualização dos valores.
O valor de uma lipoaspiração deverá ser tratado com o cirurgião plástico e a clínica. A cirurgia pode variar de R$ 2 mil até R$ 10 mil reais. Esses valores correspondem ao ano de 2017. Procure uma clínica especializada e faça o seu orçamento.
Quando fazer uma lipoaspiração?
A lipoaspiração poderá ser feita tanto em homens como mulheres que querem alcançar o corpo desejado. É importante lembrar que deve ser realizada após a tentativa da reeducação alimentar, dietas e exercícios.
Depois de ter uma rotina alimentar e de exercícios saudáveis e a pessoa ainda não consiga eliminar as gorduras localizadas, poderá consultar uma clínica e buscar novas opções.
Lipoaspiração masculina
Assim como no corpo das mulheres, para o homem a lipoaspiração servirá da mesma forma: modelar o corpo e deixar em evidência os músculos das regiões desejadas.
Esse tipo de técnica tem aumentado entre os homens, principalmente para a retirada da gordura no abdômen, peitoral, cintura e braço.
Na busca do corpo ideal, muitos homens têm optado por esse tipo de procedimento estético. Como já foi dito, deverá ser feito exames para verificar se o paciente está apto ao processo.
Lipoaspiração feminina
A lipoaspiração em mulheres é comum para a retirada de gorduras no braço, barriga e cintura, principalmente. A gordura pode ser retirada de outros locais indesejáveis, como o interior da coxa e costas, por exemplo.
Lipoaspiração feminina Fonte: Freepik.
O processo é o mesmo, exames deverão ser feitos. Lembre-se que a cirurgia plástica não é uma alternativa de emagrecimento e de vida saudável.
Mesmo após a cirurgia, cuidados com a saúde deverão ser mantidos caso não se queira as gorduras apareçam novamente.
Cuidado pós operação na lipoaspiração
Após a cirurgia é natural o local ficar dolorido e inchado. Muitas vezes hematomas podem aparecer também. Para melhorar é importante tomar os cuidados e medicamentos adequados.
O resultado aparecerá após 5 ou 6 meses. Antes disso, é normal o inchaço. Após a cirurgia, é necessário manter uma rotina saudável.
Confira algumas dicas importantes:
- É recomendado que utilize uma cinta ou meias durante o dia e a noite por aproximadamente 3 dias. Após isso, a cinta poderá ser retirada apenas quando for dormir.
- Como a cinta deverá ficar no local por três dias, o banho só pode acontecer após esse período.
- Os curativos devem ser sempre limpos e deve-se tomar todos os cuidados de acordo com a orientação médica. Os pontos geralmente são retirados após uma semana.
- O repouso deve ser garantido. Caminhar apenas se o médico recomendar. Geralmente, a caminhada é recomendada 2 vezes ao dia, com poucos minutos.
- Geralmente, uma semana depois o paciente poderá voltar a rotina do trabalho. No entanto, apenas se o trabalho não exigir muito esforço.
- A atividade física será permitida após 30 dias da cirurgia. E mesmo assim, deve-se manter atento na intensidade.
- A rotina retornará ao normal em aproximadamente 30 dias após a cirurgia. Verifique com seu médico.
Contraindicação e risco da lipoaspiração
Como é uma cirurgia, a complicação pode acontecer como qualquer outro procedimento do tipo. Os problemas mais comuns são sangramentos e infecções.
Também é possível que se tenha trombose venosa, alteração da pele e depressão da região. Por isso, é importante buscar um bom profissional.
A lipoaspiração não é indicada para pessoas com vários problemas de saúde crônicos, como hipertensão, diabetes e obesidade. Não é uma cirurgia indicada para o emagrecimento.
Acompanhe outros conteúdos sobre beleza e estética e saiba mais sobre Vitamina C para o rosto, quais o benefícios