Empreendedorismo, Negócios e Economia

Como funcionam os planos de carreira de grandes empresas?

Você certamente já deve ter ouvido alguém falar que trocou de emprego porque na nova empresa existe plano de carreira. Se você não sabe exatamente o que é isso, saiba logo de cara que essa é uma das coisas mais procuradas por todos que estão procurando um bom emprego no mercado de trabalho.

Ads 02

A ideia de trabalhar em uma empresa com plano de carreira é algo que todos estão atrás, e por um motivo bem simples: a chance de crescer ainda mais a onde já se estão.

São só pensar um pouco, se você tem um emprego onde não existem outros cargos superiores, você não tem mais para onde crescer ali, o que significa que você vai permanecer onde está e ganhando o mesmo tanto que ganha agora.

É isso que você quer para seu futuro? Se a resposta for não, você vai precisar procurar uma realocação de trabalho em algum tempo, isso porque esse emprego possui plano de carreira.

Ads 03

Agora vamos supor que você esteja em uma empresa com plano de carreira, mas seu cargo e o seu salário atual não sejam aquilo que você quer para si em um futuro. Ao invés de procurar uma recolocação, você pode olhar para o plano de carreira e entender que você pode subir de cago e ganhar mais se você conseguir chegar a determinado outro cargo.

Saiba mais >>   Marketing Multinível em 2024: estratégias e realidades atuais

Como a empresa coloca isso como possível, tudo o que você precisa fazer é correr atrás disso. Sendo que conseguisse é extremamente mais fácil do que correr atrás de outro emprego.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Mas é claro que um plano de carreira é bem mais do que a simples possibilidade de crescer dentro do seu trabalho, é parte bem complexa da educação executiva.

Ads 04

Existem planejamentos reais em cima disso tudo, e por cona disso é importante entender melhor sobre o assunto, e hoje vamos ajudar você com isso e explicar aquilo tudo sobre como funcionam os planos de carreira das grandes empresas.

Como funciona o plano de carreira?

Como cerca de 70% das empresas no Brasil não oferecem um plano de carreira, sempre que alguém contra um cargo que tenha isso, as pessoa sente que achou uma mina de ouro, e pode se focar no seu trabalho para poder começar a crescer ali dentro.

E esse crescimento pode existir de diversas maneiras, já que como dissemos, não é só subir na empresa, são as possibilidades de para onde subir e como isso vai se desenhar para você.

Saiba mais >>   Investimento em tecnologia industrial no Brasil: Vale a pena?
Ads 05

Um bom exemplo disso é o crescimento em Y. É chamado assim o plano que, quando você chega em um cargo específico, abre-se uma ramificação, onde é possível seguir por dois caminhos: gestor ou especialista.

Podemos usar como exemplo o setor de engenharia, que geralmente precisa de especialistas. já que você precisa ser formado e entender daquilo para poder trabalhar com aquilo.

Por outro lado, a empresa pode precisar de um gestor, alguém que comande tudo e tenha um cargo realmente de administrador de algum setor ali dentro. Então a pessoa deve decidir se ela vai se preparar para gerir algo, ou por ser a pessoa que tem o conhecimento técnico para fazer aquilo acontecer.

Essa decisão acaba sendo muito importante, já que existem pessoas que preferem com, andar, que tem um instinto de liderança natural e querem coordenar as coisas ao invés de fazer, mas existem aquelas que gostam de pôr a mão na massa, e são melhores em fazer com que tudo se resolva elas mesmos. Dois caminhos que você pode seguir a partir de um, assim como um Y.

Mas existe ainda o crescimento em W, que é quando mais um marinho nessa ramificação surge. Nele essa noivo caminho tem uma ligação direta com um cargo quase que híbrido entre os dois que já citamos: o gestor de projeto.

Saiba mais >>   Dicas de como fazer marketing pelo YouTube

O Gestor de projeto não é um líder da forma que já explicamos, ele ajuda sim, no comando do projeto, mas ele é uma pessoa que tem capacidade de colocar a mão na massa quando necessário.

Imagine essa pessoa como um mestre de obras, por exemplo, ele, assim como os outros trabalhadores têm o conhecimento técnico necessário para executar as tarefas, no entanto, ele também tem o conhecimento para liderar aquelas pessoas naquele trabalho.

Esse é um tipo de cargo que as empresas grandes sempre almejam, já que podem ter um profissional completo trabalhando em uma área, e é um caminho que você sempre vai encontrar nas maiores empresas.

Mas no fim, é um caminho tão justo quanto os outros dois, e tudo o que você precisa fazer é pensar como você imagina seu futuro, e qual vai ser o seu caminho na hora de fazer o seu trajeto enquanto sobe as escadas do mercado de trabalho dentro de uma empresa.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]