Empreendedorismo, Negócios e Economia

Saiba tudo sobre o curso de gestão financeira ead

Ads 02

Ter uma companhia e cuidar de suas finanças exige uma boa gestão financeira. Isso porque, qualquer companhia que deseja alcançar o sucesso e ter uma história longínqua dentro do mercado precisa aprender a administrar as finanças. 

Portanto, vale ressaltar que esse tipo de gestão implica em métodos e ações que permitem uma companhia controlar, analisar e planejar as atividades financeiras de uma empresa. 

Dessa forma, existe curso gestão de recursos humanos ead para aprender de forma profunda a desempenhar esses métodos. 

Ads 03

Além disso, esse tipo de  gestão fornece os recursos necessários para que profissionais especializados consigam traçar estratégias em momentos de crises, por exemplo, bem como em momentos de bonança.

De acordo com dados de uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de todas as companhias criadas no ano de 2012, aproximadamente, cerca de 

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

40% delas acabaram fechando em menos de 5 anos de existência. 

Ads 04

O que essas companhias têm em comum, além de terem sido criadas no mesmo ano, é o fato de que elas acabaram perecendo em uma gestão ruim de finanças e estratégias de crise insuficientes. 

Dessa forma, vale a pena observar a importância que tem uma boa gestão financeira e o que a falta desta pode determinar em um negócio em formação ou consolidado. 

Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de gestão, porque esta é crucial, quais os benefícios, boas práticas e erros que podem ser adotados, além de dicas sobre o curso de gestão financeira ead.  

Definição: o que é gestão financeira?

Ads 05

De forma mais aprofundada e detalhada, a gestão financeira nada mais é do que um conjunto de processos, métodos e ações que podem ser tomadas em uma companhia, a respeito da gestão de seu dinheiro/caixa. 

Além das estratégias que é necessário aprender para obter uma boa gestão financeira, é necessário também saber analisar e planejar as atividades financeiras de determinada companhia. 

Isso porque, a gestão financeira é o real caminho para companhias que tem como objetivo obter crescimento, de forma direta e conseguindo ganhar cada vez mais dinheiro.

Saiba mais >>   Instituições de ensino devem apostar em tecnologias para garantir segurança

Dessa forma, na prática, uma boa gestão de finanças é fator transformador na história de uma empresa, possibilitando práticas e recursos para que os profissionais formados no curso de gestão financeira empresarial possam analisar cenários e tracem metas.

Em suma, o que os responsáveis pela gestão financeira vão fazer é, por meio de técnicas e conhecimentos aprofundados, encontrar pontos de melhoria em toda empresa. Dessa forma os mesmos poderão administrar o dinheiro da empresa e também seus bens.

Além disso, metas financeiras sempre estarão ligadas a boas gestões, como:

  • Redução de custos;
  • Objetivos produtivos;
  • Aumento do número de vendas;
  • Aumento de investimentos. 

Portanto, é possível administrar uma companhia com caixa no azul, ou seja, obtendo maiores ganhos do que gastos, potencializando seu crescimento, seus investimentos e seus lucros.

No entanto, não se engane: a gestão financeira é uma prática para lá de complexa.

Isso porque, o controle do capital da empresa exige experiência, visão de negócio e uso inteligente de ferramentas tecnológicas, principalmente quando o assunto é gestão financeira startup.

O que se aprende no curso de gestão financeira

Para quem se interessa por essa profissão, existem algumas graduações que podem te ensinar sobre toda a questão teórica a respeito de uma boa gestão financeira, para que o profissional possa descobrir cada vez mais através da prática.

Portanto, para ser um bom gestor, o profissional deve ser responsável por tomar certas decisões a respeito do dinheiro da companhia.

Além disso, ele irá ajudar a administração da empresa e trabalhar em conjunto com outros setores para captar e planejar investimentos. 

Portanto, o gestor terá muito mais do que a função de administrar o fluxo de caixa, uma vez que este será responsável por atuar com estratégias sérias e bem calculadas, afinal, não se trata de qualquer assunto e sim do dinheiro de uma companhia. 

Entre as graduações possíveis na formação de um gestor financeiro, uma delas é a faculdade de gestão financeira a distância ou presencial. Além desta, é possível fazer uma graduação específica de gestão financeira. 

Através destes cursos será possível aprender os principais conceitos sobre o tema, bem como aprender a melhor forma de aplicá-los.

Principais matérias para a profissão de gestão financeira

Para se tornar um bom gestor financeiro é necessário ter determinados conhecimentos que são a base de uma boa graduação voltada para esta área administrativa. 

Saiba mais >>   Benefícios dos sistemas de gerenciamento para as empresas

Em suma, essas matérias centrais terão como foco o estudo do dinheiro, tentando envolver outros temas que também podem ser relevantes.

Dessa forma, ao optar por um curso é possível aproveitar alguns conceitos que podem te levar a uma bela carreira profissional.

Confira a seguir as principais disciplinas da formação acadêmica de um gestor financeiro: 

  • Direito Empresarial e Tributário;
  • Administração de Conflitos e Relacionamentos;
  • Comunicação Empresarial e Negociação;
  • Matemática Financeira;
  • Contabilidade Geral;
  • Controladoria;
  • Administração Financeira e Orçamentária;
  • Análise de Investimentos e Viabilidade;
  • Mercado Financeiro e de Capitais;
  • Gestão de Riscos;
  • Gestão de Projetos;
  • Análise das Demonstrações Financeiras.

Portanto, para cursar essas e outras matérias basta buscar o melhor curso, seja em universidades pagas ou públicas, buscando a que melhor cabe no seu bolso, através de uma breve pesquisa como “curso de gestão financeira valor”, e começar a estudar agora mesmo. 

Além disso, um curso de graduação em Gestão Financeira é um estudo rápido onde o estudante pode estar formado e atuando na área em menos de quatro anos. 

Ademais, as matérias e disciplinas estudadas nesse tipo de graduação permitem a migração de área, fazendo com que o gestor possa atuar em outras frentes de administração, caso queira. 

Em suma, esse tipo de graduação também pode ser feito em formato de ensino à distância, famoso EAD, uma ótima forma para profissionais se capacitarem e conseguirem administrar os recursos empresariais em uma rotina de trabalho intenso.

Conheça 3 fatos sobre o profissional de Gestão Financeira

Adiante podem ser lidos alguns fatos sobre o profissional e a área de gestão financeira, tal como a importância de estratégias e conhecimentos acerca deste tema.

  1. O gestor financeiro não é um profissional “quadrado”

Essa profissão não se propõe a ficar limitada a atividades pré determinadas como analisar estrategicamente toda a empresa e se limitar às atividades manuais. Isso porque, esse tipo de papel, considerado “quadrado” já deixou de ser uma realidade há algum tempo.

Hoje em dia, os profissionais estão buscando cada vez mais se complementarem e exercerem atividades adjacentes, como, por exemplo, um gestor financeiro que também faz a gestão de pessoas a distância, em conjunto com o time de recursos humanos. 

Dessa forma, o que a maioria das companhias fazem é realizar investimentos em profissionais arrojados e atualizados, uma vez que esses locais conseguem enxergar a importância de uma nova estratégia para o setor.

  1. Sem estratégia não existe boa gestão financeira
Saiba mais >>   Educação financeira contribui para melhor estilo de vida

Ter uma boa estratégia é algo extremamente importante, se não central, para ser um bom gestor financeiro. Para isso, é necessário ter uma visão efetiva do direcionamento estratégico da empresa.

Dessa forma, uma curiosidade da área é que se torna crucial ter uma boa definição de metas nessa área, tanto quanto um vendedor precisa fazer ou estudar em uma faculdade de vendas.

Além disso, junto com as boas metas é necessário pensar em questões como: definição bem clara de metas, formular um planejamento estratégico qualificado e ajustá-lo periodicamente. 

Vale lembrar que para conseguir definir tudo isso é necessário que o profissional sempre se mantenha atualizado, buscando cada vez mais conhecimento, que dessa forma serão combinados com suas boas experiências e práticas bem sucedidas.

Por último, mas não menos importante, é sempre importante ressaltar que todos esses aspectos precisam levar em consideração uma boa análise para refletir sobre a direção mais estratégica a ser seguida.

Isso oferece a garantia de que todos os prazos estipulados e responsabilidades estão encaixados no planejamento geral, sem abrir qualquer brecha para falhas.

Dessa forma, mais importante ainda é ter uma boa administração dos dados do plano, convertendo-os em números claros e fáceis de serem avaliados. 

  1. O gestor financeiro é um profissional multifuncional

É mais comum do que muitos acreditam, porém, o papel do gestor financeiro não se resume a lidar lidar com números e planilhas. Essa falácia acaba se espalhando pelo mundo afora, mas, todos precisam saber que isso na verdade é um grande mito. 

Isso porque, além de saber sobre gestão, números, finanças, gestão de pessoas, um bom gestor financeiro também precisa aprender como se comunicar com outras equipes e gerenciá-las, assim como promover sua capacidade de obter resultados e decisões, analisando a empresa como um organismo completo.

Fazendo assim, o gestor precisa compreender que é necessário investir em uma gestão mais humana de seus processos gerenciais. 

Em suma, o bom gestor financeiro também precisa se tornar capaz de perceber as mais específicas demandas urgentes e que colocam em risco o potencial do negócio, estimulando-o mais ou menos para manter a saúde de todas as áreas e assim fazê-lo crescer.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]