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Feedback: saiba quando as atitudes de um gestor passam do limite

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O mundo precisa de líderes e não de chefes. Os modelos antigos de trabalho estão ficando ultrapassados, o RH 4.0 é um conceito que está remontando ideias de hierarquia, comunicação, parceria, feedback e outros fatores importantes para transformar gestores em grandes líderes.

O problema é que muitos gestores acabam tomando atitudes de chefes, centralizando demais o poder e deixando de escutar os colaboradores que participam dos projetos da empresa. Aqui, vamos falar sobre a importância do feedback e apontar as principais atitudes que demonstram que um gestor está passando do limite.

O que é e qual é a importância do feedback?

O feedback é um processo de troca de informações sobre alguma tarefa realizada. Sabe quando o gestor comunica a equipe o resultado de um trabalho, ele está prestando um feedback, ou seja, dando um retorno para os colaboradores.

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Se feito corretamente, o feedback é uma ferramenta crucial para desenvolver profissionais e criar uma equipe mais unida e engajada. E isso potencializa as chances de ver a produtividade crescer, setores se integrarem e fortalece a atração e retenção de profissionais.

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Assim, o feedback pode ser coletivo ou individual. É importante que o gestor saiba comunicar as pautas de grupo e as pautas de cada colaborador. Afinal, existem as necessidades da equipe e a de cada profissional da empresa. Implementar a cultura do feedback na empresa é a melhor maneira de acompanhar de perto, o crescimento do negócio e dos funcionários.

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Quais atitudes de um gestor podem prejudicar os seus resultados?

No título do texto, usamos a expressão “passar do limite”, então todos os tópicos abaixam abordam situações em que o gestor se coloca como “chefe” e não como líder, e como isso acaba sendo prejudicial para a sua liderança.

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Confira quais são as principais atitudes que o gestor realiza que prejudicam os profissionais:

Exercer sua autoridade pelo medo

Ainda existem profissionais que exercem o seu poder pelo medo. A autoridade deles está nos gritos, nas agressões verbais, nos deboches, eles tomam esse tipo de atitude com frequência e isso destrói o relacionamento com qualquer profissional.

Geralmente, essas ações são tomadas por pessoas egocêntricas, profissionais que querem ser o principal destaque em qualquer situação e não reconhecem a ajuda e a importância dos demais. Por isso, em vez de exercer a autoridade pela influência, como deve fazer um verdadeiro líder, ele impõe o seu poder pelo medo, pela hierarquia.

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E com esse tipo de atitude, ele acaba se distanciando do seu próprio time.

Rechaça contestações

Outra atitude de um chefe que passa dos limites é o ato de rechaçar contestações. Isso acontece por conta do egocentrismo, logo sempre que alguém dá uma opinião contrária ou mesmo complementar, o gestor reage mal e acaba tratando o colaborador com desdém.

Esse tipo de gestor tem a “cabeça fechada”, ele não enxerga suas próprias limitações, e mais, ele não observa o potencial de seus colaboradores. Com isso, ele busca impor o seu poder pelo medo, como falamos no tópico acima.

Não honra com seus compromissos

Um gestor que não honra com seus compromissos passa dos limites quando não reconhece seus erros e sua incapacidade de cumprir com o prometido. Da mesma maneira que firmar e cumprir um compromisso pode ajudar na atração e retenção de profissionais na empresa, não o honrar pode fazer os funcionários se demitirem.

Gestores que agem dessa forma são vistos com indiferença, agem como chefes sempre buscando estar acima dos demais. E isso cria um ciclo vicioso que acaba fazendo com que nenhum dos membros de sua equipe se sinta na obrigação de honrar seus compromissos com a empresa.

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Age por vaidade e ignora a competição dentro da empresa

Gestores que possuem profissionais “preferidos” dentro da empresa são bastante vaidosos e não conseguem reconhecer que existem outros colaboradores que possam merecer atenção. Dessa forma, ele recompensa profissionais que nem sempre merecem ser reconhecidos. E isto acaba acirrando a competição entre os membros da equipe.

O que pode virar um grande problema, já que isso cria uma competição prejudicial para o relacionamento da equipe, gerando inimizade entre os seus membros. E a tendência com isso é a diminuição da produtividade e a geração de conflitos internos desnecessários, que não são desfeitos pela incapacidade de gerir pessoas por parte do gestor.

Como o gestor pode usar o feedback para liderar o seu time?

As atitudes que falamos nos últimos tópicos, apontam para gestores que agem como “chefes”, com estilos de liderança que já estão ultrapassados. Um líder de verdade utiliza o feedback para facilitar a sua comunicação com a equipe.

Com isso, ele cria um canal de comunicação aberto e direto com os integrantes do seu time. Dessa maneira, ele introduz esse recurso no dia a dia da empresa como uma ferramenta de promoção do crescimento e da aprendizagem para todos os profissionais. Afinal, a capacidade de gerir pessoas é uma das mais importantes para desempenhar um cargo de gestão.

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