Empreendedorismo, Negócios e Economia

Transformação Digital: O futuro já chegou na sua empresa?

Ads 02

Com o avanço da tecnologia e o mundo digital se tornando cada vez mais presente dentro do nosso cotidiano, é comum que os nossos hábitos comecem a mudar, tanto como consumidores na hora de escolher e comprar um produto quanto dentro de uma empresa, no momento de realizar o marketing para indústria, por exemplo. 

Essas mudanças ocorrem de forma natural, mas é claro que chegam rodeados de dúvida, como é uma transformação digital? Como ela pode impactar seu negócio? Parece um grande filme de ficção onde tudo ao nosso redor é controlado por máquinas e robôs, e realmente,a realidade tende a assustar. 

Afinal, a transformação digital não é algo que vai acontecer daqui a alguns anos, ela está acontecendo neste exato momento! Sua empresa já se adaptou a esse futuro? Se você ainda não sabe, continue lendo o texto que você com certeza irá descobrir, boa leitura!

O que significa transformação digital?

Ads 03

A transformação digital vai muito além de colocar a sua empresa dentro do mundo digital, criar um site ou uma página no facebook não é uma transformação digital, esse termo se refere a um aspecto muito mais cultural e estrutural da sua empresa. 

Saiba mais >>   Por que aderir a um sistema de gestão empresarial

Transformação digital nada mais é do que colocar a tecnologia como o centro de tudo, ou seja, todas as suas ações, estratégias e forma como você conduz o seu negócio, devem passar pela tecnologia, que acaba sendo o ponto central de sua empresa. 

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Claro que, ter um site por exemplo, pode ser algo considerado entrar na tecnologia e uma ótima estratégia de prospecção industrial de clientes, porém, é só a partir da mudança de comportamento com a utilização de aparelhos tecnológicos que sua empresa pode ser considerada passando por uma grande transformação digital.

Como surgiu a transformação digital?

Ads 04

A tecnologia vem evoluindo conforme os anos se passam, e a transformação digital se tornou algo quase que inevitável, desde o começo dos anos 2000, ficou inegável o quanto o mundo online evoluiu e se tornou algo comum dentro do nosso cotidiano. 

Mas, o considerado início dessa trajetória foi bem antes disso, por volta de 1948 um artigo chamado “A mathematical theory of communication”, escrito por Claude Shannon, matemático e engenheiro norte-americano, que começou a impactar o mundo digital, tanto que foi conhecido como “o Pai das comunicações modernas e da teoria da informação”, foi a partir daí que já começou a se desenvolver a transformação digital.  

Saiba mais >>   Como fazer a gestão financeira adequada para seu negócio?

Qual é o objetivo da transformação digital?

Assim como toda a tecnologia presente em nosso cotidiano, o objetivo principal da transformação digital é extremamente simples: gerar facilidade, praticidade e soluções para as empresas. 

Ads 05

Através de aparelhos, softwares, máquinas e da tecnologia de forma geral, a transformação tem como base trazer um cotidiano muito mais leve e prático para qualquer negócio, fazendo com que trabalhos manuais sejam reduzidos e todas as tarefas de uma empresa possam ser feitas de maneira muito mais otimizada. 

Como ela funciona?

A partir do momento em que você está aplicando qualquer meio eletrônico para solucionar um problema, já é considerado que você está utilizando a TD, como por exemplo quando você usa um aplicativo para pedir comida ou para te guiar até o seu destino, por mais que pareçam exemplos pequenos, você está encontrando uma solução para o seu problema através da tecnologia. 

Uma empresa de marketing de relacionamento, por exemplo, pode utilizar a tecnologia para ter uma comunicação mais assertiva com seu público, usando softwares de coletas de dados e que segmentam melhor as pessoas certas para o seu negócio, a utilização dessa tecnologia é a transformação digital, ou seja, tudo vinculado ao mundo online utilizado para resolver um problema pode ser considerado uma transformação. 

Saiba mais >>   Tata Estaniecki dá dicas para quem deseja se tornar influencer digital

Qual a sua importância e os objetivos da transformação digital em uma empresa?

Nem precisamos citar o quanto ela é importante e causa impactos dentro de uma empresa, certo? É só parar para analisar os números, a economia digital representou 25% do PIB do Brasil em 2021, 67% da jornada de compras ocorre de forma online, enquanto 70% das empresas que aparecem no ranking Fortune 500 realizado em 2017 são focadas em transformação digital. 

Além disso, ela traz muito mais produtividade, aumento da satisfação dos clientes e do fluxo de trabalhos, redução de custos, aumento de visibilidade, simplifica os processos, facilidade na criação de novos produtos e centenas de outros benefícios. 

A transformação digital é praticamente obrigatória dentro de qualquer empresa na atualidade, se você ainda não adotou essa prática, recomendamos que comece a aplicá-la urgente em seu negócio, quanto mais presente ela se tornar no seu dia a dia, melhor serão seus resultados. 

Não esqueça de comentar e compartilhar esse texto caso tenha gostado, até a próxima!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]