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Você sabe o que é Employee Value Proposition?

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O Employer Brading é um conceito cada vez mais difundido nas empresas brasileiras. Se tornar uma boa marca empregadora é essencial para atrair e reter talentos, qualificando o corpo de profissionais da empresa. E para fazer isso é preciso criar um EVP (employee value proposition), se você não sabe do que estamos falando, nesse texto vamos explicar tudo sobre esse assunto.

As empresas têm dificuldade em montar uma estratégia de atração e retenção de talentos eficiente. E por isso sofrem com a alta rotatividade de funcionários, com o absenteísmo e o presenteísmo habitual de profissionais pouco engajados com o negócio.

O que é Employee Value Proposition?

Na tradução literal para o português, Employee Value Proposition significa “Proposta de Valor para o colaborador”. Então, podemos definir o EVP como a oferta da empresa aos seus colaboradores. Já parou para pensar no que o seu negócio proporciona para os funcionários? Isso pode fazer toda a diferença para a sua marca.

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Ao contrário do que você pode estar pensando, o Employee Value Proposition não é apenas uma combinação de remuneração e benefícios, ele é uma proposta de valor, envolvendo também cultura organizacional, missão e valores da empresa, plano de carreira e outros fatores importantes para o trabalho dos colaboradores.

O intuito do EVP é mostrar aos colaboradores e candidatos quais são as vantagens e os diferenciais de trabalhar na sua empresa.

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Por que ter um Employee Value Proposition é tão importante para qualquer empresa?

No mercado de hoje, as empresas precisam aprender a considerar os colaboradores como “parceiros de negócios” e não como simples funcionários. É importante que um profissional que se dedica a uma empresa está investindo na campanha e espera ter retorno por isso e ele vai muito além de salário e benefícios.

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Por isso, o EVP é tão importante nos dias de hoje. O colaborador precisa se sentir reconhecido, motivado, saber que há oportunidades de crescer no negócio, que a empresa está comprometida com o seu bem-estar, entre outros fatores.

Dessa maneira, uma boa proposta de EVP pode convencer o profissional a se candidatar a uma vaga na sua empresa, e claro, pode fazer com que ele tenha vontade de participar e investir cada vez mais no negócio.

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De acordo com o Relatório Global de Recrutamento 2017, realizado pelo LinkedIN, dois fatores são decisivos para profissionais considerarem uma oferta de emprego: o impacto positivo que a empresa pode ter em sua carreira e de quais formas o trabalho será estimulante, tanto financeiramente quanto intelectualmente.

Quais são os principais fatores de permanência de profissionais nas empresas?

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Por que será que um candidato se candidata a vaga de uma empresa e não de outra? O que faz o colaborador ficar em uma empresa, mesmo após receber uma proposta tentadora de outra marca? Para montar o seu EVP, é importante entender quais são os principais fatores que levam a retenção de profissionais em um negócio.

Na edição de 2019 do ranking “As 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil”, relatório produzido pela Great Place to Work, há uma pesquisa que aponta os cinco principais fatores de permanência de profissionais em suas empresas. Confira quais são estes fatores, de acordo com a opinião dos profissionais entrevistados:

  • 46% colocaram a oportunidade de crescimento como principal fator de permanência
  • 22% disseram que a qualidade de vida é um fator de permanência
  • 14% citaram o alinhamento dos valores entre profissional e empresa
  • 14% citaram a remuneração e os benefícios
  • 2% citaram a estabilidade no cargo
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Quais são os principais benefícios do Employee Value Proposition na atração e retenção de talentos?

  • Atração de profissionais qualificados: o EVP ajuda a atrair o interesse dos melhores profissionais do mercado para as vagas de sua empresa. Assim, é muito mais fácil adquirir excelentes talentos no mercado e elevar a capacidade produtiva da empresa.
  • Gera identificação com os profissionais: Uma empresa com EVP bem definido consegue atrair profissionais que se identifiquem com a missão e os valores do negócio. Dessa forma, torna- se muito mais fácil atrair os profissionais mais indicados para cada vaga, o que contribui futuramente para diminuir a rotatividade de funcionários na empresa.
  • Facilita a contratação de profissionais empregados: o EVP também pode ajudar a conquistar talentos de mercado que já estejam empregados, principalmente em cargos de liderança. A proposta de valor pode fazer profissionais consolidados no mercado balançarem com a oferta de trabalho.
  • Fortalecimento da empresa como marca empregadora: o EVP é uma peça fundamental em uma estratégia de Employer Branding. Esse conceito deve fortalecer a reputação da sua empresa como marca empregadora, o que ajuda a atrair e a reter mais profissionais de ponta para o negócio.

Agora, acredito que você já tenha entendido o que é e qual é a importância do Employee Value Proposition, não é? Se você tem uma empresa e precisa de novos profissionais ou pensa em começar a contratar no futuro, monte seu EVP desde agora para iniciar uma estratégia de atração e retenção de talentos mais eficiente.

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